Pular navegação

Como usar a tecnologia para tomar decisões melhores no seu negócio

Tomar boas decisões depende menos de feeling e mais de dados. Na nova coluna, Phelipe Siani mostra como a tecnologia pode destravar o crescimento do seu negócio.
Imagem padrão

Por Phelipe Siani

Na minha jornada como empreendedor em empresas distintas, só consegui começar a minimamente dar conta de tudo depois de ser fiel a uma tese fundamental que criei para investir em novos negócios: só investi em empresas com pelo menos um sócio operacional 100% dedicado ao CNPJ. 

Isso me permitiu ficar tranquilo com a operação das companhias que tenho participação, usando a tecnologia como aliada para visualizar os resultados de todas essas iniciativas. Como o meu papel é sempre mais estratégico, voltado para tomada de decisões macro e para o desenvolvimento do marketing das empresas, ter essa visão detalhada é fundamental para saber qual caminho seguir e como fazer isso.

Dados: sua bússola em tempos de incerteza

Se os números, por exemplo, me mostram que um produto X tem uma margem de lucro bem maior que a do produto Y, posso intensificar as vendas desse que deixa mais margem. Ou não, se o produto com margem maior for bem mais caro e difícil de vender. A clareza dos indicadores é básica para definir os rumos que cada empresa deve tomar na estratégia de vendas e de comunicação.

Quando a tecnologia está presente, mas não é usada

Mesmo tendo isso claro dentro da minha tese de investimentos, um dos meus negócios estava patinando bastante na hora de dar transparência para esses dados. Independentemente do porquê isso acontecia, sempre que eu tentava checar uma informação para saber qual caminho seguir, percebia que, ou o dado que estava no sistema era muito velho, ou essa informação estava sendo colocada na plataforma com muito atraso, o que impedia a empresa de se movimentar com a rapidez que o mercado pede.

Esse é um caso clássico de uma empresa que não tem uma cultura estabelecida de alimentação e visualização de indicadores numa plataforma de gestão. 

Nesses casos, as decisões do dono são tomadas muito mais com base em feeling e convicções pessoais do que em dados concretos. E é aí que, na minha opinião, mora um risco gigantesco: tomar decisões pouco ou nada assertivas por falta de informação. 

A tecnologia só funciona com gente por trás

De nada adianta ter o melhor sistema de gestão do mundo se o empresário não o alimenta com:

  • Dados de vendas;
  • Informações dos clientes;
  • Impostos pagos;
  • Até mesmo a conta do supermercado para comprar café e papel toalha para o banheiro dos funcionários.

Tudo isso tem impacto nas contas de qualquer negócio e não saber exatamente a quantas andam essas despesas é correr um risco altíssimo de ter torneiras abertas despejando dinheiro nos lugares errados sem a gente saber.

Parece pouco controlar a quantidade de café que se compra ou o quanto se gasta exatamente de motoboy para buscar e entregar mercadorias. Mas sem essas informações, o empresário nunca vai saber em que momento vale a pena parar de gastar com um motoboy terceirizado para começar a investir em um fixo, que, no decorrer do tempo, vai trazer economia para a operação como um todo. 

Muitas pequenas economias podem formar uma grande diferença de margem de lucro para a empresa como um todo.

O poder de um bom CRM

É por isso que eu sempre dou ênfase na importância de, por exemplo, ter uma boa plataforma de gestão e um bom CRM, que é o “Customer Relationship Management”, a plataforma de gestão dos clientes. A versão gratuita de um CRM como o Hubspot ou Pipedrive, por exemplo, já trazem muitas ferramentas  que vão fazer o seu ponteiro de faturamento mexer. 

É nesse tal CRM que você vai saber, por exemplo, quais foram os clientes que fecharam negócios nos últimos tempos e quais estão a mais meses sem comprar novamente de você. São as informações que você precisa para enviar mensagens para essas pessoas com cupons de desconto ou brindes exclusivos que deem um incentivo para novas compras.

Um bom CRM, aliás, mesmo que na versão gratuita, é capaz de te lembrar do momento certo de abordar um cliente que já quase comprou de você no passado com mensagens automatizadas disparadas no momento em que você programar. 

Entendeu a força que isso tem para te liberar de ficar caçando oportunidade num WhatsApp entupido de clientes que você mal lembra quem são? 

E olha que eu tô trazendo só um exemplo bem simples da infinidade de processos que podem ganhar MUITA eficiência com ferramentas simples de tecnologia.

Sem cultura, não adianta ferramenta

Antes de encerrar, quero reforçar de novo a importância de só dar esse passo quando se criar um cultura dentro da empresa de preenchimento constante dessas plataformas com informações atualizadas sempre. Os indicadores corretos são fundamentais para catapultar os seus resultados. Mesmo que o desespero bata, quando a dúvida aparecer são os números que vão te mostrar onde está o norte da operação. Por mais que o achismo ameace bater na porta… contra dados não há argumentos!

***

A partir de agora, o blog do Nubank ganha uma nova coluna mensal: Descomplicando seu Negócio, com o jornalista e empreendedor Phelipe Siani. Esse será um espaço para inspirar, provocar e mostrar, na prática, que é possível descomplicar a rotina do seu negócio de uma maneira leve, eficiente e inteligente. 

Clique aqui para ler a primeira edição da coluna.

Todos os meses, Phelipe Siani vai compartilhar informações, dicas, tendências, tecnologias e estratégias que podem ajudar no dia a dia de quem empreende. Tudo isso de um jeito acessível e direto ao ponto.

Homem de barba e cabelo grisalho curto, vestindo blazer cinza escuro e camiseta preta e tênis, com expressão relaxada e confiante. Fundo neutro em estúdio fotográfico, iluminação suave e pose casual. Foto de Phelipe Siani, comunicador e palestrante.

Phelipe Siani é comunicador, empresário e palestrante, com mais de 20 anos de experiência em jornalismo, criação de conteúdo e desenvolvimento de negócios. Atualmente, é âncora da CNN Brasil e fundador da PHS Holding, grupo que reúne empresas como Albuquerque Content, Trofeo Studio e Office Connection, voltadas à produção de conteúdo, audiovisual e soluções corporativas.

Leia também:

Tecnologia e Inteligência Artificial também são para pequenos negócios… e eu posso provar

Experiência do cliente: o que é por que se fala tanto disso?

Planilha, app ou software? Qual a melhor forma de fazer a gestão financeira da sua empresa?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.