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Bloqueio cautelar de transações do Pix: como funciona no Nubank?

Medida adicional de segurança tem o objetivo de melhorar a identificação de fraudes nas transferências recebidas.
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O Pix completou um ano em novembro de 2021. Nos últimos 12 meses, o meio de pagamento instantâneo acumulou mais de 100 milhões de usuários, cerca de 330 milhões de chaves cadastradas e mais de R$ 1,6 trilhão movimentados, segundo o Banco Central.

No Nubank, estamos focados em oferecer a melhor experiência com o Pix seguindo as normas do Banco Central. Por isso, entra em funcionamento, no dia 16 de novembro, mais uma medida para tornar o sistema ainda mais seguro e proteger os usuários: o bloqueio cautelar de transações do Pix.

O objetivo desse mecanismo é melhorar a identificação de potenciais fraudes e evitar que transações suspeitas sejam realizadas, protegendo o dinheiro das vítimas.

Abaixo, entenda o que é o bloqueio cautelar de transações do Pix e como ele funciona – inclusive no Nubank.

O que é o bloqueio cautelar de transações do Pix?

Desde seu lançamento, o Pix sempre contou com diversas camadas de segurança e mecanismos antifraude que tornam o sistema seguro. Mas, com a popularidade do meio de pagamento instantâneo, cresceu o número de golpes e fraudes envolvendo o Pix. 

Então, para trazer ainda mais segurança aos usuários, o Banco Central implementou o bloqueio cautelar de transações do Pix, uma camada adicional de verificação para todas as transferências que bancos e instituições financeiras recebem pelo meio de pagamento instantâneo.

Com isso, quem foi vítima de um golpe usando o Pix tem mais chances de receber o dinheiro de volta antes dele entrar na conta do fraudador.

Como funciona o bloqueio cautelar do Pix?

O bloqueio cautelar funciona como uma etapa extra de verificação das transações do Pix. O objetivo é manter a praticidade, agilidade e disponibilidade do meio de pagamento instantâneo, protegendo ainda mais os usuários de possíveis fraudes.

Funciona assim: todas as transações Pix recebidas por uma instituição, como o Nubank, passam por uma análise automática. Isso é feito em poucos segundos por um sistema treinado para essa função (um algoritmo, em termo mais técnico).

Se o sistema identificar que está tudo certo com a transação, ou seja, que não é uma fraude, o saldo é depositado na conta da pessoa recebedora. Isso acontece em segundos, assim como sempre foi com o Pix.

Por outro lado, se o sistema identifica algum fator de risco, o dinheiro fica bloqueado enquanto uma análise manual é realizada pelo nosso time de segurança. Isso pode levar até 72 horas. Nesse intervalo, os clientes poderão enviar comprovantes da veracidade da transferência sob análise.

Caso a fraude seja confirmada, o dinheiro é devolvido automaticamente para a pessoa que fez o Pix. Caso ela não seja confirmada, o dinheiro é liberado e pode ser usado sem restrições por quem recebeu a transferência.

O que isso significa para suas transações Pix no Nubank?

O objetivo do bloqueio cautelar é tornar as transações do Pix ainda mais seguras sem interferir na experiência que os usuários tanto amam. Mas, por causa do período de 72 horas de análise para transações bloqueadas, algumas pessoas podem acabar sendo impactadas. 

Se este é o seu caso, é importante dizer que apenas o valor da transação em análise fica congelado. O saldo restante, além de todos os demais produtos e serviços da sua conta, continuam funcionando normalmente.

Essa é uma medida para tornar a sua vida financeira ainda mais segura e que vai valer para todos as instituições que recebem transações via Pix, por isso pedimos sua compreensão. Se precisar, entre em contato com nosso time de atendimento pelo chat, email ou telefone.

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