Pular navegação

O que é patrimônio líquido e como calcular esse valor?

Entender o termo é importante para que os donos de empresas mantenham as finanças dos negócios em equilíbrio.

mãos mexendo em uma calculadora em cima da mesa, um teclado ao lado, um vasinho de plantas e um copo amarelo

Se você tem uma empresa ou está pensando em empreender, provavelmente já ouviu o termo patrimônio líquido. Pode parecer só mais um entre tantos outros do mundo dos negócios, mas entender esse conceito de contabilidade é muito importante para manter as finanças da sua organização em equilíbrio.

Abaixo, entenda o que é patrimônio líquido, o que o compõe, como calculá-lo e muito mais.

O que é patrimônio líquido?

Na prática, o patrimônio líquido corresponde à riqueza de uma empresa, aquilo que realmente pertence aos seus acionistas. Em termos mais técnicos, é um indicador contábil que representa a diferença entre o ativo e o passivo da organização. 

O que são ativos e passivos, mesmo?

Ativos são os bens e direitos da organização em um determinado momento. É tudo o que pode ser convertido em valores monetários, como o dinheiro em caixa, as duplicatas a receber, os estoques de produtos, os equipamentos e os imóveis.

Já os passivos são as obrigações que a empresa tem perante terceiros, como dívidas, empréstimos e contas a pagar.

Portanto, patrimônio líquido são todos os bens e direitos que uma empresa possui, como dinheiro em caixa e imóveis, menos suas obrigações, como dívidas.

O que compõe o patrimônio líquido?

Diversas contas compõem o patrimônio líquido de uma empresa, de acordo com a Lei 6404/76. Veja quais são elas:

Capital social

O capital social é o valor investido por cada um dos sócios para começar um negócio – seja em bens financeiros, bens materiais ou bens imateriais. Ele deve ser registrado no Contrato Social da empresa: o documento que oficializa a criação de um negócio societário e contém todos os dados da companhia, como razão social, endereço da sede e informações sobre os sócios.

Para entender melhor, vale pensar em três perspectivas diferentes: financeira, social e de limitação de responsabilidade.

Financeira: Quando uma ou mais pessoas decidem começar uma empresa, o valor indicado como capital social é aquele que vai ser utilizado para manter o negócio funcionando enquanto ele ainda não gera lucro.

Esse valor pode ser dividido entre bens:

  • Financeiros: dinheiro;
  • Materiais: carros, imóveis, matérias-primas;
  • Imateriais: marca, patentes.

Social: A partir do valor investido por cada pessoa, também são definidas as regras quanto ao poder de ação de cada sócio, a participação nos resultados da empresa e o limite de responsabilidade de cada um.

Limitação de responsabilidade: A quantia que cada pessoa investe no negócio também define o limite de responsabilidade de cada uma caso a empresa contraia dívidas. Quanto maior a participação, maior a responsabilidade – e vice-versa.

Se uma pessoa é responsável por 60% do capital social de uma empresa, por exemplo, ela vai responder por 60% dos débitos com credores.

Vale lembrar que o capital não é estático. Sempre que um sócio retira um valor da companhia (redução do capital social) ou aumenta a quantia investida na empresa, o capital social também deve ser alterado.

Reservas de Lucros e de Capital

Outra parte do patrimônio líquido pode ser composta pelas Reservas de Lucros e de Capital. Aqui, uma parte dos lucros gerados são destinados a formar reservas com algum propósito específico. Alguns exemplos são Reserva Legal, Reserva para Contingências e Reserva de Incentivos Fiscais, entre outros.

A Reserva Legal, por exemplo, é composta por 5% do lucro líquido. Vale dizer que o valor máximo desta reserva é de 20% do capital social da companhia.

Ajustes de avaliação patrimonial

O ajuste da avaliação patrimonial é o resultado do valor da avaliação dos bens em relação ao seu valor justo. Lembrando que o valor justo é a quantia pela qual um ativo pode ser trocado, ou um passivo liquidado, por duas partes dispostas a isso e independentes entre si.

Patrimônio Líquido Negativo

Patrimônio líquido negativo – também chamado de passivo a descoberto – acontece quando os valores das obrigações, por exemplo dívidas, superam a soma de todos os ativos de uma empresa. Ou seja, se o patrimônio líquido está negativo, significa que a companhia possui um passivo maior do que o ativo.

Em muitos desses casos, a empresa pode entrar com um pedido de recuperação judicial, que nada mais é do que tentar um acordo entre todos os seus credores (pessoas e empresas que têm algo a receber) sob a supervisão da Justiça.

Ações em tesouraria

Sempre que uma empresa recompra suas ações, o montante adquirido reduz o patrimônio. Estas ações são mantidas em tesouraria e podem ser reemitidas ou canceladas no futuro.

A recompra de ações é uma forma da companhia comprar ações no mercado para custodiá-las ou cancelá-las em sua própria tesouraria. De modo geral, isso ocorre quando a companhia considera que o preço de suas ações está abaixo do seu valor.

Como calcular o patrimônio líquido?

Para calcular o patrimônio líquido, é só usar a seguinte fórmula:

Patrimônio líquido = ativos - passivos

Essas informações podem ser encontradas no balanço patrimonial de uma companhia. Geralmente, esse relatório é formado por duas colunas. De um lado, fica a descrição dos ativos da empresa e, no outro, os passivos. Na parte de baixo das colunas é possível encontrar o valor do patrimônio.

Qual a diferença entre patrimônio e patrimônio líquido?

Patrimônio nada mais é do que o conjunto de bens, direitos e obrigações de uma empresa. Já o Patrimônio Líquido são os bens e direitos menos as obrigações.. 

Leia mais:

Qual a diferença entre lucro e rentabilidade? 

Como o aumento da taxa Selic impacta o seu negócio?  

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.