Pular navegação

Open Banking explicado de um jeito simples

Ele pode revolucionar o sistema bancário, mas tem muitos termos técnicos – entenda o Open Banking de um jeito simples.

uma porta aberta em uma parede alaranjada. Foto: Sam Moqadam

O ano de 2021 é o ano do Open Banking - ou Open Finance - no Brasil: é bem provável que você já tenha recebido um e-mail ou mensagem de alguma instituição financeira onde tem conta falando sobre isso.

Mas a verdade é que, apesar de todo mundo querer falar sobre esse assunto com seus clientes, poucas empresas estão conseguindo de fato explicar o que é o Open Banking na prática.

De forma bem simplificada: o Open Banking é um sistema que permite que você, cliente de um banco (ou de uma fintech, uma corretora etc) tenha liberdade para pegar seu histórico financeiro e levar para onde quiser.

Por exemplo: hoje, se quiser trocar de banco, você não pode levar dados como as contas que pagou em dia, os salários depositados, as prestações, perfil de gastos… Todas essas informações ajudam as instituições a te conhecerem melhor e oferecerem produtos (e custos) melhores.

Mas como o Open Banking funciona?

Entenda nos stories:

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.