Pular navegação

Censo 2022: o que é, por que existe e outras perguntas e respostas

O Censo 2022 vai de agosto a outubro e deve ouvir brasileiros espalhados por mais de 75 milhões de moradias. Veja as principais perguntas e respostas sobre a pesquisa e saiba para que ela serve.

Entenda o que é o Censo 2022, como funciona e por que ele existe.

Quem são os brasileiros? Quantos são? Como vivem? Essas são as principais perguntas que o Censo 2022 pretende responder. Desde o dia 1º de agosto, milhares de recenseadores (os pesquisadores que vão de porta em porta) começaram a visitar as casas dos 215 milhões de brasileiros que vivem no país. 

A princípio, essa grande pesquisa vai até outubro, mas esse prazo pode ser estendido. O objetivo é conseguir ouvir as pessoas que moram nos 75 milhões de domicílios do país. 

Mas por que o censo existe? Para que ele serve e o que busca entender? Como essa pesquisa vai acontecer na prática? Confira, abaixo, as principais perguntas sobre o Censo 2022 e entenda por que ele é tão importante para a economia e para a sua vida.

Neste artigo, você vai saber:

  • O que é o censo?
  • Para que serve o censo?
  • Quando ocorre o Censo 2022?
  • Quais são as perguntas do censo?
  • É possível responder o censo online?
  • As pessoas são obrigadas a responder o censo?
  • Como identificar um recenseador? 

O que é o censo? 

O censo é um estudo realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) para entender o perfil dos brasileiros, com quem vivem e como vivem. Ou seja, ele é um raio-x de quem mora no Brasil.

Essa pesquisa é feita a cada 10 anos. Originalmente, ela deveria ter acontecido em 2020, mas foi adiada primeiro por causa da pandemia e depois por falta de recursos. Assim, o Censo 2022 vai acontecer 12 anos após a última pesquisa.

O censo precisa de muito investimento para acontecer. Segundo o IBGE, ao todo, mais de 210 mil pessoas serão contratadas temporariamente até o fim do Censo 2022. Elas farão a coleta de dados, supervisão, darão apoio técnico-administrativo e atuarão na apuração dos resultados.

Por que o censo existe e para que ele serve? 

Um dos principais objetivos do censo é entender onde e para qual segmento da população é preciso destinar mais dinheiro público. E só é possível fazer isso com um retrato do país em mãos. 

Para que os dados do censo são usados?

Segundo o IBGE, os dados do Censo 2022 serão utilizados em programas e projetos que vão contribuir principalmente para:

  • Acompanhar o crescimento, a distribuição geográfica e a evolução das características da população ao longo do tempo;
  • Identificar áreas de investimentos prioritárias em saúde, educação, habitação, transportes, energia e programas de assistência a crianças, jovens e idosos;
  • Selecionar locais que necessitam de programas de estímulo ao crescimento econômico e ao desenvolvimento social.

Empresas também podem usar os dados do censo? 

Sim. Os dados do Censo 2022 não servem apenas para o poder público. A iniciativa privada também toma muitas decisões com base nos resultados da pesquisa. Veja alguns usos comuns: 

  • Para selecionar locais para a instalação de fábricas, supermercados, shopping centers, escolas, creches, cinemas, restaurantes, lojas etc;
  • Na análise do perfil da mão-de-obra brasileira;
  • Em análise acadêmica do perfil sociodemográfico e econômico da população. 

Como as pessoas físicas podem usar os dados? 

O censo consegue identificar as condições de vida das pessoas no país e entender se serviços públicos essenciais, como água e energia, por exemplo, estão sendo fornecidos. Ou seja, com o censo fica mais fácil identificar problemas que afetam o seu dia a dia. 

Com esses dados em mãos, os brasileiros podem reivindicar maior atenção do governo municipal ou estadual para questões específicas, como expansão da rede de água e esgoto, expansão da rede telefônica, acesso à internet etc.

Quando ocorre o Censo 2022? 

A coleta de dados na casa das pessoas acontece do dia 1º de agosto até outubro de 2022, mas esse prazo pode se estender. Depois, o Censo 2022 entra na fase de análise dos dados. Os primeiros resultados devem ser divulgados ainda neste ano. 

Quais são as perguntas do Censo 2022? 

O censo tem a missão de entender como vivem os brasileiros. Para isso, o IBGE faz perguntas sobre a vida, a moradia, a renda, o trabalho e a educação das pessoas. 

Existem três tipos de questionário no Censo 2022: o questionário básico, o questionário completo e o questionário de abordagem indígena.

Questionário básico do Censo 2022

No questionário básico existem 26 perguntas. Veja os principais temas abordados:

  • Identificação da moradia: onde ela fica e o tipo dela. 
  • Características da moradia: entender se a casa tem acesso a serviços públicos como água, esgoto, luz, coleta de lixo etc.
  • Identificação dos moradores: quantas pessoas moram na casa, se existem crianças, gênero, idade, relação de parentesco. 
  • Identificação étnico-racial: qual raça-etnia os moradores da casa se identificam.
  • Educação: conhecer a escolaridade das pessoas. 
  • Trabalho e rendimento: assim, é possível saber quanto ganham os brasileiros e suas condições de trabalho. 

