Pular navegação

Halloween de verdade: 5 tarifas assustadoras cobradas pelos bancos

Não existe coisa mais aterrorizante do que ver seu dinheiro sumir em tarifas bancárias que, muitas vezes, você nem sabe que existem.

Halloween: uma abóbora de halloween com uma fumaça roxa saindo de dentro.

Bruxas, lobisomens, vampiros, zumbis e por aí vai - essas são as criaturas mais famosas e assustadoras do Halloween. Mas, cá entre nós, existem coisas que assustam e aterrorizam muito mais, como ver o dinheiro sumir da sua conta todo o mês e ser usado para pagar tarifas abusivas.

Tarifas de manutenção, anuidade do cartão de crédito… Essas são tarifas tão comuns que já nem surpreendem. Você sabia, por exemplo, que alguns bancos tradicionais cobram uma taxa para abrir cadastro de um cliente? Ou para avaliar o limite de crédito disponível que possui?

Reunimos nesse post as cinco tarifas mais absurdas que bancos tradicionais costumam cobrar de você - e que na NuConta e no cartão Nubank, não existem.

Image result for emoji ghost

Taxa de abertura de cadastro

Virar cliente de um banco, seja com uma conta-corrente, cartão de crédito ou outro produto que ofereçam, pode te custar dinheiro. Isso porque não é raro que cobrem uma tarifa de "confecção de cadastro".

Comunicação via SMS

Se você recebe atualizações sobre sua conta-corrente ou cartão de crédito, como saldo, extrato, compras feitas e outras informações via SMS, saiba que você pode estar pagando por isso. Algumas instituições cobram uma mensalidade por este serviço, enquanto outras cobram por SMS enviado.

Talão/folhas de cheque

Em 2017, a compensação de cheques caiu 85% em relação ao ano de 1995, quando foi registrado o maior número de cheques compensados na história. Este é um dos muitos dados que mostram o quanto esse meio de pagamento está em desuso - e, ainda assim, bancos ainda cobram pelo envio e uso de talões e folhas de cheque. 

É claro: pacotes de serviços das instituições podem oferecer um determinado número de talões ou folhas por mês, mas, caso mais sejam necessários, o cliente fica sujeito a tarifas.

Avaliação de limite de crédito

No Nubank, você pode pedir um aumento de limite de crédito sempre que desejar, através do próprio aplicativo - e, claro, sem nenhum custo. Em outros bancos, também é possível pedir que avaliem novamente seu limite de crédito, mas isso muitas vezes ocorre mediante uma tarifa.

Essa avaliação pode custar até mais de R$ 19.

Transferências TED ou DOC

Precisando transferir algum valor para um familiar, amigo ou conhecido que possui conta em outro banco? Some a essa quantidade a tarifa cobrada pela transferência, que é de, em média, R$ 19,05. 

Por aqui, queremos que você tenha liberdade para cuidar de seu dinheiro - sem complicações ou tarifas abusivas que dificultem isso. Por isso, não cobramos pela realização de TEDs para outras instituições financeiras: elas são ilimitadas e gratuitas.

Para passar o Halloween sem sustos, conheça mais sobre o Nubank:

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.