Pular navegação

Me salva patroa: Anitta e Linn da Quebrada ajudam convidada a colocar ordem na vida financeira

No terceiro episódio do Papo de Patroa, as artistas e o economista do Nubank, Pedro Mota, compartilharam dicas para organizar o orçamento, guardar dinheiro e investir.

Anitta e Linn da Quebrada

Começar alguma coisa nem sempre é fácil. E quando o assunto é organização financeira, é natural não saber nem dar o primeiro passo. Essa dificuldade é o tema principal do terceiro episódio do Papo de Patroa, talk show criado pelo Nubank, apresentado pelas cantoras Anitta e Linn da Quebrada, nome artístico de Lina Pereira. 

As artistas e o economista e especialista em investimentos do Nubank, Pedro Mota, receberam uma convidada especial para falar sobre como guardar dinheiro para realizar metas. A maquiadora e produtora de conteúdo Beberes é de Salvador e mandou um pedido de ajuda para Anitta e Lina.

"Eu preciso muito dar um up na minha carreira, mas está difícil com a minha desorganização financeira. Vou te dizer uma coisa, tá uma completa bagunça”, admitiu.

Anitta e Linn da Quebrada toparam o desafio junto como o economista Pedro, e convidaram Beberes para um bate-papo recheado de dicas como, por exemplo, qual é a melhor forma de identificar o momento certo para fazer um investimento e ampliar o negócio.

Confira, a seguir, o terceiro episódio do Papo de Patroa.

https://youtu.be/9NBeVohvhGA

Como organizar o orçamento?

Durante a conversa, a empreendedora Beberes contou que a sua maior dificuldade é fazer a divisão do orçamento. “Eu nunca sei o quanto de dinheiro posso guardar e quanto posso gastar com coisas minhas. Eu não sei por onde começar”. 

Segundo o economista Pedro Mota, antes de saber qual valor separar para guardar e para o consumo, é preciso entender o que é importante para você e quais são as suas metas. 

“Por exemplo: tomar café na padaria todo dia é importante para você? Se sim, então esse gasto precisa entrar no seu orçamento mensal. Se isso não é importante, você pode eliminar esse custo. Depois que você definir suas metas, precisa levantar o custo delas e o prazo para realizá-las. E aí, sim, você vai saber quanto precisa guardar por mês”, explicou.

Caixinhas do Nubank ajudam na organização financeira

Entre todas as possibilidades de se organizar financeiramente, as Caixinhas do Nubank  permitem personalizá-las de acordo com os seus objetivos. É possível criar quantas Caixinhas quiser, com nome e foto que você escolher, e separar uma quantia de dinheiro para cada um dos seus objetivos.

No terceiro episódio, Anitta lembrou que estudos mostram que, quando você dá nome para motivo de estar guardando, o processo de juntar dinheiro fica mais fácil. Por exemplo, ter clareza de que você está economizando dinheiro para fazer uma pós-graduação ou para reformar a casa ajuda a manter o foco no seu objetivo. 

É por isso que uma das primeiras dicas para começar a guardar dinheiro é entender o por que você está fazendo isso. O dinheiro vai ser usado para quê? Como você vai se sentir ao realizar esse objetivo?

Responder a essas perguntas ajuda a tornar suas metas mais reais e palpáveis. Além disso, sempre que você olhar para o lugar onde está o dinheiro, ou seja, na Caixinha, lembrará exatamente do motivo pelo qual está juntando dinheiro.

“O melhor é que o dinheiro que você tem na Caixinha não fica parado, ou seja: existem opções de investimento por trás que podem ajudar o seu dinheiro render. Você pode monitorar suas metas, saber quanto você tem pra realizar cada uma e dá para monitorar o rendimento de cada Caixinha. Tudo fácil e transparente. Ver tudo o que você tem separadinho ajuda muito na sua organização".
Pedro Mota, economista e especialista de investimentos do Nubank

Perdeu o "Papo de Patroa"? Veja onde assistir a todos os episódios

O talk show do Nubank tem quatro episódios no total. Três deles já estão disponíveis no canal do Nubank no Youtube. Veja o que rolou nos episódios anteriores.   

Leia também:

Caixinhas do Nubank: tudo o que você precisa saber