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O que faz um PMM (Product Marketing Manager) no Nubank?

PMMs são profissionais de marketing que atuam dentro dos times de produto como uma ponte entre o desenvolvimento de negócios, marca e clientes.

Pessoas sentadas em poltronas e sofás, conversando, em uma área do escritório do Nubank repleta de plantas

Lançar um novo produto no mercado, em qualquer empresa, é um desafio. Quando se fala em produtos financeiros, então, que ajudam diretamente milhões de brasileiros a organizarem as suas finanças, a história fica ainda mais complexa.

É por isso que, no Nubank, temos uma série de profissionais de diferentes áreas trabalhando no desenvolvimento, lançamento e melhoria contínua de tudo aquilo que a gente oferece aos nossos clientes – e um desses profissionais é o chamado PMM, ou Product Marketing Manager.

PMM o quê?

PMM é a sigla para Product Marketing Manager, usada no mercado de tecnologia para descrever profissionais de marketing alocados dentro de um time de produto – um escopo que vem crescendo bastante nos últimos anos em todo o mundo.

Sabe todos os produtos e funções que existem hoje no app do Nubank? O empréstimo, a conta PJ, seguro de vida, investimentos, parcelamento de compras com cartão, a função Guardar Dinheiro na Conta do Nubank?

Todas elas foram desenvolvidas e lançadas com a participação de PMMs atuando junto de profissionais de pesquisa, engenharia, atendimento, designers, analistas de negócio e gerentes de produtos – ou PMs, os Product Managers.

Apesar dos nomes parecidos e trabalho próximo, existem algumas grandes diferenças entre a atuação de um Product Manager (PM) e um PMM:

  • O PM é mais focado no desenvolvimento técnico , com contato mais próximo com o time de engenharia e design e responsável por montar as etapas de lançamento e visão de produto;
  • Já o PMM tem como foco principal representar a voz do cliente e desenvolver o marketing do produto.

Ambos PM e PMM dividem escopos relacionados a identificar as dores e necessidades dos clientes para alinhar com a proposta de valor e influenciar no desenvolvimento do produto.

O que faz exatamente um PMM?

No Nubank, um PMM é responsável por trazer a visão do cliente nas discussões de produto e desenvolver a proposta de valor, posicionamento e gerenciar o lançamento. Depois que o produto ou feature foram lançados, o PMM deve garantir a geração de demanda, retenção e engajamento do produto. Por isso, no dia a dia, participa de discussões estratégicas tanto com os times de produto quanto com times de marketing.

O escopo do PMM no Nubank é dividido em 4 pilares principais: exploração, posicionamento, lançamento e engajamento.

  • Exploração (Discovery): o que o cliente espera do produto? Quais necessidades vamos solucionar? Quais as dores que estamos resolvendo? Essas e outras perguntas fazem parte da fase exploratória, que acontece não apenas na fase inicial, de lançamento, mas se repete durante o ciclo de vida do produto. Afinal, é preciso continuar ouvindo nossos clientes para evoluir e saber priorizar novos lançamentos.
  • Posicionamento: nessa fase é preciso desenvolver a chamada proposta de valor do produto - os diferenciais que tornam ele a melhor opção para os nossos clientes. É importante conseguir definir esses pontos da forma mais simples e transparente possível. Nesta etapa também pode ser necessário criar segmentações para focar esforços de comunicação e analisar o cenário competitivo.
  • Lançamento (Go-to-market): hora de colocar o produto na rua e avaliar o melhor formato para comunicar os clientes e mercado: qual a estratégia, quais os canais utilizados, o tamanho do esforço e investimento, etc.
  • Engajamento (Lifecycle): depois que o produto ou função foi anunciado, é papel de um PMM trabalhar no engajamento - com testes de e-mail e comunicação, por exemplo. Nesta etapa segue sendo fundamental ouvir feedback dos clientes e ajudar o time a priorizar as próximas implementações.

Como é ser um PMM no Nubank?

Existem PMMs no mercado, mas você não precisa ter exercido essa função exata previamente. No nosso time temos pessoas com carreiras muito diferentes vindas de bens de consumo, setor financeiro, tecnologia, consultoria e com formação em marketing, comunicação, administração, economia, engenharia e outros cursos.

O mais importante é ter experiência com marketing e conseguir transitar entre os principais pilares da função: marca, negócio e cliente. Além de ter disposição em aprender e se desenvolver.

"O dia a dia de PMM aqui no Nubank é super dinâmico! Temos interface com diversas áreas e nossas atribuições variam bastante de acordo com o momento de vida do produto. O que nunca muda é que estamos sempre dedicados a entender nossos clientes, para oferecer as melhores soluções possíveis." - Isabella Bara, PMM (Conta) 

"Ser PMM no Nubank é vestir diferentes chapéus de marca, cliente e negócio dentro do seu time. Participamos de ponta a ponta do ciclo de vida de um produto. Desde o processo de descobrimento, desenvolvimento e lançamento. Com isso, somos desafiados a navegar por diferentes contextos de tech, design, pesquisa, UX research, marketing e por aí vai. Além de estar envolvidos nas decisões estratégicas de desenvolvimento de produto, o PMM cria a ponte entre as unidades de negócio e o Marketing. Traduzimos os desafios de negócio em desafios de marca e comunicação. Dessa forma, somos responsáveis por conectar times de conteúdo, social media, CRM, marca, etc, de forma a garantir a melhor comunicação para o público definido e os desafios de negócio." - Fernanda Patrão, PMM (Empréstimos)

"Estamos construindo uma nova categoria de profissionais de Marketing no ambiente tech do Brasil e América Latina. Acompanhar o desenvolvimento dessa função, o valor estratégico percebido pelo negócio de Product Marketers, e a variedade de sub-funções que podemos englobar em nosso escopo (desde ideação de produtos e soluções, value proposition, lançamento estratégico, product e customer lifecycle) é inspirador, muita coisa para acontecer ainda no futuro!!!" - Matheus Barbosa, PMM (Engajamento)

"Eu amo estar no dia a dia do desenvolvimento de produto (dinamismo, oportunidade de aprendizados com outras funções e modos de pensar), ao mesmo tempo em que trazemos as dores dos nossos clientes e a visão da marca para as discussões. É o melhor dos dois mundos!" - Carolina Pascotto, PMM (Conta e Experiência do App)

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