Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início O Nubank O time de Personal Finan...

O time de Personal Financial Management acaba de nascer no Nubank

A falta de educação financeira é um dos principais motivos de insegurança e angústia na cultura contemporânea. Como o Nubank, uma organização focada no cliente, pode ajudar com este problema?



A economia e a psicologia são duas áreas muito ligadas. Com a evolução das questões humanas de hoje em dia, o Nubank também cria novas respostas para elas. E então um novo time nasce: Personal Finance Management, ou Gestão Financeira Pessoal, em português.

Bem, não é surpresa para os brasileiros que a educação financeira não seja parte de nossa educação formal. O assunto não costuma ser discutido abertamente nem entre amigos e familiares. Falar de dinheiro é, muitas vezes, visto como um tabu.

Além do clássico conselho “você precisa de um bom emprego para ter dinheiro e um plano de aposentadoria”, falta a capacidade de ensinar aos jovens o valor do dinheiro e como usá-lo quando começarem a ganhar. 

E parte do problema é justamente o fato de que os brasileiros ainda evitam falar abertamente sobre coisas que tiram seu sono – como os problemas financeiros.

O Brasil é o país mais ansioso do mundo. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 9,3% dos brasileiros (18,6 milhões de pessoas) vivem com desordem de ansiedade. Em São Paulo, o número é ainda mais elevado: 19,9% da população sofre de ansiedade, uma taxa semelhante à dos tempos de guerra em outros países. 

E as preocupações financeiras são um dos principais fatores da ansiedade brasileira. Cerca de 55% dos brasileiros têm dificuldade para dormir por causa das contas atrasadas; 69% da população endividada sofre de ansiedade, incluindo sintomas como perda de apetite, vergonha e baixa auto-estima. Não é de se admirar, já que 55% da população não tem sequer R$200 economizados para uma emergência, segundo o PoderData.

Otimização das finanças e o time de Personal Finance Management

Então, como uma fintech e sua abordagem de engenharia de software podem ajudar a resolver um problema que é estrutural na sociedade?  

Para lidar com este desafio, estamos construindo uma equipe de especialistas em tecnologia, criativos e inovadores, que vão criar ferramentas de gerenciamento financeiro pessoal.

Assim, nossos clientes serão capazes de entender, organizar e otimizar suas finanças.

A equipe de Personal Finance Management nos ajudará a criar soluções para perguntas para as quais ainda não temos as respostas. Mudar o comportamento do cliente de forma sustentável é extremamente difícil.

Nosso objetivo é transformar a relação das pessoas com o dinheiro, melhorando sua saúde emocional e financeira. Para chegar lá, precisamos criar uma equipe diversificada de Engenheiros de Software, Designers, Data Scientists, Product Marketing Managers, UX Writers, e Engenheiros de Machine Learning.

Princípios básicos do time de Personal Finance Management

Aqui estão os princípios-chave que regem nosso processo de desenvolvimento de produtos e a experiência que aspiramos a construir: 

  1. Consumo positivo: usar os desejos naturais e saudáveis das pessoas como recompensa para motivar os clientes a equilibrar seu consumo.
  2. Refletir, não julgar: pedir aos clientes que reflitam sobre suas decisões passadas, como forma de encontrar pontos de mudança.
  3. A orientação é nossa, mas a decisão é sua: nosso objetivo é apresentar aos clientes opções para fazer mudanças, mas o poder de tomar as decisões está sempre nas mãos deles.
  4. Objetivos possíveis: ajudar os clientes a sentirem que o progresso é alcançável para eles

O jeito da engenharia do Nubank

OK, mas o que engenharia de software tem a ver com isso? A tecnologia está no centro de tudo o que fazemos, e é por isso que a engenharia de software é uma competência essencial para o Nubank.

O Nubank tem tido resultados significativos ao adotar conceitos de programação funcional para construir nosso negócio.

Estes conceitos desempenham um papel essencial na clareza e consistência de nossa base de código, e nos esforçamos muito para garantir que os engenheiros os entendam quando eles se juntam à empresa.

Estes são alguns exemplos de práticas e técnicas que adotamos:

  • Microsserviços escaláveis horizontalmente escritos principalmente em Clojure, aproveitando técnicas de programação funcional e arquitetura hexagonal (mais sobre isso neste vídeo);
  • Construindo grandes experiências móveis usando Flutter;
  • Trabalhos de alto rendimento e comunicação entre serviços usando Kafka;
  • Integração e Implantação contínua no AWS;
  • Armazenamento de dados em Datomic e DynamoDB;
  • Monitoramento e observabilidade com a Prometheus;
  • Funcionando o máximo possível em Kubernetes.

Confira mais sobre nosso stack de tecnologia e nossos micro serviços horizontalmente escaláveis que são escritos principalmente em Clojure aqui e aqui.

Reduza a complexidade

Queremos encontrar pessoas que caminhem junto com os jogadores que mudam o jogo. Que vão trabalhar em um produto totalmente novo e explorar onde ele pode nos levar.

Encontre mais sobre o processo de recrutamento e seleção para nosso Chapter de Engenharia aqui.

“A missão do Nubank é reduzir a complexidade na vida de nossos clientes. Os brasileiros nos dizem que a organização financeira é entediante, complicada e intimidante. Estamos mudando isso ao criar ferramentas que podem tornar este processo intuitivo, simples e até divertido! Esta é uma aposta ousada, e quando tivermos sucesso, teremos um produto que muda o jogo para os nossos clientes”
– Abhi Muchhal, Senior Product Manager

Venha construir esse projeto com a gente! Inscreva-se aqui.

4.33

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post