Pular navegação

Holanda x Argentina: quem tem mais chances de ganhar e ir para a semifinal?

Não tem jogo fácil na fase final da Copa do Mundo da FIFA 2022™ – muito menos quando o embate é entre duas seleções que só cresceram na competição e têm histórico muito equilibrado. Confira os dados para esta partida.

Foto com fundo roxo mostra um bulldog branco, chamado de Bolinha, sentado e vestido com uma fraldinha preta, com bolinhas de futebol

Não importa o histórico: numa partida que tem a Argentina de um lado, o Bolinha, mascote do NuBolão, e a torcida brasileira estão prontos para torcer para o outro time – independentemente de quem seja. Mas a vontade de quem está na arquibancada nem sempre corresponde à realidade vista em campo. 

O fato é que nesta edição da Copa do Mundo da FIFA™, a equipe de Lionel Messi só demonstrou porque tem dois títulos mundiais. Diferentemente de muitas seleções, a Argentina só cresceu na competição: começou perdendo para a Arábia Saudita e depois engavetou três vitórias seguidas. 

Já a Holanda foi mais linear: estreou ganhando, empatou e depois voltou a vencer. Mas, em campo, jogou melhor partida após partida e mostrou que também está forte. 

As duas seleções se enfrentam e disputam uma vaga na semifinal do mundial nesta sexta-feira, dia 9 de dezembro, às 16h, no estádio de Lusail, em Al Daayen (Catar). Antes de palpitar no bolão, confira as estatísticas para essa partida e veja quem tem mais chances de ganhar.

Tabela da Copa do Mundo da FIFA 2022™: acompanhe o resultado de todos os jogos

Holanda x Argentina: quem vai vencer? 

É difícil definir quem pode ganhar a partida entre Holanda e Argentina. As duas seleções têm qualidades técnicas muito parecidas: são ofensivas, fortes no contra-ataque e têm boa defesa.

Na Copa do Mundo da FIFA 2022™, as duas estão com saldos muito parecidos. A Argentina acumula uma derrota, três vitórias, sete gols marcados e três gols sofridos. Já a Holanda tem um empate, três vitórias, oito gols marcados e dois sofridos. 

Até na história do mundial os resultados desse embate são equilibrados: segundo a FIFA, Holanda e Argentina se enfrentaram cinco vezes em jogos da competição, com duas vitórias para cada lado e um empate: 

  • 1974: Holanda 4 X 0 Argentina 
  • 1978: Holanda 1 X 3 Argentina 
  • 1998: Holanda 2 X 1 Argentina 
  • 2006: Holanda 0 X 0 Argentina 
  • 2014: Holanda 0 X 0 Argentina (os argentinos ganharam nos pênaltis, por 4 a 2) 

As projeções mostram que a partida do mundial de 2022 deve repetir o equilíbrio histórico. O placar mais provável para Holanda x Argentina é de 1 a 1, segundo as estatísticas do economista Samy Dana. O Bolinha, mascote do bolão do Nubank não concorda muito. Para ele, vai dar Argentina neste jogo.

Quais as chances de Holanda e Argentina na Copa do Mundo da FIFA 2022™? 

Apesar do equilíbrio técnico e desempenho parecido no mundial, os argentinos levam vantagem frente aos holandeses e têm mais chances de vencer o mundial, segundo estatísticas de Samy Dana para o projeto futscience.com

Holanda

  • Probabilidade de ganhar o mundial: 5,94%.

Argentina

  • Probabilidade de ganhar o mundial: 12,72%.

Para calcular essas probabilidades, Samy Dana usou uma metodologia baseada no desempenho das seleções nos últimos anos. O FutScience considera, ao menos, 34 variáveis para cada partida, entre elas passe, posse de bola, finalização, assistência e local do jogo.

Holanda: histórico e desempenho no mundial 

A Holanda chegou à Copa do Mundo da FIFA 2022™ com sede de título. Nas últimas edições do mundial, a equipe tem batido na trave: foi três vezes vice-campeã e ganhou o terceiro lugar da competição realizada no Brasil, em 2014. 

No torneio deste ano, o time do técnico Louis van Gaal estreou com uma vitória por 2 a 0 contra Senegal, num jogo em que os holandeses não encontraram dificuldades. Na segunda rodada da fase de grupos, eles foram surpreendidos pela força ofensiva de Equador e empataram em 1 a 1. Depois, conseguiram jogar fácil e venceram o Catar por 2 a 0. 

Nas oitavas de final, os holandeses ganharam de 3 a 1 contra os Estados Unidos – jogo em que poderiam fazer ainda mais gols. Veja os principais números da equipe: 

  • Posição no ranking da FIFA: 8º lugar.
  • Títulos do mundial da FIFA: nenhum. A Holanda bateu na trave três vezes: foi vice-campeã em 1974, 1978 e 2010.
  • Desempenho nas eliminatórias: 10 jogos (7 vitórias, 2 empates e uma derrota).

Argentina: histórico e desempenho no mundial 

A Argentina começou a Copa do Mundo da FIFA™ com um susto: perdeu de 2 a 1 da Arábia Saudita – a primeira zebra da competição de 2022. Mas a equipe se recuperou na segunda rodada e, a partir daí, só ganhou. 

Na fase de grupos, o time argentino conseguiu uma vitória pouco sofrida contra o México, por 2 a 1, e venceu de 2 a 0 contra a Polônia. Já nas oitavas de final, superou a Austrália por 2 a 1. 

Além das vitórias, a equipe liderada pelo técnico Lionel Scaloni tem mostrado bom jogo em campo e o craque do time, o atacante Lionel Messi, já marcou duas vezes no mundial.  

Veja os principais números da equipe: 

  • Posição no ranking da FIFA: 3º lugar.
  • Títulos do mundial da FIFA: dois, de 1978 e 1986.
  • Desempenho nas eliminatórias: sem derrotas em 17 jogos (11 vitórias e 6 empates).

Entrou no clima do mundial e quer participar de um bolão? Entenda como esse jogo funciona:

https://www.youtube.com/watch?v=ieqog91Aro0

Leia também 

Tabela da Copa do Mundo da FIFA 2022™: acompanhe o resultado de todos os jogos

Como aumentar suas chances de ganhar um bolão da Copa do Mundo da FIFA™?

12 fatos e curiosidades sobre a economia do Catar

Inflação do torcedor: quais itens ficaram mais caros e mais baratos?

15 curiosidades e fatos da Copa do Mundo da FIFA 2022™

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.