Pular navegação

Consumo das famílias é o menor em 24 anos, diz IBGE

Dados mostram uma queda de 4,1% do PIB brasileiro em 2020. As famílias também consumiram menos que em toda a série histórica.

no fundo branco, colagem de dois sofás um em frente ao outro, com duas pessoas sentadas sobre cada um. Ao fundo, uma casa e no meio uma forma roxa.

As famílias brasileiras consumiram 5,5% menos em 2020 do que nos últimos 24 anos. Esse é um dos números revelados no dia 3 de março de 2021 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O consumo das famílias é um dos indicadores usados para montar o Produto Interno Bruto (PIB). Segundo o IBGE, o PIB de 2020 teve uma queda de 4,1%, também a pior dos últimos 24 anos.

Por que isso aconteceu?

Segundo a coordenadora de Contas Nacionais, Rebeca Palis, a piora no mercado de trabalho e a necessidade de distanciamento social foram dois dos principais agravantes para a queda na demanda das famílias.

“Mesmo quando começou a flexibilização do distanciamento social, muitas pessoas permaneceram receosas de consumir, principalmente os serviços que podem provocar aglomeração”, afirmou a coordenadora.

Diminuições no PIB costumam significar que a atividade econômica do país está reduzida – o desemprego recorde de 2020, que chegou a 14,6%, sustenta esse argumento para o resultado atual. Com menos dinheiro e apreensão com o futuro, as pessoas compram menos e a produção cai.

Entenda mais a fundo a queda do PIB de 2020

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.