Pular navegação

Quais foram os setores econômicos mais afetados pela pandemia?

Atividades artísticas, transporte aéreo e outras atividades que dependem direta ou indiretamente da aglomeração de pessoas estão na lista das mais impactadas.

setores afetados pela pandemia: ilustração de fundo preto mostra uma mala de viagem roxa e sinais de X ao redor

A pandemia do novo coronavírus teve início no mês de março de 2020 e afetou a vida de milhões de pessoas ao redor do mundo. Até julho, cerca de 12,9 milhões de brasileiros perderam o emprego. Em março, 85% das viagens foram canceladas e 46% das empresas liberaram seus funcionários para trabalhar de casa. Estabelecimentos e atividades de lazer fecharam as portas, impossibilitados de funcionarem para evitar a propagação da doença.

Por conta disso, vários setores da economia foram afetados. A Secretaria Especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) divulgou a lista dos setores que mais sofreram impacto após ser decretado estado de calamidade pública no Brasil.

Vale dizer que essa lista foi elaborada com base na variação do faturamento do setor, sua relevância para economia, de acordo com informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 

Veja abaixo as 10 atividades mais impactadas pela pandemia:

1 – Atividades artísticas, criativas e de espetáculos;

2 -Transporte aéreo;

3 – Transporte ferroviário e metroferroviário de passageiros;

4 – Transporte interestadual e intermunicipal de passageiros;

5 – Transporte público urbano;

6 – Serviços de alojamento;

7 – Serviços de alimentação;

8 – Fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias;

9 – Fabricação de calçados e de artefatos de couro;

10 – Comércio de veículos, peças e motocicletas.

A lista completa pode ser encontrada no Diário Oficial da União.

Leia também:

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.