Pular navegação

O que é coronavírus: de onde vem? Como se reproduz?

Qual é a diferença entre coronavírus e Covid-19? Por que está todo mundo falando de Sars? Entenda de um jeito simples os termos da pandemia.

O que é coronavírus: ilustração mostra mão segurando uma carteira com setas saindo em direção à uma bola roxa com pontas

Coronavírus, Covid-19, Sars, Mers… Nos últimos meses, os noticiários e as conversas do dia a dia giram em torno dos termos ligados à nova pandemia que já afeta mais de 200 países. 

Mas, afinal, ficou claro o que é um coronavírus? E qual é a diferença entre coronavírus e Covid-19? Por que está todo mundo falando de Sars?

Abaixo, respostas rápidas e simples para entender, de vez, o que significam alguns dos termos mais buscados do momento. 

O que é um vírus?

Vírus são agentes infecciosos que precisam de outros organismos para conseguir se replicar. Eles são tão pequenos que, em uma cabeça de alfinete, caberiam mais de 500 milhões de vírus da gripe comum. 

Em outras palavras: um vírus é um micróbio que precisa usar a estrutura das células do hospedeiro para continuar se disseminando. Sozinho, solto no ambiente, um vírus é incapaz de agir ou se multiplicar. 

A estrutura dos vírus é bastante simples: eles possuem material genético (DNA ou RNA) envolto por uma "casca" de proteína, chamada de capsídeo (em alguns vírus, o capsídeo é envolto em mais uma membrana). 

Como um vírus ataca?

Quando encontra um hospedeiro, o vírus ataca uma célula se ligando a ela e injetando seu material genético.

A partir daí, é como se todo a estrutura da célula fosse "sequestrada"  para produzir mais vírus. Uma vez formados, eles estouram as paredes da célula hospedeira e seguem seu caminho para infectar novas células do mesmo organismo - ou se espalhar para outros organismos. 

Há vírus que infectam diversos tipos de seres vivos - não apenas humanos, mas outros animais, plantas e também bactérias. 

O que é um coronavírus? 

Coronavírus é o nome dado a um grupo de vírus conhecido por causar algumas doenças comuns - como a gripe. No entanto, alguns tipos de coronavírus podem causar problemas sérios no sistema respiratório de humanos - como é o caso do novo SARS-CoV-2, responsável pela pandemia de Covid-19. 

O nome coronavírus vem do fato de, sob o microscópio, esses vírus apresentarem um formato irregular, que lembra o de uma coroa - daí o nome, "corona". 

Qual é a diferença entre coronavírus, Covid-19 e SARS-Cov-2?

São muitos nomes, mas a diferença é simples: coronavírus é o nome de um grupo que engloba diferentes vírus com certas características em comum. SARS-Cov-2 é o nome dado ao novo coronavírus, descoberto no final de 2019. E Covid-19 é a doença causada por este novo vírus.

Segundo a Organização mundial de saúde, os vírus e as doenças causadas por eles costumam ter nomes diferentes - o vírus HIV, por exemplo, causa a AIDS. No caso, o SARS-Cov-2 causa a Covid-19. 

Os nomes dos vírus estão ligados à sua estrutura genética. No caso do novo coronavírus, ele foi batizado de SARS-CoV-2 - um acrônimo do inglês Síndrome Respiratória Aguda Grave Coronavírus 2(severe acute respiratory syndrome coronavirus 2).

O nome veio porque o novo vírus é muito similar ao responsável pelo surto de SARS em 2003. (Veja abaixo o que é SARS e MERS). 

Como surgiu o coronavírus?

A nova epidemia de Covid-19 surgiu na China, na cidade de Wuhan - mas é importante entender que coronavírus não é o nome da atual pandemia. Os coronavírus são um grande grupo de vírus que causam doenças em humanos e em animais - como a gripe comum, por exemplo. 

De onde veio o coronavírus? 

Os coronavírus costumam circular em espécies como galinhas, porcos, gatos, morcegos, vacas e camelos. Neles, os sintomas da doença podem incluir diarreia ou mesmo problemas respiratórios.  Já em humanos, os coronavírus podem causar doenças leves, como a gripe, e também problemas respiratórios mais graves - como a atual pandemia do Covid-19. 

O que são MERS E SARS?

São outras doenças, similares em muitos aspectos à Covid-19, também causadas por outros tipos de coronavírus. 

A SARS (Severe Acute Respiratory Syndrome) foi reportada pela primeira vez na China, em 2002. O vírus provavelmente veio de algum mamífero e, após infectar humanos, se espalhou para diversos países. Mais de 8 mil pessoas foram infectadas e 774 morreram. No entanto, nenhum caso de SARS foi reportado desde 2004 no mundo. 

A MERS (Middle East Respiratory Syndrome) surgiu em 2012 na Arábia Saudita - acredita-se que a doença veio de camelos e chegou a 27 países. O total de casos chegou a quase 2500 e as mortes passaram de 850. Para efeito de comparação, a pandemia de Covid-19 começou em um mercado de peixes em Wuhan,  na China, em dezembro de 2019. Em 11 de março de 2020, se tornou uma pandemia global, segundo a OMS. Até 30 de março de 2020, a atual pandemia de Covid-19 já possuía mais de 690 mil casos em 202 países e mais de 30 mil mortes.  

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Navegue
    Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.