Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Impostos PIS/Cofins são ...

Impostos PIS/Cofins são zerados sobre o diesel e gás de cozinha

Medida tem validade de dois meses para os combustível e de tempo indeterminado para o gás de cozinha. Entenda.



A presidência da República editou, na noite desta segunda-feira, 1o de março, um decreto e uma medida provisória para zerar os impostos PIS/Cofins sobre o diesel e sobre o gás de cozinha.

Para o combustível, a medida tem a duração de dois meses e, para o gás de cozinha, tempo indeterminado. Ou seja: no caso do diesel, esses impostos não serão cobrados apenas pelos próximos dois meses.

A medida vem após a Petrobras, principal distribuidora do combustível e gás nas refinarias brasileiras, confirmar mais um aumento nos preços nas refinarias a partir desta terça-feira, 2 de março, para a gasolina, diesel e gás de cozinha.

O que o corte dos impostos significa?

Os impostos são um dos fatores que compõem o preço final para o consumidor. A expectativa é a de que essa redução venha a impactar o valor pago nos postos e distribuidoras de gás.

Em relação aos combustíveis, essa é a quinta alta nos preços da gasolina e a quarta no preço do diesel, somente em 2021. No acumulado desde o início do ano, o litro da gasolina teve alta de 41,3% e, do diesel, 34,16%.

Falando especificamente do gás de cozinha, o gás de botijão, a alta do mês de março é menor: de 5%.

Vale lembrar: essa alta nos preços se refere aos valores praticados nas refinarias. Até chegar ao consumidor final, são acrescidos impostos, custos e margens das distribuidoras e revendedores de combustíveis.

O que está por trás do preço?

Segundo a Petrobras, hoje o preço da refinaria (cujas cotações são determinadas pela empresa) representa menos da metade do preço cobrado nos postos de combustível – todo o restante que compõe o preço são “impostos estaduais e federais, custos adicionais com o biodiesel e margem da distribuição do diesel e dos postos”.

Esse preço final é determinado pelo mercado – se leva em consideração também a inflação, a oferta e demanda e outros movimentos da economia. São todas essas movimentações que vão ditar qual será o valor para o consumidor final e, por consequência, como todo o mercado se comportará.

Ou seja: na prática, esses aumentos nos preços de combustível e gás nas refinarias acompanham as variações do produto no mercado internacional, de commodities, e da taxa de câmbio.

Entenda mais sobre por que o preço do diesel impacta a economia.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

4.75

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post