Pular navegação

O que abre e o que fecha no feriado de 2 de novembro?

O feriado de 2 novembro é marcado pela celebração do dia de Finados. Descubra quais serviços funcionam nesta data.

Imagem de duas mãos segurando um bloco de papéis roxos em um escritório. Sobre a mesa do escritório há um celular, uma calculadora, um porta lápis e um caderno preto.

O feriado de 2 novembro de 2023 chegou: neste ano, ele será em uma quinta-feira. A data marca uma celebração importante no calendário nacional e mundial: o Dia de Finados. O feriado acontece em todo o país e, por isso, influencia o funcionamento de serviços públicos e atendimento bancário. 

Os bancos não abrem no feriado de 2 de novembro, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). A Bolsa de Valores (B3) também não opera no feriado, assim como os serviços de atendimento ao público de órgãos como INSS, Correios e Receita Federal. Por isso, é recomendado que você programe seus pagamentos com antecedência. 

Confira, a seguir, uma lista com o que abre e o que fecha no feriado de 2 de novembro e o que fazer caso precise de atendimento. 

Os bancos abrem no feriado de 2 de novembro?

Não, os bancos não abrem no feriado de 2 de novembro. O serviço de atendimento ao público estará fechado, mas retorna normalmente na sexta-feira, dia 3. 

Se você precisa pagar alguma conta, pode fazer isso antes da data ou utilizando o Pix, que funciona normalmente no feriado. Os canais digitais como internet banking e aplicativo também são uma alternativa. 

Agora, se a sua conta vencer justamente no feriado, a data de vencimento passa a ser, automaticamente, o próximo dia útil – neste caso, dia 3 de novembro, sexta-feira. Mas tome cuidado: essa regra não se aplica a boletos de tributos ou impostos. Nestes casos, a antecipação é necessária para evitar juros e multas.

O Nubank funciona no feriado?

O Nubank é uma instituição financeira 100% digital e, por isso, quase todos os nossos serviços operam durante feriados. 

Se você precisar pagar a fatura do seu cartão de crédito utilizando a conta do Nubank, o pagamento será reconhecido na hora. Para uma transferência, use o Pix como alternativa: ele vai continuar funcionando normalmente, a qualquer dia e horário.

Mas, assim como outras instituições financeiras, alguns serviços do Nubank não funcionam no feriado. É o caso de transferências via TED, resgate de investimentos para renda fixa, variável, fundos (incluindo Nu Reserva Imediata) e resgate das Caixinhas com RDB resgate diário. Todos esses serviços não ocorrem no dia 2, mas voltam a ser processados normalmente no dia seguinte.

No Nubank, você pode agendar pagamentos e TEDs no feriado para que as operações sejam concluídas no próximo dia útil. Os boletos com data de vencimento no feriado podem ser pagos sem encargos no dia 3, com exceção de boletos de tributos ou impostos. Nestes casos, o ideal é agendar o pagamento com antecedência para não esquecer. 

O atendimento Nubank funciona no feriado?

Sim, o time de atendimento do Nubank funciona 24 horas por dia, sete dias por semana. Se você tiver algum problema, pode nos procurar a partir de um canal de atendimento oficial, como chat, app, e-mail e telefone.

A Bolsa de Valores abre no feriado?

A B3, a Bolsa de Valores brasileira, não abre no feriado de 2 de novembro. O pregão volta a acontecer normalmente na sexta-feira, dia 3 de novembro.

Os Correios abrem no feriado?

As agências dos Correios também não abrem no feriado de 2 de novembro. O atendimento ao público será retomado na sexta-feira.

O INSS abre no feriado?

As agências do INSS não funcionam para atendimento ao público na quinta-feira, 2 de novembro. Os agendamentos feitos para sexta-feira, dia 3, serão realizados normalmente, segundo o órgão.  

Durante o feriado, você pode usar os serviços do app Meu INSS, disponível para Android e iOS, caso seja necessário, além da Central 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h, no horário de Brasília. Nestes canais, é possível solicitar benefícios e agendar atendimento presencial. 

As agências da Receita Federal abrem no feriado?

Não haverá expediente nas unidades da Receita Federal no dia 2 de novembro. Assim como o INSS, as agências da Receita voltam a operar no dia seguinte. 

Leia mais: 

Compras na Black Friday: como organizar as finanças para aproveitar a data?

Como pagar boletos na conta do Nubank?

Faxina financeira: como aproveitar o feriado para fazer uma limpa nos boletos

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.