Pular navegação

Como a pandemia vai mudar nossos hábitos? 5 tendências apontadas por estudos

Aumento de desemprego, novos jeitos de comprar, trabalho, dinheiro... As previsões de especialistas para o futuro pós-pandemia.

Já são mais de quatro meses desde que a pandemia do novo coronavírus começou oficialmente. E, ainda que não dê para prever o futuro, há quem busque descobrir um pouco de como o mundo vai mudar depois do Covid-19.

No Brasil e ao redor do mundo, estudos e especialistas já prevêem mudanças nos hábitos de compras, finanças e trabalho após o fim do isolamento social.

1. Dinheiro físico x dinheiro digital

A Fjord, consultoria de design e inovação, apontou como tendência a mudança na forma como as pessoas realizarão pagamentos. As cédulas devem dar lugar, cada vez mais, aos pagamentos com cartão.

Também deve aumentar o uso da função por aproximação (contactless) e das carteiras digitais.

2. Trabalho de casa quando for possível

Para algumas pessoas, esse período foi a primeira experiência com teletrabalho. Segundo uma pesquisa conduzida pela Fundação Dom Cabral e pela Grant Thornton Brasil, 54% dos funcionários entrevistados gostariam que o trabalho remoto continuasse após a pandemia.

Nesta entrevista, André Miceli (coordenador do MBA de Marketing Digital da Fundação Getúlio Vargas) estima um crescimento de 30% de adoção do home office para o futuro.

3. Desemprego a longo prazo

A previsão anterior pode dar a entender que muita gente teve a oportunidade de trabalhar remotamente, mas este não é o caso: são 11,2 milhões de desempregados no Brasil hoje.

O Secretário de Política Econômica do Ministério da Economia, Adolfo Sachsida, afirmou que o Brasil terá aumento de pobreza, desemprego e falência de empresas.

Nos países mais impactados pelos efeitos econômicos, a expectativa é de criação de novos empregos e incentivos dos governos para ajudar aqueles que ficaram mais vulneráveis.

4. Compras online e menos frequentes

Dados da NZN Intelligence mostram que 82% dos consumidores brasileiros com acesso à internet já fizeram compras online pelo menos uma vez. Com as restrições de circulação, esse número só aumentou – em abril de 2020, o e-commerce brasileiro faturou mais de R$ 9 bilhões, 81% a mais que no mesmo período do ano passado.

Há uma expectativa de que essa tendência continue: no Reino Unido, por exemplo, uma pesquisa da EY analisou o aumento de "consumidores ansiosos". De acordo com os entrevistados:

  • 80% se sente desconfortável com a ideia de experimentar roupas em um trocador de loja mesmo depois do fim das restrições;
  • 45% afirma que vai adotar hábitos de compra alternativos nos próximos um ou dois anos;
  • 64% planeja concentrar as compras (em mercados, por exemplo) em quantidades maiores para fazer menos visitas às lojas.

5. Mesmos problemas, sob uma lupa

Finalmente, o Professor de Economia da Universidade de Oxford Daniel Susskind defende que a pandemia não revelou novos problemas, mas sim, acentuou questões já existentes. Segundo ele:

"Os efeitos do Covid-19 refletem as desigualdades econômicas que já existem – a diferença entre o valor do que fazem os trabalhadores essenciais e seus baixos salários vem do fracasso histórico do mercado em avaliar adequadamente o que é realmente importante."

Segundo Susskind, o mundo pós-pandemia vai enfrentar, portanto, um agravamento daquilo que já existe. Ele diz que a única maneira de a sociedade ter alguma mudança significativa é se decidirmos agir para resolver estes problemas de verdade.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.