Pular navegação

O que é renda passiva?

Aquela renda que você recebe constantemente e não está vinculada a seu trabalho é a chamada renda passiva. Saiba mais e veja a diferença para renda extra e renda ativa.

Renda passiva: ilustração mostra peças de quebra cabeças roxas e estampadas com notas de um Real

O bordão "faça seu dinheiro trabalhar para você" não é uma novidade - ele é comumente usado, principalmente em relação a investimentos. O que não se diz muito é que ele está relacionado ao conceito de "renda passiva" - uma renda periódica que não está ligada a um trabalho ou emprego específico.

Veja, abaixo, mais sobre o que é renda passiva.

O que é renda passiva?

A renda passiva pode ser entendida como uma renda que uma pessoa tem e é garantida, sem que ela precise ativamente trabalhar mais para tê-la. Ela é recebida independentemente do que a pessoa faça ou deixe de fazer.

Por exemplo: você decide deixar seu emprego para viajar por um período e deixa de receber seu salário e a renda proveniente dele, mas possui uma aplicação financeira que garante rendimentos e juros. Esses rendimentos são um tipo de renda passiva.

Os rendimentos de um investimento ou aplicação financeira não são os únicos exemplos de renda passiva: direitos autorais, royalties, lucro com diferentes operações, aluguel de imóveis e de outras propriedades, entre outros, também são exemplos.

A renda passiva também está associada à independência financeira, uma vez que, quando se passa a viver de renda passiva, não é mais necessário trabalhar para garantir sua renda básica.

Tipos de renda passiva

Podemos dividir a renda passiva em dois grandes grupos: renda passiva com e sem capital. 

  • Renda passiva com capital: o maior exemplo aqui são os rendimentos de investimento; você usa um montante de capital para ser o gerador de sua renda passiva, uma vez aplicado e rendendo;
  • Renda passiva sem capital: é uma renda não proveniente de outros montantes de capital em específico; lucros de empresas da qual se é sócio, royalties, direitos de imagem, por exemplo.

Renda passiva e renda extra são a mesma coisa?

Não. Normalmente, para garantir uma renda extra no orçamento (ou seja, além daquela que já é prevista mês após mês) é necessário que a pessoa tome alguma ação ou realize determinada atividade - trabalhos freelancers ou venda de produtos, entre muitos outros exemplos. 

Por isso, no caso da renda extra, uma certa dedicação de tempo, esforço e trabalho são necessários, e por isso ela não é igual à renda renda passiva. Além disso, a renda extra nem sempre é consistente e constante: pode acontecer de ela não entrar no orçamento em determinado momento - é por isso que é chamada de "extra"; isso não acontece com a renda passiva, já que ela normalmente diz respeito a uma receita previsível (seja de rendimentos, seja de aluguel, por exemplo).

Qual a diferença entre renda passiva e ativa?

A renda passiva é o oposto da renda ativa. Isso significa, portanto, que a renda ativa é obtida através de atividades pode ser salário, bônus, comissões de vendas ou de outros tipos, benefícios, etc. Ela sempre está relacionada a um trabalho realizado, seja ele qual for. 

Além disso, é característica da renda ativa o fato de ela deixar de ser recebida quando o trabalho que a gera deixa de ser realizado. Como um emprego (e por isso este é o exemplo mas comum): quando você deixa de realizar este trabalho, independentemente do motivo, você deixa de receber seu salário.

Conseguir obter renda passiva pode ser resultado de muito trabalho ao longo do tempo para reunir quantias e investir, por exemplo. No entanto, uma vez que o dinheiro está aplicado, o rendimento não depende mais do seu trabalho - por isso o nome: passiva. 

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.