Pular navegação

Brasil X Suíça: quem vai ganhar? Dicas para fazer bonito no bolão

Na edição de 2018 da Copa do Mundo da FIFA™, os dois países empataram. Mas e nessa? Veja dicas para palpitar no bolão.

Foto com fundo roxo mostra um bulldog francês branco, vestido com uma camiseta da verde e amarela, segurando uma vuvuzela azul.

A vitória do Brasil na estreia da Copa do Mundo da FIFA™ deixou a torcida brasileira aliviada. Mais de 953 mil pessoas acertaram que a seleção ganharia da Sérvia por 2 X 0 no bolão do Nubank, o NuBolão. Mas agora a vida dos palpiteiros ficou mais difícil: nesta segunda-feira, dia 28 de novembro, vai ter Brasil X Suíça disputando a liderança do Grupo G. 

As duas seleções se enfrentam às 13h, no estádio 974, em Doha (Catar), e o Bolinha, mascote do NuBolão, está agitado. É que a Suíça deixou a vida da seleção brasileira mais difícil na estreia do mundial de 2018, na Rússia. A partida terminou em 1 X 1, um sufoco logo no início da competição. Mas quem vai ganhar agora? 

Para acertar o placar no NuBolão, confira abaixo o histórico de desempenho dos times, as probabilidades e os palpites para Brasil X Suíça na Copa do Mundo da FIFA™. Nem precisa dizer para quem vai a torcida (e o palpite) do Bolinha. 

https://www.youtube.com/watch?v=IoG_A_5ATIQ

Brasil X Suíça: quem ganha? 

As duas seleções lideram o Grupo G e querem ir para as oitavas de final com tranquilidade. Por isso, o jogo deve ser bem disputado, e o histórico desse embate prova isso. Segundo a FIFA, Brasil e Suíça se enfrentaram duas vezes na história do mundial e as duas partidas terminaram em empate: 

  • 2018: Brasil 1 X 1 Suíça 
  • 1950: Brasil 2 X 2 Suíça

Para Brasil X Suíça, o placar mais provável é de 1 X 0, segundo as estatísticas do economista Samy Dana. Para ele, as chances são de 65,3% para a vitória brasileira. O Bolinha, mascote do NuBolão, concorda e palpita na vitória brasileira.

Quais as chances do Brasil e da Suíça na Copa do Mundo da FIFA™? 

Segundo estatísticas de Samy Dana para o projeto futscience.com, as chances da seleção brasileira são maiores do que as da Suíça. 

Brasil

  • Chances de passar da fase de grupos: 94,91%;
  • Probabilidade de ganhar o mundial: 25,79%.

Suíça

  • Chances de passar da fase de grupos: 60,77%;
  • Probabilidade de ganhar o mundial: 0,94%.

Para calcular essas probabilidades, Samy Dana usou uma metodologia baseada no desempenho das seleções nos últimos anos. O FutScience usa ao menos 34 variáveis para cada partida, entre elas passe, posse de bola, finalização, assistência e local da partida.

Brasil: histórico e desempenho no mundial 

Há quem diga que a seleção brasileira, liderada pelo técnico Adenor Bacchi, o Tite, está em sua melhor fase técnica, e teve uma fase pré-mundial muito forte. Foram 17 jogos nas eliminatórias, com 14 vitórias, três empates e nenhuma derrota. 

Com esses resultados, a seleção chega à Copa do Mundo da FIFA 2022™ como uma das grandes favoritas ao título, e mostrou a que veio no jogo de estreia, contra a Sérvia. 

Com dois gols, a seleção abriu uma vantagem em relação a Suíça no Grupo G. As duas equipes lideram com três pontos, mas o Brasil tem um gol a mais no saldo final. Ainda assim, para ficar mais perto de uma vaga nas oitavas de final, a seleção brasileira precisa garantir uma vitória.   

Veja os principais números da equipe que é a única pentacampeã do mundo: 

  • Posição no ranking da FIFA: 1º lugar
  • Títulos do mundial da FIFA: cinco, em 1958, 1962, 1970, 1994 e 2002.
  • Desempenho nas eliminatórias: sem derrotas em 17 jogos (14 vitórias e 3 empates)

Suíça: histórico e desempenho no mundial 

A Suíça, liderada pelo técnico Murat Yakin, iniciou o jogo contra Camarões como favorita, mas foi surpreendida pela força ofensiva da seleção africana. Apesar da partida disputada, a Suíça garantiu a vitória por 1 X 0 na estreia do mundial.  

Com esse resultado, a equipe conseguiu o segundo lugar no Grupo G, atrás do Brasil. Por isso, o time suíço precisa ainda mais da vitória do que a seleção brasileira para caminhar com mais tranquilidade no mundial. 

Veja os principais números da equipe: 

  • Posição no ranking da FIFA: 15º lugar
  • Títulos do mundial da FIFA: nenhum. O melhor resultado da equipe em edições da Copa do Mundo da FIFA™ foi quando chegou às quartas de final em 1954.
  • Desempenho nas eliminatórias: sem derrotas em 8 jogos (5 vitórias e 3 empates)

Leia também 

Inflação do torcedor: quais itens ficaram mais caros e mais baratos?

15 curiosidades e fatos da Copa do Mundo da FIFA 2022™

Quem é você no bolão?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.