Complete abaixo para pedir sua NuConta e seu cartão de crédito

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Conta digital é conta c...

Conta digital é conta corrente ou conta poupança?

Tire suas dúvidas sobre o que é, de fato, uma conta digital, e a qual modalidade ela pertence.

Controladas inteiramente por aplicativos ou pela internet, sem a necessidade de comparecer a agências, enfrentar filas, burocracias e papeladas – essas são algumas das características que tornaram as contas digitais tão famosas nos últimos anos. 

O que é uma conta digital?

Basicamente, uma conta digital pode ser definida como um tipo de conta menos burocrática: ela pode ser aberta e fechada pela internet, totalmente controlada através de aplicativos e, normalmente, não cobra tarifas de manutenção; muitos de seus serviços, como transferências, também tendem a ser gratuitos.

Ou seja: elas são mais práticas e facilitam a vida do usuário.

Entretanto, não existe uma regulamentação específica sobre as contas digitais: o termo abrange diferentes produtos financeiros, com características distintas. Isso porque, hoje, a maioria das contas, dos mais diversos tipos, também já podem ser controladas pela internet e por aplicativos.

Conta digital é corrente ou poupança?

Normalmente, as contas digitais se encaixam na modalidade de contas de pagamentos. Segundo o Banco Central, uma conta de pagamentos pode ser usada para: 

  • realização de saques;
  • pagamentos de contas e de transações realizadas por cartões de débito ou crédito;
  • realização de transferências entre contas mantidas na mesma ou outras instituições.

Mas, exatamente por não haver uma definição exata sobre o que são as contas digitais, elas também podem ser contas-correntes e até contas poupança, contanto que cumpram a promessa de serem controladas totalmente por meios eletrônicos.

A única diferença, entretanto, é que a conta-corrente e conta-poupança devem cumprir com sua regulamentação do Banco Central – e, por isso, nem sempre serão livres de tarifas de manutenção ou de taxas.

A conta-corrente é por onde os clientes de bancos recebem salários, fazem transações para outras contas e instituições e gerenciam seu dinheiro no dia a dia. Os clientes de uma conta-corrente têm direito a um cartão de débito para realizar saques, seja em caixas automáticos do banco ou 24 horas, e todos os gastos feitos nesse cartão usam o saldo da conta-corrente.

Além disso, as contas-correntes devem ser oferecidas, obrigatoriamente, com uma cesta de serviços com custos que variam conforme o que está incluído nela — número de TEDs e DOCs gratuitos, talão de cheques, entre outros. Sempre haverá uma opção gratuita, mesmo que com menos serviços inclusos.

A conta poupança, por sua vez, consiste de uma conta na qual todos os depósitos feitos são aplicados na caderneta de poupança do governo, que garante um rendimento. Ela normalmente não dá direito a um cartão de débito ou a transferências via TED ou DOC – para sacar o dinheiro da poupança é preciso, primeiro, transferi-lo de volta para uma conta-corrente.

Portanto, resumindo: uma conta digital pode ser conta-corrente ou conta-poupança, mas também pode ser de outra modalidade, como uma conta de pagamentos. 

A NuConta, conta digital do Nubank, por exemplo, é uma conta de pagamentos. Saiba mais sobre ela aqui.

Digite seu nome

Quero receber a newsletter
  • Iraimaracaju@bol.com.br
    28 de setembro de 2019, 23h40
    quero aabe sobre a conta digital
    • Fala Nubank
      02 de outubro de 2019, 14h28
      Olá! Aqui neste outro post falamos mais sobre a NuConta, a conta digital do Nubank. :) Abraços!