Pular navegação

Nubank anuncia iniciativa para educação e tecnologia no Brasil e na Colômbia

Fundo filantrópico vai apoiar talentos locais e lideranças em tecnologia com 36 bolsas de graduação e mestrado no valor total de US$ 1,2 milhão.

Na fotografia aparece um computador cinza claro e na tela dele se vê códigos de programação na tela preta. À direita uma pequena planta em um vaso branco.

O Nubank nasceu, em 2013, como uma empresa de tecnologia que presta serviços financeiros para resolver os problemas das pessoas e acabar com a burocracia no setor. Hoje, já consolidados no mercado, percebemos que ainda existem grandes oportunidades de geração de conhecimento e inovação. Por isso, o fundo filantrópico Give Back vai apoiar o fomento à pesquisa de talentos locais e lideranças no Brasil e na Colômbia.

Serão 36 bolsas distribuídas nos próximos dois anos em um investimento de US$ 1,2 milhão proveniente do fundo filantrópico Give Back, criado para promover impacto positivo em inclusão financeira, tecnologia e inovação, assim como o desenvolvimento de novos líderes. O fundo é apoiado pelo Nubank, gerenciado pela Sitawi e Instituto Phi, e organizações dedicadas a mobilizar e administrar recursos para projetos sociais, a Fundação Estudar, Fundação Lemann e VeR+.

"Ao fomentar o acesso ao estudo superior de ponta para jovens talentos locais, temos a oportunidade de acelerar o processo dessas carreiras e dos futuros líderes, dando suporte para que ideias inovadoras possam de fato acontecer e serem desenvolvidas. No Nubank, acreditamos que a inovação transforma a sociedade e, por isso, investimos em ações de impacto para esse propósito, especialmente via educação"

Guilherme Vieira, diretor de ESG do Nubank.

Abaixo, saiba mais sobre a iniciativa e como devem acontecer os aportes financeiros. 

Como vão funcionar as bolsas no Brasil e na Colômbia? 

O primeiro aporte do fundo vai acontecer na Beca Tech, na Colômbia, um programa de graduação focado nas áreas de ciência e tecnologia para jovens. Em janeiro de 2024, os primeiros selecionados já estarão nas melhores universidades do país para começarem suas carreiras na área de Computação e Engenharia de Sistemas. 

No Brasil, o Give Back vai promover parcerias com duas instituições. A primeira acontece com a Fundação Estudar que, por meio do Programa Tech Fellow, irá oferecer, além das bolsas de estudos para as melhores universidades do Brasil e do mundo, mentorias com líderes de tecnologia, suporte individualizado de carreira e conexões com potenciais investidores e especialistas do setor. 

Para fazer parte do programa, é necessário ter nacionalidade brasileira, estar inscrito ou no processo de inscrição para cursos de graduação ou intercâmbio de longa duração em cursos de tecnologia como engenharia de software, ciência de dados, ciências da computação e outros.

Com a Fundação Lemann, a parceria acontece via Programa Alcance, focado em bolsas de mestrado, apoiando estudantes das áreas de STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, em tradução livre) relacionados a impacto social no Reino Unido. O investimento será realizado junto à Chevening Foundation, organização internacional de bolsas de estudos para programas no Reino Unido. 

Ambos programas, que devem ter seleção e aprovação ao longo de 2024, irão cobrir todos os custos como mensalidade, moradia, visto e passagens.

Como posso participar das iniciativas?

Para se inscrever basta acessar os sites das instituições parceiras e seguir o fluxo de cadastro e aprovação elaborado por cada um deles. Visite os sites da Fundação Estudar, Fundação Lemann e VeR+.

Leia mais:

Relatório ESG do Nubank 2022: conheça os principais indicadores 

NuFuturo: a parceria entre o Nubank e universidades federais para pesquisa em tecnologia

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.