Pular navegação

Exposição no MASP celebra a obra do pintor Francis Bacon com patrocínio do Nubank e descontos para clientes

De 22 de março a 28 de julho de 2024, o MASP recebe obras originais do pintor irlandês Francis Bacon. Clientes Ultravioleta têm direito a meia-entrada de quarta a domingo e clientes Nubank recebem 25% de desconto ao realizar a compra com um cartão roxinho, na bilheteria física ou online.

Na imagem, aparece ao fundo, desfocada, uma mulher negra com camisa branca e óculos pendurado no peito segurando um cartão roxo do Nubank que aparece focado em primeiro plano. Ao lado dela, também desfocado ao fundo, há um homem branco de cabelos loiros com uma camisa cinza e camiseta roxa escuro por baixo.

O Nubank nasceu, em 2013, para desafiar o status quo, não apenas criando produtos e uma experiência inovadora, que facilitam a vida dos nossos clientes, como apoiando iniciativas que encaram o mundo de um jeito diferente. Por isso, o Nubank é patrocinador master do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), e da exposição "Francis Bacon: a beleza da carne", que acontece de 22 de março a 28 de julho de 2024. 

A exposição sobre Francis Bacon (1909-1992) é a segunda mostra de artes que o Nubank patrocina no MASP. A primeira, “Histórias Indígenas”, apresentou diferentes perspectivas sobre as narrativas indígenas das Américas do Sul e do Norte, Oceania e Escandinávia, por meio de trabalhos de várias origens e períodos, cobrindo desde a época anterior à colonização europeia até o presente. 

Agora, a curadoria de Adriano Pedrosa, diretor artístico do MASP, e Laura Cosendey, curadora-assistente, apresenta um entendimento sobre a cultura queer presente nas obras de Francis Bacon.

Confira, a seguir, mais detalhes sobre a exposição no MASP e a parceria entre o museu e o Nubank.

"Francis Bacon: a beleza da carne": mais de 20 obras do artista irlandês

Pela primeira vez com uma exposição individual de Francis Bacon no Brasil, o MASP faz um panorama revelador sobre as escolhas artísticas do irlandês. Nascido em Dublin, na Irlanda, em 1909, ainda jovem ele foi viver em Berlim, na Alemanha, fugindo da repressão de seus pais sobre sua sexualidade. De volta a Londres, começou a explorar seu talento para a pintura e passou a chamar a atenção com suas pinceladas marcantes.

O contexto da Segunda Guerra Mundial também produziu forte influência sobre sua arte, que já tinha referência no cubismo de Pablo Picasso. Ele se torna mais sombrio, retrata figuras como o Papa Inocêncio X, a partir da obra do pintor espanhol Diego Velázquez, de maneira arrebatadora. É nesse período que Francis Bacon traz pedaços de carne para o universo da pintura, e carrega de densidade as obras a partir de suas experiências pessoais.

Como afirma o MASP: "as palavras de Bacon [em uma entrevista sobre a carne] apontam para certas dualidades que emergem de maneira potente em sua obra: a beleza e o horror, a vida e a morte, a sedução e a destruição, a pintura e o corpo em carne e osso." 

Quanto custa e como comprar ingressos para a exposição "Francis Bacon: a beleza da carne", do MASP?

Os ingressos para a exposição “Francis Bacon: a beleza da carne” podem ser comprados no site do MASP ou diretamente na bilheteria física do museu. Eles custam R$ 60, mas há meia-entrada para estudantes, professores e maiores de 60 anos.

Clientes do Nubank Ultravioleta, a nossa experiência exclusiva para clientes de alta renda, têm direito a meia-entrada de quarta a domingo mediante a compra do ingresso com o cartão do titular da conta. Os demais clientes Nubank contam com 25% de desconto para compra de ingresso com o cartão roxinho.

Além dos descontos nos ingressos, os clientes terão acesso a um benefício adicional nas versões física e online do MASP Loja: um desconto de 50%, para clientes Ultravioleta, e 25%, para usuários Nubank, nos produtos da "Linha MASP". O benefício é válido até 31 de dezembro de 2025, mediante a utilização do cartão na compra.

O MASP tem entrada gratuita todas as terças-feiras, das 10h às 20h (com entrada até as 19h), e toda primeira quinta-feira do mês, das 10h às 18h (com entrada até as 18h). 

Por que o Nubank decidiu firmar uma parceria com o MASP?

Ao se tornar patrocinador master do Museu de Arte de São Paulo, o Nubank quer contribuir para a diversificação das narrativas contadas no campo das artes visuais. Nosso objetivo é apoiar ações que proponham soluções empoderadoras e estruturantes, e que tragam um impacto real na vida das pessoas.

Além disso, acreditamos na importância de evidenciar como o artista, com sua pintura inovadora e impactante, abriu caminhos para a presença queer na cultura visual. 

Por meio deste apoio, o Nubank reforça ainda o seu compromisso com a democratização cultural, pois compreendemos que tanto o acesso à cultura quanto a produção artística são direitos universais, e colabora para o fortalecimento das pautas sociais, que são tão atuais. 

Leia também:

Nubank patrocina o musical "Viva o Povo Brasileiro" e clientes têm desconto

Nubank chega a 80 milhões de clientes no Brasil

Nubank é a quarta instituição financeira com mais clientes no Brasil

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.