Pular navegação

Expo Favela: evento que celebra a potência empreendedora da favela terá patrocínio do Nubank

A feira de negócios acontece de 15 a 17 de abril de 2022 e terá palestras, workshops e painéis discutindo temas como educação, cultura, comunicação e finanças.

O Nubank nasceu com a missão de facilitar a vida financeira das pessoas, propondo soluções inovadoras para ajudá-las a se tornarem as melhores versões de si mesmas. Em 2022, reforçamos esse compromisso ao estabelecer uma parceria com a Expo Favela, primeiro evento de empreendedorismo periférico do Brasil.

O Nubank está patrocinando a Expo Favela como parte da missão de criar uma ponte de diálogo entre startups de comunidades e investidores capazes de acelerar o crescimento desses empreendimentos. A Expo Favela acontece nos dias 15, 16 e 17 de abril de 2022, no complexo empresarial World Trade Center (WTC) na zona sul de São Paulo.

Além do patrocínio do Nubank e da participação das empresas apoiadas pelo Semente Preta (nosso programa de desenvolvimento para startups fundadas e/ou dirigidas por empreendedores negros), o Nu também participará de um painel sobre educação no dia 15, às 17h20. Estarão presentes o rapper e empresário Emicida; a CEO da UX para Minas Pretas, Karen Santos; a Vice-Presidente de Engenharia do Nubank, Fabíola Marchiori; e o escritor e professor João Pedrosa.

Toda empresa nasce de um sonho, e sabemos que pode ser desafiador tirá-los do papel. Por isso, esse encontro é também uma oportunidade para criar uma rede de contatos potente e transformadora, que trabalha em conjunto na intenção de fazer emergir novos talentos das periferias brasileiras. A seguir, você confere tudo sobre a Expo Favela.

O encontro entre a favela e o asfalto: conheça a Expo Favela

Durante três dias o complexo empresarial World Trade Center (WTC), na zona sul de São Paulo, abrirá suas portas para a primeira edição do evento, que tem o patrocínio do Nubank. Entre 15 e 17 de abril de 2022, mais de 15 mil pessoas devem circular pelo evento.

O público poderá participar de palestras, workshops, rodadas de negócios e mentorias. Exposições de arte, desfiles de moda e apresentações de música e dança também entram no roteiro. Haverá ainda um espaço destinado para as 350 empresas participantes mostrarem seus trabalhos e atraírem o olhar de investidores parceiros. 

Todo o trabalho foi idealizado pelo empresário Celso Athayde, fundador da CUFA, a Central Única das Favelas, e CEO da Favela Holding, um grupo formado por mais de 20 empresas que atuam em negócios sociais.

Celso ressalta a importância social de se construir um evento desta magnitude: "A feira é 100% produzida pela favela — desde a direção artística ao roteiro, desde a bilheteria aos manobristas, desde a concepção à captação de recursos".

"Isso surgiu da necessidade de mostrar que favela não é carência, é potência. É mostrar para a própria favela, sobretudo, que ela pode estar num lugar de sócia das operações", explica Celso. 

Nubank fará parte de conferência especial sobre educação

O Nubank estará presente em diferentes momentos da feira. No dia 15 de abril, às 17h20, participaremos de uma mesa especial sobre a relação entre educação, tecnologia e profissionalização.

Com o tema "Educação em Tech – Coletivizando o Futuro do Trabalho", o papo será mediado por João Pedrosa, escritor, professor, apresentador do “Trace Trends” e um dos participantes do programa “Entrevista”, da TV Futura. 

Entre os painelistas estão Fabíola Marchiori, Vice-Presidente e General Manager de Engenharia do Nubank, com experiência na liderança de times de engenharia no mercado financeiro; Emicida, rapper, escritor, apresentador e empresário na Laboratório Fantasma; e Karen Santos, CEO da UX para Minas Pretas, empresa que tem como objetivo apresentar mulheres negras ao mercado de User Experience (UX) e tecnologia.

Ainda no dia 15, outros nubankers participarão de encontros com o público: ao meio dia, Marisa Santana, coordenadora do time de ESG do Nubank, apresentará a palestra "Acesso a Investimento Social Privado - Principais desafios e possíveis caminhos". No fim do dia, às 19h, é a vez de Ian Nunjara, especialista em ESG no Nubank, compartilhar conhecimentos sobre soft skills em uma sessão de mentoria. 

Já no dia 16, quem sobe ao palco da Expo Favela é Helena Bertho, diretora global de Diversidade e Inclusão do Nubank, em uma palestra especial para compartilhar seus conhecimentos e dialogar com o público sobre a importância da diversidade nas empresas. 

Semente Preta: empresas apoiadas pelo Nubank farão parte do evento 

As startups Afro saúde, Akintec, {Parças}, OnlineOS, Team Hub e Toti Diversidade, que fazem parte do Semente Preta, programa de desenvolvimento do Nubank para startups fundadas e dirigidas por empreendedores negros, também participarão dos três dias de Expo Favela. 

Todos estarão em um dos stands do evento, disponíveis para conversar sobre seus trabalhos e sobre como as empresas podem transformar os ambientes onde estão inseridas. Além disso, Caio Rodrigues, da Toti Diversidade (plataforma de ensino para refugiados e migrantes) ministra uma mentoria no dia 17 de abril, às 10h, sobre negócios sociais enquanto ferramentas de transformação de vidas.

Tatiana Santarelli, CEO da Team Hub, startup de recursos humanos e gestão de cultura organizacional que tem como propósito descomplicar o tema, explica que a grande força do evento está justamente nessa possibilidade de trocar conhecimento com outras pessoas.

"É uma grande oportunidade de estar em contato com temas tão urgentes da nossa sociedade, além de ter a possibilidade de me conectar com investidores e empresários interessados em investir no ambiente corporativo e assim gerar melhorias para as pessoas", completa. 

Anote na agenda

A Expo Favela acontece nos dias 15, 16 e 17 de abril, no World Trade Center São Paulo (Av. das Nações Unidas, 12551), a partir das 10h. Os ingressos estão disponíveis em ingressos.expofavela.com.br.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.