Pular navegação

O time de Personal Financial Management acaba de nascer no Nubank

A falta de educação financeira é um dos principais motivos de insegurança e angústia na cultura contemporânea. Como o Nubank, uma organização focada no cliente, pode ajudar com este problema?

Engenharia de software Nubank: uma mulher com fones de ouvido programando. Ela está com um notebook na mesa e usa dois monitores auxiliares.

A economia e a psicologia são duas áreas muito ligadas. Com a evolução das questões humanas de hoje em dia, o Nubank também cria novas respostas para elas. E então um novo time nasce: Personal Finance Management, ou Gestão Financeira Pessoal, em português.

Bem, não é surpresa para os brasileiros que a educação financeira não seja parte de nossa educação formal. O assunto não costuma ser discutido abertamente nem entre amigos e familiares. Falar de dinheiro é, muitas vezes, visto como um tabu.

Além do clássico conselho "você precisa de um bom emprego para ter dinheiro e um plano de aposentadoria", falta a capacidade de ensinar aos jovens o valor do dinheiro e como usá-lo quando começarem a ganhar. 

E parte do problema é justamente o fato de que os brasileiros ainda evitam falar abertamente sobre coisas que tiram seu sono – como os problemas financeiros.

O Brasil é o país mais ansioso do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros (18,6 milhões de pessoas) vivem com desordem de ansiedade. Em São Paulo, o número é ainda mais elevado: 19,9% da população sofre de ansiedade, uma taxa semelhante à dos tempos de guerra em outros países. 

E as preocupações financeiras são um dos principais fatores da ansiedade brasileira. Cerca de 55% dos brasileiros têm dificuldade para dormir por causa das contas atrasadas; 69% da população endividada sofre de ansiedade, incluindo sintomas como perda de apetite, vergonha e baixa auto-estima. Não é de se admirar, já que 55% da população não tem sequer R$200 economizados para uma emergência, segundo o PoderData.

Otimização das finanças e o time de Personal Finance Management

Então, como uma fintech e sua abordagem de engenharia de software podem ajudar a resolver um problema que é estrutural na sociedade?  

Para lidar com este desafio, estamos construindo uma equipe de especialistas em tecnologia, criativos e inovadores, que vão criar ferramentas de gerenciamento financeiro pessoal.

Assim, nossos clientes serão capazes de entender, organizar e otimizar suas finanças.

A equipe de Personal Finance Management nos ajudará a criar soluções para perguntas para as quais ainda não temos as respostas. Mudar o comportamento do cliente de forma sustentável é extremamente difícil.

Nosso objetivo é transformar a relação das pessoas com o dinheiro, melhorando sua saúde emocional e financeira. Para chegar lá, precisamos criar uma equipe diversificada de Engenheiros de Software, Designers, Data Scientists, Product Marketing Managers, UX Writers, e Engenheiros de Machine Learning.

Princípios básicos do time de Personal Finance Management

Aqui estão os princípios-chave que regem nosso processo de desenvolvimento de produtos e a experiência que aspiramos a construir: 

  1. Consumo positivo: usar os desejos naturais e saudáveis das pessoas como recompensa para motivar os clientes a equilibrar seu consumo.
  2. Refletir, não julgar: pedir aos clientes que reflitam sobre suas decisões passadas, como forma de encontrar pontos de mudança.
  3. A orientação é nossa, mas a decisão é sua: nosso objetivo é apresentar aos clientes opções para fazer mudanças, mas o poder de tomar as decisões está sempre nas mãos deles.
  4. Objetivos possíveis: ajudar os clientes a sentirem que o progresso é alcançável para eles

O jeito da engenharia do Nubank

OK, mas o que engenharia de software tem a ver com isso? A tecnologia está no centro de tudo o que fazemos, e é por isso que a engenharia de software é uma competência essencial para o Nubank.

O Nubank tem tido resultados significativos ao adotar conceitos de programação funcional para construir nosso negócio.

Estes conceitos desempenham um papel essencial na clareza e consistência de nossa base de código, e nos esforçamos muito para garantir que os engenheiros os entendam quando eles se juntam à empresa.

Estes são alguns exemplos de práticas e técnicas que adotamos:

  • Microsserviços escaláveis horizontalmente escritos principalmente em Clojure, aproveitando técnicas de programação funcional e arquitetura hexagonal (mais sobre isso neste vídeo);
  • Construindo grandes experiências móveis usando Flutter;
  • Trabalhos de alto rendimento e comunicação entre serviços usando Kafka;
  • Integração e Implantação contínua no AWS;
  • Armazenamento de dados em Datomic e DynamoDB;
  • Monitoramento e observabilidade com a Prometheus;
  • Funcionando o máximo possível em Kubernetes.

Confira mais sobre nosso stack de tecnologia e nossos micro serviços horizontalmente escaláveis que são escritos principalmente em Clojure aqui e aqui.

Reduza a complexidade

Queremos encontrar pessoas que caminhem junto com os jogadores que mudam o jogo. Que vão trabalhar em um produto totalmente novo e explorar onde ele pode nos levar.

Encontre mais sobre o processo de recrutamento e seleção para nosso Chapter de Engenharia aqui.

"A missão do Nubank é reduzir a complexidade na vida de nossos clientes. Os brasileiros nos dizem que a organização financeira é entediante, complicada e intimidante. Estamos mudando isso ao criar ferramentas que podem tornar este processo intuitivo, simples e até divertido! Esta é uma aposta ousada, e quando tivermos sucesso, teremos um produto que muda o jogo para os nossos clientes"
– Abhi Muchhal, Senior Product Manager

Venha construir esse projeto com a gente! Inscreva-se aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.