Pular navegação

Pix tem horário limite?

A resposta é: não, o Pix não tem horário limite! O Pix funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo feriados. Confira todos os detalhes sobre esse meio de pagamentos.

Pix tem horário limite?

Mais de 613 milhões de transações foram feitas por Pix só em maio de 2021, de acordo com dados levantados pelo Banco Central. Ainda assim, algumas dúvidas ainda são comuns a respeito da disponibilidade do meio de pagamentos – afinal, o Pix tem horário limite?

Não, o Pix não tem horário limite – e sim, se você fizer um Pix às três da manhã de um sábado, ele deve cair quase imediatamente.

As transferências e pagamentos por Pix são instantâneas e funcionam 24 horas por dia, todos os dias da semana, incluindo finais de semana e feriados.

Essa vantagem em relação a outros meios (como DOCs e TEDs) é um dos motivos da popularização rápida: dados analisados pelo Data Nubank mostram que 49% de todas as transferências via Pix foram feitas fora do horário comercial de bancos.

Veja mais:
Como fazer pagamentos usando o Pix? Veja o passo a passo
“Pix, pra quê te quero?”: um estudo do Data Nubank
6 perrengues que você não passa mais depois do Pix

Qual o horário de funcionamento do Pix? 

Diferente de outros meios de pagamento, como transferências do tipo TED e DOC, o Pix não tem horário limite. Ou seja, ele funciona 24 horas por dia, 7 dias por semana, incluindo feriados.

Com isso, tanto pessoas físicas quanto pessoas jurídicas podem enviar e receber dinheiro em tempo real a qualquer momento.

OK, não tem limite de horário, mas o Pix tem limite de valor? 

Apesar de não ter um limite de horário ou de transferências realizadas nesta modalidade, o Pix pode ter um limite diário de valor de acordo com cada instituição. Dentre outros motivos, isso acontece para aumentar a segurança das suas transações e evitar movimentações que estejam fora do seu padrão usual. 

Vale dizer que esses limites não podem ser mais baixos do que os que já existem para transferências do tipo TED e DOC e nem aos praticados em cartões de débito, no caso de pagamentos via QR Code. Para saber o seu limite diário para transferências Pix, entre em contato com o seu banco ou consulte os aplicativos e internet banking das instituições onde você tem conta.

Mas não é só a instituição financeira que pode colocar esse limite: no Nubank, por exemplo, a função Meu Limite Pix permite que os próprios clientes estabeleçam um valor máximo a ser transferido por dia usando este meio de pagamento.

Entenda como funciona e de que maneira fazer esse ajuste diretamente pelo app.

O Pix continua sendo gratuito?

Segundo o Banco Central, o Pix deve ser gratuito para pessoas físicas e microempreendedores individuais - os MEIs - ao fazer uma transferência ou pagamento nessa modalidade por meio de canais digitais (como internet banking e aplicativos). A gratuidade também é mantida nos casos de recebimento de Pix via transferências.

Em outras situações, o Pix pode ser cobrado - confira as regras aqui. Por isso é importante se atentar às condições informadas pelo seu banco e checar quais são as exceções.

No Nubank não temos letras miúdas: aqui o Pix é gratuito para pessoas físicas e jurídicas tanto para a realização de pagamentos quanto transferências.

Fique por dentro das novidades do Pix e do Pix no Nubank

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.