Pular navegação

Como aumentar suas chances de ganhar o bolão da Copa do Mundo da FIFA™?

O jogo não é só para quem entende de futebol. Analisar os times, o desempenho deles nas eliminatórias e os jogadores são alguns critérios que podem aumentar a probabilidade de qualquer pessoa acertar os palpites de um bolão.

O bolão não é só para quem entende de futebol. Confira os critérios que podem aumentar a probabilidade de você ganhar esse jogo.

Em anos de Copa do Mundo da FIFA™, é comum ver os grupos de amigos, da família e do trabalho se reunirem para fazer um bolão. O jogo, além de divertido, é para todo mundo, mesmo para quem nem é tão fã assim do mundo da bola. Mas será que tem como dar palpites certeiros, mesmo sem acompanhar futebol? 

Se você fica de fora de um bolão "porque não entende nada dessas coisas", pode mudar de ideia ao final deste texto. Isso porque suas chances de ganhar a brincadeira aumentam se você olhar alguns critérios bem objetivos, segundo o economista Samy Dana, colunista do InvestNews

"Uma pessoa que entende de futebol tem mais chances de ganhar do que uma pessoa que não entende disso e nem de estatística, mas modelos de machine learning e de probabilidade para futebol, historicamente, ganham dos especialistas", diz. 

Ele compartilha algumas dicas com base nesses modelos para aumentar suas chances de ganhar um bolão da Copa do Mundo da FIFA™. Confira abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=ieqog91Aro0

Conheça o modelo de pontuação 

O bolão é um jogo de palpites e ganha quem acertar mais. Num bolão de futebol, as regras mudam de acordo com o modelo de pontuação – que é a forma de ganhar pontos. E conhecer o modelo de pontuação é o primeiro passo para palpitar.

Geralmente, nos bolões mais tradicionais, ganha ponto quem acertar apenas o placar. Mas existem bolões com um modelo de pontuação mais complexo, em que é possível ganhar pontos de várias formas: acertando o time vencedor, o perdedor, o placar do perdedor, a quantidade total de gols da partida etc. 

Não existe um modelo certo ou ideal. Quem faz as regras são os participantes, ou os sites e aplicativos que eles escolhem para jogar.  

Avalie o desempenho dos times nas eliminatórias 

Na Copa do Mundo da FIFA 2022™, 32 seleções participam do torneio. E todas elas tiveram que passar pelas eliminatórias. Ao todo, 211 times de todos os continentes participaram dessa fase, que escolheu quem vai para o mundial no Catar. 

Qual foi o desempenho desses 32 times nessa fase? Na hora de olhar para esse critério, Samy Dana dá uma dica.  

"Às vezes, os times jogaram com adversários muito fracos. Por exemplo, o Irã é um time que fez uma eliminatória invicta, mas jogou contra 'ninguém' praticamente. Se fosse usar só esse critério, o Irã seria o favorito, mas não é." 

Samy Dana

Por isso, veja o que olhar

  • Quem foi melhor nas eliminatórias? Quem venceu o maior número de partidas?  
  • Dos que foram bem, com quem eles jogaram? Esses times eram fortes?
  • Como foi a partida? Busque informações em sites de notícias de esportes para entender se essa seleção ganhou de forma fácil ou difícil. 

Os times que venceram de forma mais tranquila o maior número de jogos nas eliminatórias contra times difíceis são as que estão em uma melhor fase e podem ter mais chances no mundial. 

Olhe o histórico das seleções no mundial

Ainda está perdido? Um critério válido é checar o próprio ranking da FIFA, que mostra quais são as melhores seleções do mundo. Para fazer essa lista, a organização roda um algoritmo que tira ou adiciona pontos de uma equipe a cada partida. Esses pontos podem ser maiores ou menores dependendo do jogo. 

Por exemplo: um jogo amistoso tem menos importância do que partidas de rodadas finais de competições, e jogos eliminatórios têm peso maior do que partidas de fases de grupos. Além disso, esse método considera ainda a força dos dois adversários, e outros elementos como partidas decididas nos pênaltis. 

De acordo com o ranking atualizado no dia 6 de outubro de 2022, o Brasil é o primeiro colocado, seguido pela Bélgica, Argentina, França e Inglaterra.

Cheque a quantidade de chutes a gol 

Pode parecer detalhe, mas esse critério ajuda a entender se um time é mais ofensivo. Em geral, seleções que "vão para cima" têm mais chances.  

"Times que chutam muito a gol obviamente são mais fortes: normalmente times que ganharam muito no passado fizeram isso", afirma Samy Dana. 

No site de estatísticas de futebol Transfermarkt, é possível checar quais jogadores marcaram mais gols na história do mundial. O trabalho aqui é analisar quais desses goleadores estão ativos e se eles foram convocados em seus países.

Conheça o valor de mercado das seleções

O valor de mercado, neste caso, é a soma do quanto um time paga por ano aos jogadores. Em linhas gerais, as seleções que desembolsam mais para manter grandes jogadores têm mais estrutura e investem mais em treinamento e equipe técnica de ponta.  

