Pular navegação

Você devolveria um Pix de R$ 300 mil feito por engano? Conheça o cliente do Nu que fez isso

No dia 1º de abril de 2022, Daniel Franco recebeu um Pix por engano na conta do Nubank e devolveu o dinheiro (spoiler: era um valor beeeem alto). Saiba detalhes dessa história.
Imagem padrão

Era para ter sido uma sexta-feira comum na vida do consultor de vendas Daniel Franco, de 24 anos. Naquele 1º de abril, conhecido como Dia da Mentira, ele checava suas redes sociais na academia onde trabalha quando recebeu uma notificação surpreendente: um Pix no valor de R$ 300 mil acabara de ser transferido para a sua conta do Nubank.

Cliente desde 2021, o jovem, morador de Sinop, no Mato Grosso, escolheu o Nu pela facilidade oferecida para fazer movimentações. "Por enquanto eu tenho só a conta, nem tenho cartão físico. Faço tudo de forma digital", diz. Então aquela sequência de um monte de zeros não era algo que Daniel estava acostumado a lidar – ainda mais no Dia da Mentira.

O desenrolar dessa história, você confere abaixo.

Será que é pegadinha?

Quem é cliente do Nubank e acompanha nossas redes sociais já sabe: a gente adora uma brincadeira, não é? Sempre que possível, aproveitamos as datas e celebrações famosas para falar de assuntos relacionados ao universo financeiro, de um jeito leve e fácil de entender. Mas a gente não brinca com coisa séria, e logo o Daniel percebeu. 

Como é o caso desse texto aqui: 1º de abril: 10 mentiras financeiras que sempre te contaram e você acreditou

"Toda vez que chega uma notificação roxinha, meu cérebro remete a receber dinheiro", comenta Daniel. "Até porque meu salário cai na conta do Nubank também".

Até que chegou uma notificação diferente no app do Nu. Era dinheiro chegando, ele estava certo, mas não imaginava que seria tanto dinheiro.

"A mensagem dizia que tinham acabado de me enviar um Pix no valor de R$ 300 mil. Como era 1º de abril, por um momento achei que era uma brincadeira de vocês, por causa da data", relembra. "Pensei que era um aumento de limite, algo assim". 

Ao abrir o aplicativo, Daniel confirmou que o valor – sim, R$ 300 mil – estava disponível na sua conta. 

"Como me inscrevo em vários sorteios, achei que finalmente tivesse ganhado algum. Ou que era o app estava com algum problema", lembra. Não era o caso.

O golpe ta aí…

E é por isso que é importante ficar atento. Dificilmente alguém recebe um valor tão alto assim do nada, sem motivo.

"Fiquei nervoso, assustado, pensei mil coisas. E então fui procurar (na internet) pela empresa de onde a transferência havia sido feita", conta. "Achei que podia ser desvio de dinheiro". 

Após verificar que a companhia, de fato, existia, Daniel entrou em contato com eles.

"Com essa quantia eu ia conseguir resolver algumas coisas na minha vida, mas não achei certo. Esse dinheiro não era meu, não me pertencia. Não achei justo ficar com o valor", diz.

No entanto, antes de enviar de volta os R$ 300 mil, o consultor de vendas foi até uma delegacia para que as autoridades o ajudassem e soubessem de toda a situação.

Pix devolvido, assunto encerrado para o Daniel. Mas fica aí o lembrete, não é pessoal? Sempre checar as informações antes de transferir qualquer valor pelo Pix (ou usando outro meio de pagamento) – ainda mais se tiver muitos zeros na frente. Não é sempre que se encontra um Daniel do outro lado.

Leia também:

​​Como cancelar um Pix? É possível?

Erro no Pix: 5 situações comuns e o que fazer em cada uma delas

Golpes usando o Pix: veja como funcionam e como evitar cair nessa

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.