Gerir um negócio envolve muitos desafios. É preciso considerar a área financeira, recursos humanos, pagamentos, vendas. É fácil se perder nas prioridades. No entanto, definir e acompanhar métricas que resumem os objetivos da empresa pode fazer toda a diferença na gestão. Daí a importância de entender o que é KPI (Key Performance Indicator) e como utilizá-lo para medir e otimizar os principais processos internos da companhia.
O que é KPI?
KPI é a sigla para Key Performance Indicator, que significa indicadores-chave de desempenho, em português. Na prática, KPIs são valores numéricos que medem processos, objetivos, estratégias ou metas. Em outras palavras, são métricas acompanhadas ao longo do tempo.
Eles oferecem insights e dados com resultados sobre aquilo que você está medindo. Isso permite fazer ajustes e mudar o direcional de alguma estratégia para alcançar os objetivos desejados.
Exemplos de KPI
Medir, apurar e impulsionar os KPIs do seu negócio são uma forma de alcançar o sucesso do empreendimento. Mas, antes, é essencial ter uma visão clara sobre os objetivos e planos da sua empresa.
Por exemplo, um e-commerce que vende roupas e quer diminuir o custo de publicidade e anúncios pode estabelecer alguns KPIs para medir a evolução do negócio em relação a esse objetivo.
- Custo de Aquisição (CAC): é o valor total investido para adquirir um novo cliente, levando em consideração todas as despesas com marketing e vendas;
- Custo por Lead: mede quanto foi gasto para gerar um novo lead (potencial cliente). A conta é feita dividindo os custos de marketing pela quantidade de leads gerados;
- Taxa de conversão dos anúncios: indica a porcentagem de visitantes que, ao interagirem com um anúncio, realizam a ação desejada, como uma compra ou cadastro.
Ou seja, no caso acima, primeiro foi necessário estabelecer um objetivo (reduzir o custo de publicidade e anúncios) para depois decidir quais KPIs seriam usados.
Quais são os tipos de KPIs?
Existem três tipos de KPIs: primários, secundários e práticos. Entenda mais a seguir.
KPIs primários
KPIs primários são os indicadores que medem os objetivos mais importantes de uma empresa. Eles acompanham, por exemplo, aumento de receita, satisfação do cliente ou aquisição de novos clientes. Esses KPIs são cruciais para a estratégia geral, pois fornecem a visão de longo prazo e indicam se a empresa está alcançando suas metas principais.
KPIs secundários
Os KPIs secundários ajudam medir e acompanhar fatores que influenciam os KPIs primários. Eles também auxiliam na mensuração do desempenho de áreas específicas, como taxas de engajamento ou produtividade da equipe. Assim, é possível ter dados que podem ser usados para ajustar estratégias e melhorar resultados.
KPIs práticos
Os KPIs práticos são focados no dia a dia das operações. Eles são usados para monitorar atividades diárias ou processos específicos, como o tempo de resposta ao cliente ou o número de tarefas completadas. Os KPIs práticos ajudam a melhorar a eficiência operacional e permitem ajustes rápidos para manter a qualidade e um bom desempenho da empresa como um todo.
Em quais categorias os KPIs podem ser encaixados?
Além de serem primários, secundários ou práticos, os KPIs podem ser encaixados em algumas categorias que, por sua vez, podem ser relacionadas com diferentes áreas de uma empresa.
Indicadores de produtividade
Os KPIs de produtividade monitoram o rendimento e eficiência nos processos da empresa. Ou seja, está relacionado à gestão de recursos (humanos ou materiais) para gerar um produto ou serviço. Por exemplo, o número de unidades de um produto produzidas por hora ou por funcionário.
Indicadores de qualidade
Como o próprio nome diz, mede a qualidade ou padrão daquilo que é produzido ou oferecido pelo negócio, permitindo detectar falhas no processo. A taxa de aparelhos com defeitos em uma linha de produção de smartphones é um exemplo.
Indicadores estratégicos
Estes são os indicadores mais comuns e estão relacionados às metas e objetivos definidos no planejamento estratégico da empresa. Em outras palavras, medem a saúde da empresa e a performance em relação às metas. Por exemplo, um aumento de 10% nas vendas que resultou em crescimento da receita anual, ou a conquista de 500 novos clientes em um trimestre.
Qual a importância do KPI para uma empresa?
Os KPIs são como bússolas para uma empresa. Eles ajudam a entender se a estratégia do negócio está na direção certa para alcançar seus objetivos. Na prática, eles são uma forma de saber o que está funcionando bem e o que pode melhorar.
Definir KPIs claros também ajuda com que todas as áreas da companhia estejam focadas nos mesmos objetivos. Além disso, com relatórios baseados em KPIs, os gestores conseguem tomar decisões mais certeiras, baseadas em dados concretos, e não em “achismos”. Assim, a empresa se torna mais eficiente, consegue alocar melhor seus recursos e lidar de forma mais eficaz com os riscos.
Como definir os KPIs do seu negócio?
Para usar os KPIs, primeiro é preciso diferenciar o que é objetivo do que é indicador de performance. Enquanto os objetivos são qualitativos e existem para alinhar os rumos do negócio, os indicadores-chave são passíveis de medir e de fácil compreensão.
Ou seja, se o seu objetivo é dobrar o número de clientes, você pode dividir esse objetivo qualitativo em indicadores-chave, ou KPIs, como:
- Taxa de conversão no site;
- Taxa de retenção no site;
- Volume de compras/mês.
Em outras palavras, os KPIs oferecem aos gestores e empreendedores uma ideia numérica do progresso ao longo do tempo dos objetivos e metas definidas no planejamento. Isso dá uma visão do desempenho geral dos negócios, podendo torná-lo mais eficiente.
Outra maneira de manter uma boa gestão dos resultados da empresa é com uma conta jurídica que ajude a manter o controle das finanças do seu negócio com menos burocracia e papelada.
A Conta do Nu Empresas, por exemplo, foi desenvolvida para aqueles que precisam de uma conta PJ prática, transparente e confiável para focar no que realmente importa: seu negócio.
Além disso, em poucos cliques é possível identificar todas as contas que você pagou, tem a pagar, pagamentos que recebeu e que tem a receber. Tudo isso por meio do Assistente de Pagamentos e da área "A Receber" do app do Nubank.
Qual a diferença entre KPI e métricas?
Existem algumas diferenças entre métricas gerais e KPIs. É possível metrificar tudo, desde volume de produção, retenção de funcionários, faturamento. Mas nem tudo que é medido pode ser refletido como um indicador de desempenho que vai fazer diferença na saúde do negócio.
Isso quer dizer que todo KPI é uma métrica, mas nem toda métrica pode ser um KPI.
Qual a diferença entre KPI e OKR?
Ambas metodologias medem o desempenho e eficiência das empresas, mas as abordagens são distintas. Os KPIs são indicadores medidos com o objetivo de definir o desempenho e progresso da empresa no tempo.
Por outro lado, os OKRs (Objective and Key Results) oferecem uma quebra detalhada de objetivos qualitativos dentro das organizações. Essa metodologia tem como foco atingir esses objetivos e, não necessariamente, definir indicadores, como os KPIs.
Em outras palavras, a metodologia de OKR define um ou mais objetivos e quebra cada um desses objetivos em resultados. Ou seja, em vez de métricas, o que os gestores acompanham ou buscam são o resultado numérico no tempo.
Leia também:
Private label: saiba o que é e como pode ajudar a sua empresa
O que é nicho de mercado e como usá-lo para empreender
O que é uma holding e qual é a sua função
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.