Pular navegação

Open Finance: clientes do Nubank já economizaram R$ 4 milhões com alerta sobre cheque especial

A notificação avisa a existência de cheque especial em outras instituições financeiras. O aviso contribuiu para o planejamento financeiro e ajuda nossos clientes a não pagar juros.

Foto de uma mulher de costas, segurando um celular. Na tela, o app do Nubank com os compromissos financeiros pagos. Um vaso de flor aparece na imagem também.

O Nubank nasceu, em 2013, para descomplicar o dia a dia das pessoas e ajudá-las a ter uma relação mais saudável com o dinheiro. Oferecemos produtos e serviços simples de usar, e que podem ser controlados diretamente pelo aplicativo. Um deles é o Open Finance.

Quem autorizou o compartilhamento dos dados de outras instituições financeiras com o Nubank recebe uma notificação no aplicativo caso outras contas vinculadas ao mesmo CPF tenham entrado no cheque especial.

Com isso, dá para visualizar o saldo nas diferentes instituições e, se tiver dinheiro disponível na conta do Nubank, é possível transferir o valor necessário para cobrir esse valor. Foi assim que nossos clientes economizaram R$ 4 milhões nos últimos 150 dias (dinheiro que seria gasto com  juros). Os usuários que utilizam esse recurso ficam cerca de dois dias a menos no cheque especial do que a média.

Como o Open Finance funciona?

O Open Finance no Nubank está disponível desde setembro de 2022. Ele possibilita que qualquer pessoa tenha liberdade para compartilhar o seu histórico financeiro de uma instituição com outros bancos, fintechs, corretoras, companhias de câmbio ou fundos de previdência. Assim, não é necessário iniciar o relacionamento com uma nova instituição do zero.

Ao compartilhar seus dados de outros bancos com o Nu, nossos clientes podem conseguir melhores ofertas de crédito, ter acesso a novas funcionalidades e recomendações personalizadas, além de receber os alertas sobre cheque especial.

Em um ano, o Nu alcançou a marca de 12 milhões de consentimentos ativos. Enquanto a média de compartilhamento de dados dos outros bancos fica em 35%, no Nubank ela chega a cerca de 65%.

Notificação vai avisar sobre dinheiro parado em contas com baixa ou nenhuma rentabilidade

A partir de setembro de 2023, os usuários receberão recomendações personalizadas via Open Finance quando estiverem com dinheiro parado na poupança e que poderiam estar com uma rentabilidade maior.

O objetivo é ajudar o cliente a gerenciar melhor suas finanças e possibilitar a alocação do dinheiro em contas ou produtos mais rentáveis, além de reduzir custos desnecessários com taxas. 

Como compartilhar meus dados de outros bancos com o Nubank?

Todos os nossos clientes podem compartilhar seus dados de outros bancos e instituições financeiras com o Nubank. Confira, a seguir, como fazer isso:

  • Na tela inicial do app, toque no seu perfil, no canto superior esquerdo;
  • Selecione “Open Finance”;
  • Vá em “Continuar” e depois em “Compartilhar”;
  • Escolha a instituição cujos dados você deseja compartilhar;
  • Toque em “Confirmar”;
  • Você será redirecionado para o aplicativo da instituição escolhida para confirmação do compartilhamento;
  • No aplicativo do Nubank, você terá a confirmação de que seus dados foram compartilhados. 
https://www.youtube.com/watch?v=uAL0fvf7E1Y

Leia também:

O que são dados e por que eles são importantes?

O Open Finance é seguro? Saiba como evitar golpes

Open Finance: como visualizar o seu saldo de outro banco no app do Nubank?