Pular navegação

Por que uma ação cai? E por que ela sobe?

Uma explicação simples para quem quer entender o que faz uma ação subir ou cair.

Por que uma ação sobe: carrinhos de uma montanha russa com pessoas sobre o trilho roxo.

As ações de empresas representam 80% dos ativos negociados na bolsa de valores brasileira, a B3. Isso significa que, nos períodos de pregão, quando a bolsa está aberta para negociações, é a compra e venda de ações que mais acontece. É durante os pregões que uma ação sobe ou desce - mas por que? O que faz com que uma ação ganhe ou perca valor?

De forma resumida: o motivo é a oferta e a demanda - o número de pessoas querendo comprar ou vender. Este número, por sua vez, é influenciado por diversos fatores políticos e econômicos. 

Quer entender melhor?

Abaixo, uma explicação sobre como funcionam as negociações na bolsa de valores e o que faz uma ação ficar com o preço mais baixo ou mais alto.

O que é uma ação?

De forma simplificada, uma ação é uma pequena parte de uma empresa: quando alguma companhia deseja levantar dinheiro, ela pode abrir seu capital, emitindo ações - fazendo de quem compra as ações, sócio da companhia. Aqui explicamos melhor

Durante o pregão, as ações podem ser compradas ou vendidas nas mais diversas quantidades,. A lógica é a seguinte: 

  • Quem compra uma ação pelo preço X e o preço dela, em algum momento, fica mais alto, está ganhando em vantagem - afinal, pagou menos do que ela está valendo; se vender a ação aquele momento de alta, a pessoa ganha dinheiro. 
  • Da mesma maneira, quem compra uma ação por determinado preço e vê ele cair, teoricamente perde valor pois, se quiser vender a ação naquele momento de baixa, receberá menos do que desembolsou.

A estratégia de compra e venda se baseia, portanto, nas variações de preço das ações.

Por que o preço das ações varia?

Porque ele é definido de acordo com as ofertas de compra e venda dos investidores: quanto mais pessoas se interessam em comprar uma ação, maior será seu preço e, logo, sua valorização. No caso contrário, quando muita gente quer vender, o preço cai e uma ação se desvaloriza. É a lei da oferta e demanda.

E por que o interesse nas ações varia tanto?

Por sua vez, o interesse na compra ou venda de ações está ligado ao negócio da empresa, seu setor sua situação financeira e, no geral, a situação econômica do país e do mundo. O cenário econômico, político, a situação de setores específicos da economia e até mesmo de outros países podem afetar o desempenho de uma ação.

Um exemplo: durante uma crise do mercado imobiliário, quando as pessoas já não têm tanto interesse em adquirir imóveis, as ações de construtoras podem cair.  

Além das ações, o Índice

O desempenho das açòes mais negociadas na bolsa brasileira formam o Índice Bovespa, o Ibovespa. Quando se diz que a bolsa de valores, no geral, caiu ou subiu determinados %, é do Ibovespa que estamos falando. Por isso, o desempenho individual das ações vai impactar no desempenho da bolsa em geral. 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.