Pular navegação

O rendimento da poupança é diário?

Embora dê para sacar os valores investidos na poupança a qualquer momento, ela não rende diariamente e quem saca antes do aniversário perde o lucro.

Relógio de ponteiros branco, com a borda roxa

A caderneta de poupança ficou no topo da lista dos investimentos realizados pelos brasileiros em 2023, segundo o estudo Raio X do Investidor Brasileiro, da Anbima (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais). Ela não é, entretanto, a melhor opção de investimento: apesar de ter liquidez diária, o rendimento da poupança não é diário e é inferior ao de outras modalidades também consideradas muito seguras.

A poupança funciona da seguinte forma: os bancos oferecem a chamada conta poupança aos correntistas, que permite que eles invistam na caderneta de poupança - um investimento de baixo risco controlada pelo governo federal.

https://www.youtube.com/watch?v=KcqwI_cwA_g&t=50s

A poupança tem liquidez diária – o que significa que o cliente fica livre para retirar os valores colocados nela a qualquer momento.

Um ponto que pode confundir os investidores é que, apesar da liquidez diária, o rendimento da poupança não é diário.

Você pode sacar os valores investidos a qualquer momento, mas só conseguirá sacar também os rendimentos no chamado aniversário da poupança, que acontece a cada 30 dias na data do depósito.

O rendimento da poupança hoje é de 0,50% ao mês + a Taxa Referencial.

Como funciona o rendimento da poupança?

É simples: se você depositar determinado valor na poupança e desejar sacar uma semana depois, você não terá os rendimentos do período. Em outras palavras, só poderá resgatar os rendimentos se retirar da poupança passados 30 dias do depósito.

Por exemplo: se a data de depósito for no dia 5, o aniversário da poupança é no dia 5 do mês seguinte, e por aí vai. Fique atento somente aos depósitos feitos nos dias 29, 30 e 31 – eles terão como data de aniversário oficial o dia 01 do mês seguinte.

Qual é o rendimento da poupança?

Hoje, o rendimento da poupança está ligado a duas taxas no mercado brasileiro – a Selic e a Taxa Referencial (TR):

  • Se a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, ele será de 0,5% sobre o valor depositado + TR;
  • Se a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, será 70% da Selic + TR.

Como a Selic está em 10,75%, conforme definição do Copom (Comitê de Política Monetária do Banco Central) em março de 2024, a poupança está rendendo 0,5% + TR ao mês.

https://www.youtube.com/watch?v=dpGzZ8Uz3BM&t=1s

Vale a pena investir na poupança?

A resposta curta é: não. Mas vale entender o porquê.

A poupança é um investimento seguro, com risco quase zero e que permite que os saques sejam realizados a qualquer momento – características indispensáveis, por exemplo, para quem quer construir uma reserva de emergência.

É melhor deixar o seu dinheiro na poupança do que parado em uma conta corrente sem rendimento. Mas, no geral, não vale a pena investir na poupança – por conta da regra do aniversário da poupança e por existirem opções mais vantajosas e tão seguras quanto ela.

Outros investimentos de renda fixa, como o CDB e Tesouro Direto, também permitem que você saque os depósitos a qualquer momento – a chamada liquidez diária –, mas garantindo os rendimentos até o momento do saque.

Além disso, oferecem maior rentabilidade: alguns rendem 100% do CDI e outros até mais do que isso. E, na prática, qualquer investimento que renda mais de 70% do CDI já tem rentabilidade maior do que a poupança.

A conta do Nubank, por exemplo, tem um rendimento de 100% do CDI para os valores que ficam na conta por mais de 30 dias após o depósito. Assim, o seu dinheiro rende a uma taxa maior do que a poupança.

Entenda melhor nesse comparativo entre a conta do Nubank e a poupança.

Assista ao vídeo abaixo e saiba como funcionam as Caixinhas do Nubank:

https://www.youtube.com/watch?v=wKoH7FEfeZE&t=47s

Leia mais:

O que é investimento – e como começar a investir

Renda fixa: saiba como investir com segurança

Quanto rendem as Caixinhas do Nubank?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.