Pular navegação

Pix: para transferir para alguém, a pessoa também precisa ter Pix?

A resposta curta é não. O motivo é simples: não é a pessoa que tem o Pix. A gente explica.

Ilustração de uma nota de 100 reais dentro de uma tela de celular. Uma mão estica o dedo para tocar nela.

Você quer fazer uma transferência pelo Pix. A pessoa que vai receber precisa estar cadastrada no Pix também? A resposta é não, mas vale entender por que.

O Pix é um sistema de pagamento que todas as instituições financeiras com mais de 500 mil clientes devem oferecer. Ninguém precisa se cadastrar para ter acesso a ele.

Em outras palavras: se a pessoa para quem você quer transferir tiver conta em um banco ou fintech que ofereça o Pix como forma de pagamento, você pode fazer um Pix para ela.

Mas ninguém precisa se cadastrar no Pix?

Não. O Pix é um meio de pagamentos oferecido pelas instituições - assim como elas oferecem TED, por exemplo, sem você precisar se cadastrar para isso.

O que existe, sim, é a opção de cadastrar chaves Pix, mas elas não são obrigatórias. Uma pessoa pode enviar e receber dinheiro por Pix normalmente sem ter registrado nenhuma chave.

O que são as chaves Pix e para quê servem?

As chaves Pix são como um apelido da sua conta: uma forma de receber pagamentos ou transferências sem precisar passar ou pedir seus dados bancários (nome completo, número da agência e conta, CPF…).

Funciona assim: você pode registrar seu telefone, e-mail, CPF (ou CNPJ) como chave vinculada a uma conta - ou pode gerar uma chave aleatória, um código gerado pelo sistema do Pix).

Assim, quando quiser receber dinheiro nessa conta específica, basta informar a chave que cadastrou.

Então mesmo sem cadastrar as chaves eu posso transferir ou receber pelo Pix?

Sim. O Pix funciona normalmente usando os dados bancários, sem chaves ou cadastros adicionais. Você pode fazer um Pix da mesma forma que faz uma TED: passando nome, número da conta etc.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.