O quinto e último lote da restituição do Imposto de Renda 2021 será pago hoje, 30 de setembro, pela Receita Federal. Ao todo, serão R$ 562 milhões depositados nas contas indicadas pelos contribuintes no momento da declaração.
Os primeiros pagamentos da restituição foram feitos em 31 de maio para os grupos prioritários – pessoas com deficiência ou doenças graves –, e, a partir do segundo lote, pago em junho, os pagamentos seguem a ordem de entrega das declarações.
Ganhe controle sobre suas finanças: assine nossa newsletter para receber conteúdo exclusivo.Ou seja: se você deixou para entregar a sua declaração de última hora e ainda não recebeu a restituição, é provável que agora tenha chegado a sua vez.
Abaixo, veja como consultar a restituição e o que fazer caso seu nome não esteja na lista.
Como consultar a restituição pelo site da Receita Federal?
Para saber se você está entre as mais de 350 mil pessoas que recebem a restituição do IR no quinto lote, basta consultar pelo site da Receita Federal ou pelo app Pessoa Física:
Consulta da restituição pelo site
- Acesse o site da Receita Federal aqui;
- Informe os dados do seu CPF, data de nascimento e clique no botão “Consultar”;
- Pronto! Uma página será aberta com a situação da sua restituição.
Consulta da restituição pelo aplicativo
- Baixe o app Pessoa Física – disponível para Android e iOs;
- Faça login;
- Clique em “Consultar Restituição”;
- Pronto! Você terá acesso às informações.
Não estou em nenhum dos lotes. O que fazer?
Se você não recebeu a restituição do IR em nenhum dos 5 lotes, provavelmente caiu na malha fina.
Quando isso acontece, o contribuinte fica sem receber a restituição até enviar uma retificação para a Receita esclarecendo os erros da declaração, ou até apresentar os documentos que comprovem as informações declaradas.
Para saber se este é o seu caso, é só acessar o extrato da sua declaração e buscar a seção “Pendências de malha”. Ela aponta as razões pelas quais sua declaração foi retida e mostra os erros ou informações que precisam ser comprovadas.
Leia mais em: Caí na malha fina. E agora?
Como corrigir a declaração?
Se a sua declaração tiver algum erro, você pode corrigi-lo pelo mesmo programa por onde enviou a primeira versão.
Por outro lado, se estiver tudo certo e você precisar comprovar a veracidade das informações, é preciso aguardar o Termo de Intimação ou a Notificação de Lançamento da Secretaria Especial da Receita Federal do Brasil ou agendar um atendimento para a entrega da documentação. É possível agendar o atendimento na área Meu Imposto de Renda, no extrato da declaração.
Para saber mais sobre a restituição do IR 2021, leia também:
Por que não vou receber a restituição do Imposto de Renda 2021?
Não recebi a restituição do Imposto de Renda. E agora?
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.