Pular navegação

Costa Rica x Alemanha: palpite de placar e as probabilidades de vitória de cada time

Quem diria que a seleção alemã estaria numa situação delicada em uma Copa do Mundo da FIFA™? Os algozes do Brasil precisam vencer a Costa Rica para avançar na competição. Mas será que vão conseguir? Confira dicas para palpitar no bolão.

Foto com fundo bege mostra bulldog francês branco deitado, olhando para o lado, com um cartão vermelho na patinha esquerda.

O Bolinha, mascote do NuBolão, está com o secador nas patinhas. É que a Alemanha vai entrar em campo mais uma vez na Copa do Mundo da FIFA™ e já virou tradição "secar" o time, que fez 7 gols em cima do Brasil no mundial de 2014. 

A partida Costa Rica x Alemanha acontece nesta quinta-feira, dia 1º de dezembro, às 16h, no estádio Al Bayt, em Doha (Catar). E, para a alegria da torcida brasileira, a situação não é muito favorável para a Alemanha, que não começou bem no mundial e precisa vencer os costarriquenhos. 

Mas será que a Costa Rica vai conseguir bater a tradicional seleção alemã? Quem pode ganhar? Qual é o placar mais provável? 

Antes de palpitar no bolão, confira os dados, o histórico de desempenho dos times e as probabilidades para Costa Rica x Alemanha na Copa do Mundo da FIFA™. 

Costa Rica x Alemanha: quem pode ganhar? 

As duas seleções estão nas últimas posições do Grupo E, mas é justamente a Alemanha que está em uma situação mais delicada. A seleção tetracampeã do mundo começou o torneio perdendo de 2 a 1 para o Japão, um time considerado tecnicamente pior que os alemães. Depois, eles conseguiram um empate sofrido, de 1 a 1, com a Espanha. 

Já a Costa Rica tem uma história curta em mundiais. Esta é apenas a sexta participação do time na Copa do Mundo da FIFA™. Neste ano, a seleção costarriquenha protagonizou a primeira goleada do mundial ao perder por 7 a 0 da Espanha. No segundo jogo, contra o Japão, o time conseguiu vencer por 1 a 0, mas passou sufoco em um jogo tenso, com muitos ataques japoneses. 

Como as duas seleções precisam vencer, o jogo promete ser tenso, principalmente do lado alemão. Segundo a FIFA, Costa Rica e Alemanha se enfrentaram uma única vez na história do mundial, em 2006. A Alemanha venceu por 4 a 2. 

Para Costa Rica x Alemanha, o placar mais provável é de 0 x 3, segundo as estatísticas do economista Samy Dana. Para ele, as chances são de 86,4% para a vitória alemã. O Bolinha, mascote do NuBolão, queria discordar, mas também palpita na vitória da Alemanha.

Quais as chances da Costa Rica e da Alemanha na Copa do Mundo da FIFA™? 

Segundo estatísticas de Samy Dana para o projeto futscience.com, as chances da seleção alemã são maiores do que as da Costa Rica. 

Costa Rica

  • Chances de passar da fase de grupos: 10,63%;
  • Probabilidade de ganhar o mundial: 0,07%.

Alemanha

  • Chances de passar da fase de grupos: 78,3%;
  • Probabilidade de ganhar o mundial: 6,78%.

Para calcular essas probabilidades, Samy Dana usou uma metodologia baseada no desempenho das seleções nos últimos anos. O FutScience usa ao menos 34 variáveis para cada partida, entre elas passe, posse de bola, finalização, assistência e local da partida.

Costa Rica: histórico e desempenho no mundial 

A Costa Rica é novata em mundiais. A seleção começou a participar do torneio na edição de 1990, quando caiu nas oitavas de final. Depois, participou das edições de 2002 e 2006, mas não passou da fase de grupos. 

Em seguida, a equipe costarriquenha conseguiu se classificar para três mundiais seguidos: em 2014, 2018 e 2022. O melhor resultado da Costa Rica no torneio foi na edição realizada no Brasil, em 2014, quando só caiu nas quartas de final.   

Na Copa do Mundo da FIFA 2022™, o time está sofrendo, mas pode surpreender. O técnico Luis Fernando Suárez manteve muitos jogadores que participaram da campanha de 2014. Por isso, a Costa Rica tem um time experiente, que marca muito e pode ser perigoso no contra-ataque. Veja os principais números da equipe: 

  • Posição no ranking da FIFA: 31º lugar
  • Títulos do mundial da FIFA: nenhuma. A melhor campanha da Costa Rica no mundial foi em 2014, quando caiu apenas nas quartas de final e ficou na 7ª posição.
  • Desempenho nas eliminatórias: foram 14 jogos (7 vitórias, 4 empates e 3 derrotas). 

Alemanha: histórico e desempenho no mundial 

A Alemanha sustenta o título de tetracampeã do mundo, mas não vive uma boa fase na Copa do Mundo da FIFA 2022™. A equipe, do técnico Hansi Flick, ainda não venceu nenhuma partida e precisa ganhar da Costa Rica para conseguir avançar no mundial – situação bem diferente das últimas edições do torneio.

Além de ter tradição e ser reconhecida por ser muito técnica, a seleção alemã passou quase invicta pelas eliminatórias da Europa, com apenas uma derrota em 10 jogos. Apesar de estar numa situação mais delicada, o time conta com estrelas, incluindo dois algozes do 7 a 1 contra o Brasil, o goleiro Neuer e o meio-campista Thomas Müller.    

Veja os principais números da equipe: 

  • Posição no ranking da FIFA: 11º lugar
  • Títulos do mundial da FIFA: quatro, de 1954, 1974, 1990 e 2014
  • Desempenho nas eliminatórias: 10 jogos (9 vitórias e 1 derrota)

Entrou no clima e quer participar de um bolão? Entenda como funciona esse jogo.

https://www.youtube.com/watch?v=ieqog91Aro0

Leia também 

Como aumentar suas chances de ganhar um bolão da Copa do Mundo da FIFA™?

12 fatos e curiosidades sobre a economia do Catar

Inflação do torcedor: quais itens ficaram mais caros e mais baratos?

15 curiosidades e fatos da Copa do Mundo da FIFA 2022™

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.