Pular navegação

Empréstimo online: o que ele tem de diferente dos outros?

O que muda da versão online para os empréstimos tradicionais oferecidos pelas instituições financeiras.

Empréstimo online: o que ele tem de diferente

Chega o final do mês e você percebe que, por um imprevisto ou descuido, o orçamento não fechará no azul. O que fazer? Para 37% dos brasileiros, a solução é recorrer a um empréstimo online, segundo uma pesquisa do SPC Serasa.

Empréstimo online pode ser entendido como um empréstimo pessoal que têm algumas características parecidas com a dos empréstimos tradicionais, como:

  • As empresas que oferecem costumam fazer análise de crédito do cliente;
  • Há taxas de juros envolvidas no pagamento das parcelas.

No entanto, eles costumam ter algumas vantagens: sua contratação é feita pela internet, sem a necessidade de ir até agências físicas de bancos ou financeiras, e em muitos casos pode ser mais fácil e transparente visualizar os juros que você pagará por eles.

O empréstimo online vem como uma solução para desburocratizar e facilitar o acesso a esse tipo de produto - na verdade, para mais da metade dos brasileiros, conseguir um empréstimo ainda é uma tarefa difícil.

Mas, como qualquer outro empréstimo, é importante lembrar que contratar um empréstimo online é também contratar uma dívida. Ou seja: você precisa ter cuidados - e um planejamento financeiro rígido - antes de fazer um.

Empréstimo online é seguro?

No geral, a resposta é sim. Mas, como com qualquer outro produto financeiro, você deve pesquisar sobre a instituição que oferece o empréstimo online antes de contratá-lo.

Ela é conhecida? Existem reclamações sobre ela na internet? Essas são algumas das questões que devem ser analisadas com cuidado.

Vale lembrar que muitos bancos e instituições tradicionais também oferecem empréstimos online.

Empréstimo online é fácil?

Sem dúvidas, a facilidade é uma das principais vantagens de se contratar um empréstimo online. A contratação costuma levar poucos minutos e o dinheiro cai na sua conta em, normalmente, um dia útil, mas isso varia de acordo com a instituição escolhida.

Também é fácil descobrir quanto, como e por quanto tempo você vai pagar esse empréstimo.

A grande maioria das instituições que oferecem empréstimo online permitem que o cliente faça simulações de empréstimo de diferentes valores, taxas, prazos e parcelas antes de contratar. Por isso, escolher o que mais se adequa em seu contexto e perfil fica mais simples.

Um exemplo de empréstimo online fácil é o empréstimo Nubank - que começa a ser testado com clientes no dia 11 de fevereiro. No nosso próprio aplicativo, você confere qual é o limite pré-aprovado e consegue simular diferentes empréstimos, mudando o valor que deseja receber e em quantas parcelas deseja pagar. O total a ser pago é indicado na tela, junto com os juros cobrados mês a mês.

Quais as vantagens do empréstimo online?

Além da facilidade de conseguir simular e contratar o empréstimo inteiramente pela internet, com total transparência, o empréstimo online tem outras vantagens. Na maioria das vezes, o dinheiro cai em sua conta no mesmo dia ou, no máximo, poucos dias após a confirmação do empréstimo. É um dinheiro rápido que pode te ajudar a sair do aperto em determinada situação.

A principal vantagem, entretanto, é referente às taxas de juros cobradas pelas financeiras que oferecem empréstimo online: as taxas médias do mercado de empréstimos eram de 6,28% ao mês em janeiro deste ano, segundo dados do Procon-SP; no caso de empréstimo online, essas taxas chegam a ser bem menores.

Vale a pena?

Pedir um empréstimo online deve ser uma decisão pensada. Caso contrário, ele pode acabar se virando contra você. Por isso, antes de tudo, você deve se planejar para conseguir pagar as parcelas mensais durante o tempo prometido.

Se este for seu caso, e em comparação com os empréstimos "tradicionais" oferecidos pelos bancos, a resposta é: sim, vale a pena!

Quer saber mais sobre empréstimos?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.