O Nubank nasceu com a missão devolver às pessoas o controle sobre seu dinheiro - e, neste sentido, uma de nossas grandes preocupações é com a segurança dos clientes. Investimos muito em tecnologia e temos um app robusto e seguro para que você possa fazer compras e transferências de forma simples, sem preocupações.
Por isso, ficamos felizes de dividir que clientes do cartão Nubank já podem contar com uma camada a mais de segurança nas compras online feitas com cartão de crédito, que somos um dos primeiros a implementar: o Mastercard Identity Check.
A função, desenvolvida pela Mastercard para compras online, tem como objetivo garantir que as compras feitas no seu cartão de crédito pela internet sejam autenticadas por você e que qualquer tentativa de fraude seja identificada.
O lojista é quem decide se seu site ou app vai contar com a tecnologia Mastercard Identity Check - ou seja, ela pode não estar disponível em todos os sites. Ainda assim, quando estiver, nossos clientes que realizarem compras online receberão um pedido de confirmação pelo app do Nubank.
Abaixo, tiramos as principais dúvidas sobre o Mastercard Identity Check e como ele funciona.
O que é o Mastercard Identity Check?
O Mastercard Identity Check é um protocolo de autenticação de dois fatores usado em compras online. Na prática, ele é uma camada de segurança extra para as compras online feitas no seu cartão de crédito, no débito (nos estabelecimentos onde é permitido) ou cartão virtual, com o objetivo de reduzir as fraudes realizadas neste tipo de compra.
Seu objetivo é garantir para o lojista que quem está realizando aquela compra é o dono do cartão ou que ele reconhece aquela tentativa de compra - e não, por exemplo, alguém que teve acesso aos dados do cartão e está tentando realizar uma compra indevida.
Com esse protocolo de segurança, a compra só é confirmada depois de o cliente confirmar em nosso aplicativo que a reconhece - e somente depois disso que autorizamos a transação e ela pode ser completada.
Este é mais um dos nossos esforços de segurança para garantir que nossos clientes terão a melhor e mais segura experiência com nossos produtos, especialmente em compras online.
Como funciona o Mastercard Identity Check?
Quando uma compra online for realizada em alguns sites de e-commerce ou aplicativos usando seu cartão de crédito ou um cartão virtual gerado pelo app, enviaremos uma notificação para seu celular pedindo que você abra o aplicativo do Nubank e confirme que é você quem está realizando aquela compra - basta escolher entre as opções “sim” ou “não" que aparecem no final da tela. Não pediremos a senha do cartão ou nenhuma informação adicional.
Vamos informar o valor exato da compra e o nome do estabelecimento onde ela é feita, como mostramos na tela abaixo:
É importante dizer que nem sempre o nome do estabelecimento registrado na autorização (escolhido pelo próprio lojista) é igual ao nome fantasia, o que pode acabar gerando alguma confusão por parecer que se trata de um estabelecimento diferente. Vale ficar atento para não deixar de reconhecer uma compra por isso.
Outro detalhe é o tempo levado para autenticar a transação em seu aplicativo - ele deve ser de no máximo três minutos; no site onde você realizar a compra, será mostrado quanto tempo resta para confirmar. Se o tempo expirar sem que ela seja confirmada, o cartão será bloqueado temporariamente; na próxima vez que o usuário acessar o app, ele poderá desbloquear o cartão. A compra não será autorizada.
Isso vale somente para o cartão físico? E o cartão virtual?
Tanto as compras online feitas usando o cartão físico quanto o cartão virtual, gerado pelo aplicativo, contam com este protocolo de segurança.
Vale acrescentar que é mais prático usar o cartão virtual nas suas compras online: se você tiver algum problema, basta excluir o cartão em nosso aplicativo e gerar outro no mesmo momento; é simples e rápido. No caso do cartão físico, é necessário pedir o seu cancelamento e pedir a emissão de outro.
O protocolo é usado em compras físicas?
Não - ele é usado somente nas transações online. Entendemos que as compras em estabelecimentos físicos, por serem feitas com o cartão em mãos e, na maioria das vezes, com autenticação da senha de 4 dígitos, não precisam que a gente confirme a transação.
Isso vale para todos os e-commerces?
Não. O uso do protocolo é uma opção do lojista: ele quem decide se a compra precisa ou não ser confirmada pelo dono do cartão de crédito. Por isso, compras feitas em uma loja podem pedir a confirmação através do nosso aplicativo e outras, não.
Isso não significa que você está menos seguro nos sites que não pedem a confirmação - se você não reconhecer uma compra feita no seu cartão, basta reportar através do nosso app e, se necessário, entrar em contato com nosso time de atendimento.
Veja mais: como fazer estorno do cartão Nubank.
Não reconheço a compra - o que será feito?
Se a tentativa de compra for negada pelo nosso aplicativo, bloquearemos seu cartão de crédito e recomendamos que você solicite a emissão de um novo - afinal, pode se tratar de um caso em que alguém teve acesso às informações de seu cartão de maneira indevida.
O processo é mais simples se a compra tiver sido feita usando um cartão virtual gerado pelo nosso aplicativo: basta excluir o cartão usado e gerar outro na mesma hora. Assim, não é necessário esperar a chegada de um novo cartão físico e você pode continuar fazendo transações normalmente.
Estava sem bateria no meu celular e não consegui confirmar - e agora?
Neste caso, o prazo para confirmar expira, a compra é negada e o cartão é bloqueado temporariamente. Quando acessar o aplicativo novamente, é só desbloquear o seu cartão e, se desejar, realizar a compra de novo.
Como fazer uma compra segura na internet?
Uma pesquisa aponta que quase 40% dos brasileiros se sentem inseguros na hora de fazer uma compra online, o segundo pior número no ranking de países latinos. Ainda que comprar pela internet possa causar algumas preocupações, especialmente com golpes ou fraudes, existem maneiras de fazer compras online com mais segurança - nós listamos algumas delas aqui.