Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro O rendimento da poupança...

O rendimento da poupança é diário?

Você pode sacar os valores investidos na poupança a qualquer momento, mas nem sempre garante os rendimentos. Não entendeu? A gente explica

Sete em cada dez brasileiros colocam seu dinheiro na poupança, segundo estudo da CVM. Ela não é, entretanto, a melhor opção para guardar dinheiro: apesar de ter liquidez diária, o rendimento da poupança é inferior ao de outras modalidades de investimento também consideradas muito seguras. (Atualizado em setembro de 2019).

A poupança funciona da seguinte forma: os bancos oferecem a chamada conta poupança aos correntistas, que permite que eles invistam na caderneta de poupança – um investimento de baixo risco controlada pelo governo federal.

A poupança tem liquidez diária – o que significa que o cliente fica livre para retirar os valores colocados nela a qualquer momento.

Um ponto que pode confundir os investidores é que, apesar da liquidez diária, o rendimento da poupança não é diário.

O rendimento anual da poupança é de 4,55% ao ano e de 0,37% ao mês. Você pode sacar os valores investidos a qualquer momento, mas só conseguirá sacar também os rendimentos no chamado aniversário da poupança, que acontece a cada 30 dias na data do depósito.

“Não entendi. Como funciona o rendimento da poupança?”

É simples: se você depositar determinado valor na poupança e desejar sacar uma semana depois, você não terá os rendimentos do período; só poderá resgatar os rendimentos se retirar da poupança passados 30 dias do depósito.

Por exemplo: se a data de depósito for no dia 5, o aniversário da poupança é no dia 5 do mês seguinte, e por aí vai. Fique atento somente aos depósitos feitos nos dias 29, 30 e 31 – eles terão como data de aniversário oficial o dia 01 do mês seguinte.

Qual é o rendimento da poupança?

Hoje, o rendimento da poupança está ligado a duas taxas no mercado brasileiro – a Selic e a Taxa Referencial (TR). O rendimento da poupança hoje está fixado em 70% da Selic + TR, mas pode variar de acordo com mudanças na taxa Selic.

  • se a Selic estiver acima de 8,5% ao ano, ele será de 0,5% sobre o valor depositado + TR;
  • se a Selic estiver igual ou abaixo de 8,5% ao ano, será 70% da Selic + TR. Este é o caso atual, com a Selic a 5,5%.

Vale a pena investir na poupança?

A resposta curta é: não. Mas vale entender o porque.

A poupança é um investimento seguro, com risco quase zero e que permite que os saques sejam realizados a qualquer momento – características indispensáveis, por exemplo, para quem quer construir uma reserva de emergência.

É melhor deixar o seu dinheiro na poupança do que parado em uma conta corrente sem rendimento. Mas, no geral, não vale a pena investir na poupança – por conta da regra do aniversário da poupança e por existirem opções mais vantajosas e tão seguras quanto ela.

Outros investimentos de renda fixa, como o CDB e Tesouro Direto, também permitem que você saque os depósitos a qualquer momento – a chamada liquidez diária -, mas garantindo os rendimentos até o momento do saque.

Além disso, oferecem maior rentabilidade: alguns oferecem 100% do CDI e outros até mais do que isso. E, na prática, qualquer investimento que renda mais de 70% do CDI já rende mais do que a poupança.

A NuConta, por exemplo, rende 100% do CDI. Veja aqui mais detalhes sobre ela.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

4.07

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post