Pular navegação

Bolão da Copa do Mundo da FIFA Catar 2022™: quais são as chances de ganhar (e tem como aumentá-las)?

Além do Troféu oficial Copa do Mundo da FIFA Catar 2022™, muitos brasileiros também querem o título de campeão do bolão. Saiba mais sobre o jogo e conheça a técnica para aumentar suas chances.

imagem com fundo roxo com símbolo do Nu e da FIFA

A Copa do Mundo da FIFA Catar 2022™ é o maior evento futebolístico do planeta. O torneio tem o poder de fazer muita gente parar o que está fazendo e correr para a frente da televisão só para torcer para o seu país. 

Para muita gente, acompanhar a competição significa também participar do famoso bolão entre amigos, familiares ou colegas de trabalho. 

Mas quais são as chances reais de ganhar um bolão? Tem como aumentar suas chances de acertar? Veja abaixo algumas dicas de qual caminho trilhar para ser o vencedor.

Como funciona um bolão?

Existem alguns modelos de bolão da Copa do Mundo da FIFA Catar 2022™, então o primeiro passo é definir qual deles será utilizado. O mais tradicional é aquele em que a pessoa precisa acertar os placares e as seleções que avançam para as próximas fases.

Todos os palpites devem ser entregues antes mesmo do campeonato começar para evitar trapaças. Mas também é possível inserir novos palpites no decorrer da competição, como oitavas e quartas de final, por exemplo. 

Lembre-se que é para ser divertido. Você pode fazer como achar melhor e definir as suas próprias regras.

Mesmo que alguém não acerte em cheio as seleções, o bolão continua considerando os placares que o competidor preencheu. A premiação pode existir ou não. Fica a critério do grupo que organizou. 

Como fazer um bolão da Copa do Mundo da FIFA Catar 2022™?

Existem sites e aplicativos (gratuitos e pagos) que permitem a criação de uma competição privada com direito a ranking, tabela de jogos e outras funcionalidades. Além de atualizarem automaticamente à medida que os resultados acontecem.

Há quem prefira os velhos e bons papel e caneta, ou as planilhas no computador. Essa forma de organização pode ser mais trabalhosa – e quanto mais participantes, mais difícil de controlar e mais fácil de errar. Por outro lado, ela também permite que o grupo monte as regras como preferir, sem precisar seguir um modelo predefinido.

Modelos de pontuação

Existem várias formas de pontuar em bolões de Copa do Mundo da FIFA Catar 2022™. Entre os mais comuns estão acertar:

  • O placar exato (20 pontos); o vencedor (10 pontos); a quantidade de gols de cada partida (5 pontos);
  • E as seleções que ficarem em 1º, 2º e 3º lugares (50 pontos).

Lembrando que tudo isso é apenas um exemplo, cada bolão pode ser montado como o grupo preferir.

Geralmente, essa parte já vem definida pelo próprio site ou aplicativo que você escolher. Alguns permitem até a personalização da pontuação de cada jogo. 

Para tornar a reta final mais emocionante, vale lançar uma pontuação extra para algum tipo de jogo muito especial, como Brasil X Argentina, por exemplo. Isso acaba dando chance de recuperação para quem está indo mal no bolão.

Como aumentar suas chances de ganhar no bolão?

A pergunta de milhões: dá para saber qual seleção tem chance de chegar na final?

A resposta não é exata, mas existem modelos de probabilidade que ajudam a indicar os resultados mais prováveis baseando-se no desempenho passado das seleções. Um destes modelos foi criado pela equipe do projeto FutScience, que tem o economista Samy Dana entre os seus fundadores.

Segundo ele, na metodologia usada, há mais de um milhão de possibilidades baseadas no desempenho das seleções nos últimos anos. E não para por aí, o FutScience usa ao menos 34 variáveis para cada partida, entre elas: passe, posse de bola, finalização, assistência e local da partida.

Outros itens que também entram em campo para os cálculos são: inteligência artificial, machine learning e big data para computar todos os dados. São criados algoritmos e ferramentas de estatística para o reconhecimento de padrões nos jogos. A partir daí, com a ajuda desses recursos, é possível prever o comportamento das seleções nas partidas.

Além deste, existem diversos outros modelos para pesquisar e tentar aumentar suas chances de ganhar. Na hora de apostar no bolão, a melhor regra é se divertir.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.