Pular navegação

Empresas têm até 22 de novembro para quitar débitos do Simples Nacional

Prazo inicial era 21 de junho, mas por conta da Pandemia MEIs, Micro e Pequenas Empresas ganharam mais tempo para regularizar os tributos do Simples Nacional referentes ao mês de maio.

Boleto é cringe: imagem de um avião de papel feito a partir de um boleto. uma pessoa está montada nele com os braços abertos e ele voa em direção a um círculo roxo

Micro e pequenas empresas e também microempreendedores individuais (MEIs) terão até o dia 22 de novembro para  quitar os tributos do Simples Nacional referentes ao mês de maio de 2021. 

Em março deste ano, o Comitê Gestor do Simples Nacional prorrogou os prazos para pagamento dos meses de março, abril e maio. A mudança foi uma forma de apoiar as empresas que vinham sofrendo as consequências da pandemia de Covid-19.

Com a mudança, os pagamentos que seriam feitos em abril, maio e junho deste ano começaram a ser realizados a partir de julho, em um total de seis parcelas. 

Vale lembrar que a parcela de maio pode ser paga em duas vezes, em 22 de novembro e 20 de dezembro. Veja detalhes do calendário abaixo.

Cronograma do Simples Nacional 2021

Mês de apuraçãoData Original do PagamentoNovo Prazo
Março20 de abril de 2021Duas vezes: 20 de julho e 20 de agosto de 2021
Abril20 de maio de 2021Duas vezes: 20 de setembro e 20 de outubro de 2021
Maio21 de junho de 2021Duas vezes: 22 de novembro e 20 de dezembro de 2021

O que é o Simples Nacional?

O Simples Nacional é uma forma unificada de arrecadação de  tributos de microempresas e empresas de pequeno porte. Para quem adere ao regime do Simples Nacional, é necessário pagar uma guia — o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS).

Fazem parte do regime, ao todo, oito tributos. A proposta de adiamento vale para cinco deles. Confira na lista abaixo quais são eles:

  • Contribuição Social sobre Lucro Líquido (CSLL);
  • Contribuição para o Programa de Integração e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep);
  • Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins);
  • Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS);
  • Imposto Sobre Serviços (ISS).

Como pagar o DAS?

Para pagar o Simples Nacional, o empreendedor precisa emitir o DAS. Esse é o Documento de Arrecadação do Simples Nacional – ou seja, a guia que a pessoa que optou pelo regime do Simples precisa quitar todo mês.

Confira, abaixo, como pagar o DAS. 

  1. Primeiro é necessário gerar a guia DAS no Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional;
  2. Em seguida, emita o boleto para ser pago em qualquer instituição financeira. E pronto!

Leia também:

O que é DAS, o Documento de Arrecadação do Simples Nacional?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.