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Início Empreender Termos e siglas O que é pitch e como mon...

O que é pitch e como montar uma apresentação de sucesso?

O pitch é o momento de vender a ideia do seu negócio para investidores – mas fazê-lo bem não depende só de talento para apresentar. Veja um passo a passo que pode ajudar.



Quem assiste ao popular seriado de empreendedorismo Shark Tank sabe bem o que é um pitch: aquele momento tenso em que as pessoas que representam as empresas fazem uma apresentação emocionada, convincente (em alguns casos) e explicativa. 

Glamour à parte – porque na vida real não tem câmeras e “carão” –, o pitch é sim importante: é o momento que empreendedores têm para vender a ideia do negócio para um possível investidor. 

A arte de apresentar um pitch não é simples. Afinal, em poucos minutos é preciso contar a história de uma empresa, o propósito dela e ainda convencer os possíveis investidores de que o aporte é um bom negócio para eles também. 

Abaixo, entenda o passo a passo para montar um pitch de sucesso.

O que é um pitch?

Pitch é uma apresentação breve e direta da empresa que costuma ser feita para investidores ou outros empreendedores em busca de capital, sócios ou parceiros. O pitch também pode ser feito para apresentar o produto da empresa para possíveis clientes. 

Um ponto importante é que, normalmente, os pitches têm duração aproximada de 5 a 8 minutos – e o curto tempo torna a missão de ser convincente ainda mais difícil. Então, para facilitar a apresentação, é interessante seguir uma estrutura. 


E o que é um elevator pitch?

Outro termo muito conhecido no mundo das startups é o elevator pitch –  uma apresentação ainda mais condensada de um pitch que dura entre 30 segundos e um minuto.

A proposta desse tipo de pitch é explicar o seu negócio de forma simples, assertiva e rápida para que qualquer pessoa que “esteja em um elevador” consiga entender. Esse tipo de apresentação recebeu esse nome em alusão às conversas de elevador a caminho do escritório que os que trabalham em prédios corporativos conhecem bem.

Obviamente isso é uma metáfora, mas a ideia é conseguir apresentar o seu negócio em qualquer oportunidade que surja, como feiras, eventos, co-workings… A estrutura pode ser mais ou menos a mesma do pitch, porém mais sucinta e direta.

Qual é a estrutura ideal do pitch?

Para deixar a proposta de valor da sua empresa clara para os possíveis investidores, é fundamental responder às seguintes perguntas em um pitch:

Qual é o problema e/ou oportunidade?

Apresente os problemas enfrentados pelos consumidores, suas necessidades e o contexto do mercado. Onde tem um problema claro, existe uma oportunidade de melhoria.

Outro ponto interessante é que, ilustrando o problema, fica mais palpável para o investidor entender qual  é o seu mercado. Afinal, não necessariamente ele entende sobre a sua área . Tente trazer dados e informações ilustrativas. Assim, você educa e desperta o interesse sobre a empresa ao mesmo tempo. 

Qual é a solução da sua empresa?

Se existe um problema e uma oportunidade, apresente rapidamente qual solução a sua empresa oferece. Destaque os pontos principais e, se possível, insira amostras do seu produto/serviço em telas, vídeos ou entregue de forma física aos ouvintes, se for o caso.

Quais são os diferenciais da iniciativa?

Se houver concorrentes oferecendo soluções semelhantes à proposta da sua empresa, reforce as suas vantagens competitivas frente aos outros players. Afinal, os investidores precisam entender por que vale a pena investir na sua empresa e não em qualquer outra. 

Em qual momento o negócio está?

Aqui o empreendedor precisa detalhar o estágio da empresa e do produto/serviço. Explique mais sobre a solução, como ela foi desenvolvida e como a empresa tem faturado (ou pretende faturar). Mostre suas projeções de lucro e como o negócio pode ser viável no curto, médio e longo prazo. 

Qual é a sua proposta?

É neste momento que o empreendedor precisa deixar claro o que está buscando com a apresentação. É interessante falar o valor desejado e o percentual proposto de participação na empresa correspondente a ele. 

Além de falar sobre o valor desejado, é importante saber dizer também, como pretende usar o dinheiro do investimento.

Como deixar o seu pitch mais interessante?

O momento do pitch pode representar uma virada de chave para a sua empresa. Então, não economize energia para fazer o seu melhor.

1 Capriche no storytelling

Storytelling é a capacidade de contar histórias de maneira impactante e relevante. Na hora do pitch, os investidores esperam ver histórias bem contadas e com energia. É importante perceber aspectos como paixão pelo negócio e brilho no olho.

Com o recurso do storytelling você consegue prender a audiência na sua fala com emoção e cria uma expectativa sobre o que vem depois. Mas, cuidado: a passionalidade vai bem, mas na dose certa. No fim das contas, o que os investidores querem mesmo saber é se vale a pena aportar dinheiro na empresa ou não. 

2 Faça apresentações sucintas e simples

Um bom jeito de montar uma apresentação é se colocar no lugar da sua audiência. Todo mundo detesta apresentações com muitos slides, cheias de texto e carregadas de informações. Coloque no texto apenas pontos que pretende reforçar, além de dados e frases que ajudem a movimentar a conversa.

Não deixe de lado o design. Visual poluído cansa e torna aquele momento menos prazeroso. Na dúvida, aposte sempre no simples.

3 Confie no seu potencial

Parece uma dica clichê – e talvez seja mesmo – mas, se você não confia no seu produto, outros não irão confiar.

O pitch, em outras palavras, é um momento de convencimento – e é fácil perceber quando alguém está inseguro. Um passo que ajuda a construir a confiança é justamente ter um plano de negócios muito claro – e amplo conhecimento sobre o que você está trazendo. 


Quer saber mais sobre como conseguir investimentos? Leia também:

O que é um investimento semente? E capital semente?

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais.

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