"Pegar o valor de mercado do time é uma boa, mas eu sempre gosto de tirar os dois jogadores mais valiosos e os dois menos valiosos, porque muitos times valem muito porque apenas um jogador vale muito." 

Samy Dana

Segundo o site Transfermarkt, a seleção com maior valor de mercado é a Inglaterra, com 1,36 bilhões de euros, seguido do Brasil (1,09 bilhões de euros), França (886 milhões de euros), Portugal (882 milhões) e Espanha (805 milhões). 

Faça palpites jogo a jogo 

Colocar os placares de todos os jogos da fase de grupos de uma vez só pode não ser a melhor estratégia. É que muita coisa no meio do caminho pode acontecer: o melhor jogador pode se machucar ou ser expulso, um time desacreditado pode estar num bom dia, o juiz pode ser mais rigoroso. Tudo isso influencia o andamento do torneio. 

Por isso, acompanhe o desempenho de todos os times jogo a jogo, e coloque os seus palpites também com base no que está acontecendo naquele exato momento no mundial. 

Quer chutar? Chute com critério

Se mesmo analisando tudo isso você ainda ficar com dúvidas, dá para chutar com critério. O placar mais frequente da Copa do Mundo da FIFA™ é 1 x 0, depois vem 2 x 1 e 0 x 0. 

"Então, se você tiver que chutar um placar, chute um a zero. Isso considerando aqueles bolões grandes, porque se você chutar um a zero para um bolão de jogo único, muita gente vai empatar com você, mas a chance de você ganhar, mesmo empatando com outras pessoas, é grande", afirma Samy.

E se o jogo for o clássico time forte contra time mais fraco? Não coloque um placar de goleada. De acordo com a empresa de análise de dados Statista, desde o mundial de 1930 até o de 2018, a média de gols por partida já foi maior, mas vem caindo e dificilmente passa dos 3 gols, considerando os últimos torneios. Veja o histórico: 

Edição da Copa do Mundo da FIFA™ Média de gols por partida
Uruguai 19303,89
Itália 19344,12
França 19384,67
Brasil 19504,00
Suíca 19545,38
Suécia 19583,60
Chile 19622,78
Inglaterra 19662,78
México 19702,97
Alemanha 19742,55
Argentina 19782,68
Espanha 19822,81
México 19862,54
Itália 19902,21
Estados Unidos 19942,71
França 19982,67
Coréia do Sul / Japão 20022,52
Alemanha 20062,30
África do Sul 20102,23
Brasil 20142,70
Rússia 20182,60

Vale deixar a emoção de lado na hora de palpitar? 

Não exatamente. Segundo o economista Samy Dana, não existem estudos que provem que deixar a emoção de lado ajuda a palpitar melhor. 

"Eu não acho que as pessoas erram por paixão. Acho que elas acertam mais do que uma pessoa que não é apaixonada por futebol, mas aquele que ganha de todo mundo é quem usa estatística."

Samy Dana

Busque ferramentas

Se a chave para tomar decisões – sejam elas financeiras, de carreira, na família ou no bolão da Copa do Mundo da FIFA™ – é informação e estatística, confira algumas ferramentas que podem te ajudar a palpitar:

  • Probabilidades do InvestNews: o site criou uma página onde elenca as chances de cada time de passar da fase de grupos e de ganhar o mundial.
  • Transfermarkt: o site mostra informações sobre os jogos e estatísticas das seleções e seus jogadores.  
  • Site da FIFA: a própria organização do torneio reúne dados e informações sobre todas as edições do mundial, e também o ranking das seleções – ferramenta valiosa na hora de chutar um placar. 
  • O placar da The Economist: o site de notícias de economia norte-americano criou um infográfico animado com o histórico de placar de todas as partidas dos mundiais, de 1930 até 2018. É possível filtrar os dados e verificar os gols por seleção, por fase, por tempo de jogo etc. 

Qual a probabilidade de ganhar um bolão da Copa do Mundo da FIFA™?

Quanto mais pessoas participarem do bolão, menores são as chances de você ganhar. Por exemplo: num bolão com 20 pessoas, suas chances são de 1 para 20, ou 5%. Se a brincadeira tiver 100 pessoas, a probabilidade de você ganhar é de 1 para 100, ou de 1%. 

Mas essa matemática simples considera que todos os participantes têm chances iguais de ganhar – o que não é verdade. Uma pessoa que chuta sem critério algum e sem pesquisar nada reduz a probabilidade dela de acertar. Ao fazer a lição de casa, seguir algumas das dicas deste texto e usar algumas ferramentas, suas chances são maiores. 

Pode dar zebra e uma seleção ir contra todas as estatísticas? Pode, porque o futebol não é apenas uma ciência exata e outros fatores não mensuráveis entram na conta, como a saúde mental dos jogadores, o apoio da torcida e o clima. E se tudo fosse tão exato neste jogo, as peças já estariam dadas como certas e nem teria graça acompanhar. 

Leia também: 

O que é probabilidade? 

12 fatos e curiosidades sobre a economia do Catar

Dicionário financeiro para amantes do futebol: você é craque no jogo do dinheiro?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.