Área "A receber" da conta PJ do Nubank: saiba como funciona

Entenda as opções da área "A receber" da conta PJ do Nubank, que permite que empreendedores acompanhem os pagamentos sem sair do app.
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A conta PJ do Nubank nasceu para simplificar a vida de Microempreendedores Individuais, pessoas autônomas e donos de pequenos negócios, facilitando o dia a dia e permitindo que ele dedique tempo ao que realmente importa: sua empresa. A área "A receber" , que fica dentro da aba de Gestão, faz parte disso. Nela, os empreendedores podem verificar os valores recebidos no mês e acompanhar os pagamentos de seus clientes direto pelo app. Ou seja, é como se fosse o seu caderninho de cobranças dentro do aplicativo do Nubank.

Abaixo, saiba o que é essa ferramenta, como ela funciona e como utilizá-la.

https://www.youtube.com/watch?v=p8qc1eeTG6E

O que é e como funciona a área "A receber" na conta PJ?

A área "A receber", que fica dentro da aba de "Gestão", é uma ferramenta do app Nubank, que ajuda a organizar e acompanhar as cobranças enviadas e recebidas dos clientes. Ela permite:

  • Gerar cobranças de qualquer valor a partir de R$6, escolhendo a data de vencimento (em caso de boletos) e forma de pagamento (Pix ou boleto);
  • Acompanhar todas as suas cobranças dos últimos 7, 15 e 30 dias, em um lugar só;
  • Ver as cobranças pendentes, pagas, vencidas e canceladas;
  • Ver o valor total das cobranças recebidas no mês pela página inicial.

Ou seja, ela ajuda os pequenos empreendedores a terem controle das suas cobranças em tempo real, de um jeito simples, prático e rápido.

A área "A receber" permite que você tenha uma visão completa sobre os pagamentos do seu negócio, com informações claras sobre o status das cobranças, período e dados dos pagadores.

Para que 100% das cobranças sejam registradas e controladas pela ferramenta, é necessário que elas sejam geradas na área "Cobrar". 

É possível cobrar clientes por Pix ou por boleto e ainda personalizar a mensagem de cobrança, tornando o processo mais amigável. Além disso, ao gerar uma cobrança, ela pode ser encaminhada por WhatsApp. Também é possível reenviar automaticamente uma cobrança pendente, facilitando a atividade de cobrar pagamentos em aberto.

Como enviar uma cobrança na conta PJ do Nubank?

Enviar uma cobrança pelo app do Nubank é simples. Abaixo, entenda as etapas do processo:

  • Na tela inicial do app do Nubank, toque em "Cobrar";
  • Escolha a forma de pagamento dessa cobrança: transferência via Pix, boleto, link de pagamento ou tap do Pay;
  • Depois, siga as orientações e confirme;
  • A cobrança pode ser enviada diretamente pelo WhatsApp ou compartilhada por outras mídias (SMS, e-mail, etc). 
  • Ao receber o link, seu cliente só precisa clicar nele, copiar o código por meio do "copia e cola", pagar de qualquer banco e pronto! O processo estará concluído.

Se você estiver com o seu cliente presencialmente, é só mostrar o QR Code. Nesse caso, ele só precisa abrir o app do banco dele para ler o código que você gerou. 

Importante: se você escolher a opção de cobrança por boleto, é só encaminhar o código do boleto pelo WhatsApp (ou outras mídias) para o seu cliente.

Como acompanhar o status de pagamento?

Acompanhar o status das suas cobranças é tão simples quanto gerar uma. Todas as cobranças já enviadas pela área de cobranças ficam registradas no histórico da ferramenta e você pode acompanhar o status de pagamento a qualquer momento, bem como verificar detalhes de cada cobrança.

Para acompanhar suas cobranças, siga as instruções abaixo.

  • Na página inicial da Conta PJ, clique na aba de "Gestão";
  • Em seguida, acesse a área "A receber";
  • Na tela seguinte vão aparecer todas as cobranças geradas pela sua empresa com os nomes que você definiu. Como "venda guitarra", por exemplo;
  • Cada cobrança tem seu status, como "pago", "pendente", "vencido" ou "cancelado".

Para melhor acompanhamento das cobranças e organização, é fundamental dar nomes para cada cobrança. Você pode dar nomes, por exemplo, ao produto vendido + data; serviço + data; nome do cliente + data; produto + cliente, só o nome do produto, entre outros. O nome é customizado, ou seja, você pode se organizar da forma que achar melhor.

Por exemplo: unha de gel Amanda ou unha de gel 28/07.

Vale dizer que, se uma cobrança por boleto estiver marcada como vencida, ela ainda pode ser reconhecida em até um dia útil depois da data de vencimento, porque o cliente pode ter feito o pagamento no último dia.

Como reenviar cobranças atrasadas?

Se o seu cliente esquecer de pagar ou atrasar os pagamentos, você pode reenviar a cobrança, desde que ela ainda não esteja vencida, personalizando uma nova mensagem de reforço. Essa mensagem vai dentro da cobrança que pode ser enviada para o seu cliente da forma que você achar melhor.

Isso acaba com aquela rotina de precisar entrar no app do banco para checar se o cliente em atraso pagou.

Caso a cobrança esteja vencida e você quiser adicionar algum tipo de multa ou juros, é só gerar uma nova cobrança no procedimento padrão com o valor ajustado.

Para reenviar uma cobrança já feita, faça o seguinte:

  • Em "Minhas Vendas", selecione a cobrança que deseja reenviar;
  • Em seguida, clique no botão "Reenviar" na parte superior da tela;
  • Você pode personalizar a mensagem reforçando a cobrança;
  • Depois, é só compartilhar a cobrança pelo WhatsApp ou outros apps de mensagens.

Existe algum limite de cobranças a serem enviadas por mês? 

Não. É possível enviar quantas cobranças quiser. Alguns negócios precisam fazer muitas transações por dia e o nosso objetivo é que, independentemente do volume de vendas do seu negócio, a área "A receber" consiga te ajudar.

Vale destacar: todas as cobranças geradas por Pix são gratuitas, independentemente de quantas você fizer, mas existe uma taxa de R$1,65 por cada boleto de cobrança recebido.

Como cancelar uma cobrança na conta PJ do Nubank?

Caso você deseje cancelar uma cobrança por qualquer motivo, não tem complicação, basta que ela ainda não esteja vencida. É só fazer assim:

  • Toque na área "A receber" e selecione a cobrança que deseja cancelar;
  • Abra a cobrança e toque no botão "cancelar cobrança" no topo da tela;
  • Selecione o botão "Sim, cancelar" para confirmar a operação;
  • Pronto! A sua cobrança será cancelada. 

O cancelamento poderá levar até 24 horas para ser concluído. Caso o pagamento já tenha sido feito, você receberá o valor na sua conta mesmo após o cancelamento.

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