Pular navegação

Como obter uma cópia da declaração do Imposto de Renda?

Os contribuintes que precisam do documento podem obter a cópia da declaração do Imposto de Renda pelo Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).

Para facilitar o processo de quem precisa de uma cópia da declaração do Imposto de Renda, a Receita Federal disponibiliza o documento por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC). Ou seja, é possível acessar a declaração sem a necessidade de ir até uma unidade de atendimento presencial.

Se ela não estiver disponível no site, não se preocupe: o contribuinte também pode solicitar a geração da cópia pelo canal de atendimento online (Chat RFB)

Você pode precisar da cópia do Imposto de Renda para comprovar a entrega da declaração de anos anteriores ou para comprovar seus rendimentos e gastos de um determinado ano.

Acompanhe, abaixo, como solicitar a sua. 

Aproveite para assistir ao vídeo abaixo e saiba por que é necessário pagar o Imposto de Renda:

https://www.youtube.com/watch?v=XszhCfj3lp4

Importante: o texto abaixo é um guia para te ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Como conseguir as declarações do Imposto de Renda de anos anteriores?

Antes o serviço de cópia da declaração pelo e-CAC estava disponível somente para aqueles com certificado digital ou pelo Dossiê Digital de Atendimento (Processo Digital). Agora, será possível solicitar a cópia apenas com o login e senha. Basta seguir os passos abaixo:

  1. Acesse o portal e-CAC;
  2. Depois, vá em "Declarações e Demonstrativos";
  3. Clique em "Cópia de Declaração";
  4. Selecione a opção "DIRPF - Declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física";
  5. Escolha o ano de exercício e clique em "Consultar".

Para concluir a operação e fazer o download do arquivo, o contribuinte não precisa apresentar nenhum documento adicional, mas o processo só pode ser realizado em nome do titular da declaração. Seguir as etapas já é suficiente para emitir uma cópia da declaração, e o download do arquivo pode ser feito direto pela plataforma.

Vale lembrar que quem faz a declaração tem uma cópia salva automaticamente no seu computador pelo programa gerador da Receita. Caso o contribuinte não a encontre (tenha trocado de computador, por exemplo, ou perdido seus arquivos por algum motivo), conseguir a cópia da declaração anterior pode ajudar no preenchimento.

Leia também:

Imposto de Renda 2024: tudo o que você precisa saber

Como declarar a conta do Nubank no Imposto de Renda 2024?

Os principais erros na hora de declarar investimentos

Importante: as informações acima são um guia para ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.