Pular navegação

Golpe do Delivery cresceu: veja como se proteger

O Procon-SP já estuda medidas para que os pagamentos de delivery sejam feitos apenas pelo aplicativo em que o pedido é realizado. Enquanto isso, saiba como se proteger.

foto de uma moto com um motoqueiro na rua. Foto: Rowan Freeman

O tal do golpe do delivery se popularizou durante a pandemia de Covid-19, e cresceu ainda mais de janeiro a julho deste ano – 136% para ser mais preciso, segundo o Procon-SP. Em um alerta do órgão em julho de 2020, alguns golpistas conseguiram roubar mais de R$ 5 mil de suas vítimas.

De acordo com o órgão, a maioria das reclamações dos consumidores é sobre valores cobrados no cartão que superam o preço original da comida. Outra queixa é o fato das empresas responsáveis pelo serviço não tomarem providências e nem reembolsá-los pelo valor perdido.

Pensando em diminuir a quantidade de golpes, o Procon- SP estuda medidas para que as empresas responsáveis pelos aplicativos de delivery exijam que os pagamentos aconteçam apenas de forma online, diretamente nos aplicativos. Com isso, cobranças no ato da entrega ficariam proibidas.

Só para se ter uma ideia, apenas nos casos registrados no Procon São Paulo, o prejuízo somado pelos consumidores, de janeiro a julho de 2021, já chega a R$ 1,3 milhões.

Leia também: Golpe do delivery: como funciona e como não cair nessa?

Por enquanto, a recomendação do órgão é que as pessoas evitem pagar com cartão na hora de receber o pedido, e que realizem somente compras on-line.

Como se proteger do golpe do delivery?

Algumas ações simples podem te ajudar a se proteger desse tipo de crime. Fique atento e veja as dicas a seguir:

1. Confira o valor digitado na maquininha de cartão

Se você fizer uma compra e, por algum motivo, o visor da maquininha estiver apagado ou danificado, não pague. Afinal, assim você não conseguirá verificar se o valor está correto. Se o entregador disser que vai  levar seu pedido embora, tudo bem. É melhor não arriscar.

2. Verifique se a senha foi digitada na tela certa

Outra forma de processar uma compra indevida é tendo acesso à sua senha do cartão. Alguns golpistas podem fazer com que você pense estar digitando a senha no campo certo, quando na verdade está na tela dos valores. 

Lembre-se de que a tela de senha não mostra números no visor, apenas asteriscos ou bolinhas.

3. Nunca passe dados do cartão por telefone ou app

Os dados do seu cartão são intransferíveis e nunca, por motivo algum, você deve passá-los para terceiros. Confie apenas no aplicativo que você baixou pela loja oficial do seu celular.

4. Desconfie de histórias mal contadas

Quase todos os golpes têm algo em comum: uma história mal contada, algo que não faz muito sentido, e alguém que tenta te convencer do contrário. Se no momento em que você for fazer uma compra perceber alguma situação estranha, suspenda tudo até ter certeza, ou desista da compra.

5. Na dúvida, entre em contato com os canais oficiais

Apps de entrega registram os valores cobrados. Caso ocorra uma cobrança indevida para menos, por exemplo, o aplicativo deve avisar o cliente ou tomar alguma medida.

Se você ficar em dúvida sobre uma entrega, entre em contato com os canais oficiais do app ou do restaurante imediatamente. Nunca conclua o processo se estiver desconfiado.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.