Pular navegação

Pix Agendado: confira tudo sobre a modalidade de pagamento

Pix Agendado é a função do Banco Central que permite automatizar transferências que você costuma fazer com frequência, sem perder a tranquilidade de que seus compromissos estão sendo pagos em dia.
Imagem padrão

Sabe quando você precisa pagar uma pessoa por um serviço que ela presta para você todos os meses, tipo aulas de inglês ou personal trainer? Pois é, o Pix Agendado pode te ajudar nessa tarefa.

Essa é uma ferramenta criada pelo Banco Central que permite marcar a data e o horário de uma transferência Pix para o futuro. 

Com o Pix Agendado, dá para organizar melhor seus pagamentos, tudo de forma prática e segura, direto pelo aplicativo da instituição financeira da sua escolha. 

A seguir, entenda como o Pix Agendado funciona, como usar e o que é importante saber sobre essa modalidade.

O que é o Pix Agendado?

O Pix Agendado é uma funcionalidade do meio de pagamentos instantâneo que permite agendar transações Pix para pessoas físicas e empresas de forma prática e segura. 

Isso significa que, ao invés de você fazer a transferência e o pagamento ser debitado da sua conta na hora, o valor pode ser agendado para cair em até 90 dias. 

Essa é uma variação do Pix Agendado recorrente, já que, na modalidade do Pix Agendado, você pode agendar uma transação para ser feita apenas uma vez. 

Como funciona o Pix Agendado? 

O fluxo para usar o Pix Agendado pode variar de acordo com a instituição financeira que você usa para fazer suas transações. Mas, de maneira geral, dá para programar os pagamentos direto pelo aplicativo, em situações como:

  • Transferências para pessoas físicas;
  •  Pagamentos para prestadores de serviços; 
  • Pagamentos para estabelecimentos comerciais. 

No Nubank, por exemplo, o Pix Agendado permite que os clientes agendem uma transação instantânea utilizando qualquer método de iniciação: chave Pix, lista de contatos, Pix Copia e Cola, QR Code e até os dados da conta da pessoa (como faria em uma TED, por exemplo). 

Assim, você escolhe as transferências que deseja agendar e não se preocupa mais com a data de pagamento delas – tudo de maneira simples, rápida e segura. 

Como fazer um Pix Agendado no Nubank?

Para fazer um Pix Agendado do Nubank, basta você acessar a tela inicial do aplicativo e seguir as etapas abaixo:

  1. Selecione a “Área Pix”; 
  2. Toque em “Programar”;
  3. Escolha o contato para quem transferir; 
  4. Selecione os detalhes do envio – se será feito uma vez, todo mês, semana ou a cada duas semanas; 
  5. Escolha as datas de quando começa e quanto termina;
  6. Digite o valor do Pix Agendado; 
  7. Revise as informações e toque em “Confirmar cadastro”;
  8. Digite sua senha de 4 dígitos e pronto. Seu Pix está agendado. 

Assista ao vídeo abaixo e entenda mais detalhes sobre como agendar um Pix pelo Nubank:

https://www.youtube.com/watch?v=zvUUaHktgCs

Quanto custa fazer um Pix Agendado?

Assim como o Pix tradicional, o Pix Agendado também é gratuito.  

Quem pode usar o Pix Agendado?

Todas as pessoas que possuem uma chave Pix e conta em algum banco ou instituição financeira podem usar o Pix Agendado. 

É possível cancelar um Pix Agendado? 

O processo para cancelar um Pix Agendado depende do aplicativo de cada instituição, porém, dá para fazer o cancelamento antes da data programada. Isso quer dizer que, uma vez que a transferência foi concluída no dia agendado, não é possível cancelar.

No Nubank, por exemplo, você pode cancelar o Pix Agendado antes da data do agendamento direto pelo Assistente de Pagamentos no app do Nu. Nesta seção, você pode conferir todas as transações que estão agendadas e cancelar aquelas que não deseja mais fazer. 

Dá para editar um Pix Agendado? 

Não é possível editar um Pix Agendado diretamente pelo aplicativo. Caso você queira editar um Pix Agendado depois de cadastrá-lo, para alterar o valor ou a data, é preciso excluir essa recorrência já existente e criar um novo agendamento. 

“E se eu não tiver saldo suficiente no dia do Pix Agendado?”

Neste caso, a transferência não será concluída e você deverá agendar uma nova data para o Pix, se ainda quiser fazer o pagamento. 

Mas tome cuidado: dependendo da instituição financeira, é possível que a transação seja efetivada, mesmo sem que exista saldo disponível. Na prática, quando isso acontece, você cai no cheque especial e fica com a conta negativa. Por isso, garanta saldo para concluir o pagamento recorrente e escapar do pagamento de juros ou endividamento.

O Nubank, por exemplo, te avisa antes que o pagamento seja efetuado para você garantir saldo na sua Conta do Nu. Assim, você tem a tranquilidade de não perder um pagamento.

“E se a transferência do Pix Agendado falhar?”

Para os clientes do Nubank que agendarem um Pix e, por algum motivo, essa transferência falhar, o Nu vai notificar pelo aplicativo e por email. Dessa forma, será preciso fazer a transferência manualmente e o pagamento será feito instantaneamente.

No aplicativo do Nu, você pode escolher a solução do Pix que melhor se encaixa para cada situação e ter mais tranquilidade com a sua vida financeira. 

Leia mais:

Pix Agendado Recorrente: saiba tudo sobre essa modalidade de transferência

Pix tradicional, com cartão de crédito, por aproximação, agendado, automático: quando usar cada solução?

Pix por aproximação: o que é e como funciona?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.