Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Como reconhecer firma on...

Como reconhecer firma online?

Desde 18 de outubro de 2021, todos os cartórios de notas do Brasil já podem fazer o reconhecimento pela internet usando blockchain. Saiba mais.



Se você já precisou fazer o reconhecimento de firma de um documento, sabe que esse pode ser um processo bem burocrático – e, dependendo das filas, bastante demorado. A boa notícia é que, desde 18 de outubro de 2021, já dá para reconhecer firma online em todos os cartórios de notas do Brasil.

É isso mesmo: você não precisa mais ir até o cartório pessoalmente para fazer o reconhecimento de firma por autenticidade exigido em documentos como de transferência de veículos, fiador no contrato de locação, entre outros. Agora, dá para fazer isso pela internet.

Isso é possível porque, no dia 18 de outubro de 2021, os cartórios de notas do Brasil (que estão conectados à plataforma e-Notariado, do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal) passaram a reconhecer firma online usando a tecnologia blockchain – a mesma utilizada pelo bitcoin e outras criptomoedas.

Vale dizer que isso só vale para reconhecimento de firma por autenticidade, quando a pessoa precisava ir até o cartório assinar o documento na frente do tabelião. O reconhecimento de firma por semelhança, que é feito no balcão do cartório, continua sendo realizado presencialmente.

Veja, abaixo, como reconhecer firma online.

Como reconhecer firma online?

Para reconhecer firma online, é necessário ter uma firma aberta no cartório onde o reconhecimento vai ser realizado. Além disso, é necessário ter um certificado digital notarizado ou do sistema nacional brasileiro de certificação digital, o ICP-Brasil. 

Caso você não tenha o certificado digital notarizado, é possível obtê-lo gratuitamente em um Tabelionato de Notas credenciado. Isso pode ser feito de forma presencial ou remota, por videoconferência.

Depois, basta assinar o documento original e enviar ao cartório que tem a firma aberta. Então, é agendada uma videoconferência para confirmar a identidade e capacidade civil (ou seja, de tomar decisões) de quem solicitou o reconhecimento.

Feito isso, é preciso assinar de forma eletrônica um termo de validação. Em seguida, o tabelião reconhece a firma no documento original, que fica disponível para ser retirado ou entregue à pessoa.

Lembrando que isso é válido para reconhecimento de firma por autenticidade, não por semelhança.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

4.4

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post