Questionário completo do Censo 2022

Nesse questionário, o IBGE aprofunda as perguntas sobre os temas abordados no questionário básico e também trata sobre os seguintes pontos: 

  • Estado civil: entender o vínculo entre os casais pesquisados.
  • Núcleo familiar: perguntas sobre os pais dos moradores.
  • Fecundidade: perguntas sobre os filhos dos moradores.
  • Religião ou culto: perguntas sobre as escolhas religiosas.
  • Pessoas com deficiência: entender se existem pessoas com deficiência na moradia e a natureza dessa deficiência.
  • Migração: neste bloco, o IBGE pergunta se os moradores nasceram no município ou estado onde moram.

Ao todo, o questionário completo tem 77 perguntas. 

Questionário de abordagem indígena

Esse questionário só será aplicado para pessoas que vivem em comunidades indígenas. Veja quais perguntas são feitas: 

  • Identificação do informante: os dados de quem está respondendo.
  • Aldeia/Comunidade: perguntas sobre a comunidade e suas lideranças.
  • Infraestrutura da aldeia: entender se a comunidade tem serviços básicos, como escolas, postos de saúde, locais para atividades comunitárias, rede de telefonia, água, luz, energia etc.
  • Educação: questões sobre a escolaridade das pessoas. 
  • Saúde: perguntas sobre o acesso a atendimento médico.
  • Hábitos e práticas: como funcionam as comunidades no dia a dia.

Como pessoas indígenas lidam com dinheiro? Ouça abaixo.

https://www.youtube.com/watch?v=vQxJ8_A-Bzw

Qual questionário terei de responder: o básico ou completo? 

Para coletar os dados, os recenseadores usam um Dispositivo Móvel de Coleta, uma espécie de tablet especial para o Censo 2022. Na hora da pesquisa, esse dispositivo apresenta de forma aleatória o questionário que será aplicado. 

Ou seja, não tem como saber qual questionário será aplicado antes de o recenseador iniciar a coleta dos dados. 

Posso responder o censo online? 

É possível responder o Censo 2022 presencialmente, pela internet ou por telefone, mas o foco do IBGE é nas respostas presenciais. 

Caso o recenseador não consiga falar com alguém na primeira visita, ele precisa voltar na moradia mais quatro vezes, além de tentar o contato via telefone. 

Se mesmo após essas tentativas, o recenseador não conseguir falar com alguém da casa, o morador receberá uma notificação por carta. Nessa carta, há um e-ticket, uma espécie de código, válido por dez dias para o preenchimento da pesquisa pela internet. 

Caso a pessoa não termine de preencher a pesquisa pela internet, ela será contatada via telefone. Em caso de dúvidas sobre o preenchimento, a pessoa pode ligar para o Centro de Apoio ao Censo, no número 0800-721-8181. 

Durante a visita do recenseador, você pode escolher responder pela internet ou telefone, se quiser. Ele vai gerar um e-ticket que te dá sete dias para responder à pesquisa.

Sou obrigado a responder o censo? 

Sim. Segundo a Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, "toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou de direito privado que esteja sob a jurisdição da lei brasileira é obrigada a prestar as informações solicitadas pela Fundação IBGE para a execução do Plano Nacional de Estatística". 

Apesar disso, a mesma lei define que suas informações são confidenciais. Ou seja, o IBGE não vai passar os seus dados individuais para qualquer pessoa ou empresa, e nem divulgá-los. 

Segundo o IBGE, as informações prestadas não serão vistas por pessoas que não fazem parte do censo. E se alguém violar esse sigilo será punido com demissão e ainda estará sujeito a processo criminal.

Quantas pessoas serão ouvidas no Censo 2022?

A ideia é que o IBGE consiga visitar as 5.570 cidades brasileiras para coletar os dados de pessoas que vivem nos 75 milhões de lares do país.

O Censo 2022 também visitará territórios quilombolas pela primeira vez em sua história. Nesse caso, foram consideradas áreas delimitadas pelo Incra e pelos institutos estaduais de terra. Ao todo, 5.972 localidades quilombolas no país devem ser visitadas pelos recenseadores.

Todas as pessoas da casa serão entrevistadas? 

Não. Apenas uma pessoa do domicílio responderá as perguntas, desde que ela tenha mais de 12 anos de idade. Ela representará todos os moradores.  

Quem são os recenseadores? 

São pessoas que se inscreveram no IBGE para trabalhar no Censo 2022. Só podiam se inscrever brasileiros ou portugueses que moram no Brasil, com idade a partir de 18 anos, com ensino médio completo e que estivessem em dia com a Justiça Eleitoral brasileira.  

Eles são contratados temporariamente apenas para realizar a coleta dos dados.

Como identificar um recenseador?

Alguém bateu à sua porta dizendo que trabalha no Censo 2022? Veja as dicas do IBGE para verificar se essa pessoa é mesmo um recenseador. 

  • Todo recenseador usa um colete azul com a identificação do IBGE;
  • Também usa um boné com a identificação do IBGE;
  • Eles portam o Dispositivo Móvel de Coleta, uma espécie de tablet;
  • O item principal é o crachá de identificação. Ele tem foto, nome, função e número de matrícula do recenseador. Além disso, o crachá tem o telefone da Central de Apoio ao Censo e conta com um QR Code, que pode ser lido pela câmera do seu celular e que traz as informações sobre o recenseador. 

Leia também: 

Censo 2022: como saber se é verdade e não golpe?

Como pessoas indígenas lidam com o dinheiro?

Guia do planejamento financeiro: tudo o que você precisa saber para fazer uma virada nas suas contas

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.