Pular navegação

Nota de corretagem Nubank: o que é, onde encontrar e como usar no Imposto de Renda

A nota de corretagem ou nota de negociação é o documento emitido pela corretora de investimentos que detalha ao cliente as movimentações de compra e venda na Bolsa de Valores.

Perfil de uma mulher branca de cabelos curtos segura com as duas mãos um celular e visualiza sua conta no aplicativo do Nubank, ao fundo e desfocado um homem branco olha para um notebook em cima de uma mesa de madeira com um caderno aberto e alguns papéis espalhados.

Antes de declarar o Imposto de Renda, quem faz investimentos na Bolsa de Valores precisa verificar as informações de um material importante: a nota de corretagem. Nela, estão os principais números referentes aos ativos negociados durante o ano e, por isso, esse extrato parte da lista de documentos essenciais para os investidores na declaração do IR. 

Para quem investe no com a gente, encontrar a nota de corretagem no Nubank é fácil. Ela pode ser acessada diretamente pelo site da corretora de investimentos, a NuInvest (confira o passo a passo mais abaixo).

Entenda, abaixo, o que é uma nota de corretagem, como usar na declaração do Imposto de Renda e onde encontrar a sua.

Atenção: este texto é uma forma de te ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

O que é uma nota de corretagem? 

A nota de corretagem – ou nota de negociação – é um documento emitido pelas corretoras de investimentos que detalha as movimentações de compra e venda de ativos negociados pela Bolsa de Valores, representando o extrato diário das suas operações.

Em outras palavras, a nota de corretagem é um registro das suas transações com ativos na Bolsa ao longo do ano – incluindo operações com ações, fundos, BDRs e outros títulos.

Essa documentação é fundamental para os investidores declararem o Imposto de Renda, já que é obrigatória a declaração desses investimentos.

Quais informações estão na nota de corretagem? 

Essa nota contém todas as informações sobre os ativos que podem ajudar no cálculo do Imposto de Renda, como o valor total das operações, as quantidades  compradas e vendidas de um ativo, taxas de transações referentes à Bolsa de Valores, taxas de corretagem e, por fim, a soma total dos valores. 

Para que serve a nota de corretagem?

Assim como as notas fiscais são os comprovantes de uma compra, as notas de corretagem também comprovam a realização de uma transação na Bolsa de Valores. Neste caso, compra e venda de ativos negociados na Bolsa de Valores por intermédio de uma corretora de investimentos

A principal função desse documento é ser um aliado do investidor, já que os dados apresentados nele são utilizados para elaborar o controle financeiro para a declaração do Imposto de Renda.

Esses dados consistem em uma relação de cada ativo, contendo, basicamente, as datas dos pregões, as quantidades negociadas, o preço praticado em cada transação e as taxas. Com base nessas informações você poderá calcular o preço médio de cada ativo. Uma vez calculado, você conseguirá apurar se teve lucro ou prejuízo nas transações.

Acesse aqui e saiba como calcular o preço médio das ações

Nota de corretagem para o ano todo

Vale lembrar que a consulta da nota de corretagem deve ser feita mês a mês e não só durante a declaração do Imposto de Renda. Isso porque, caso tenha lucro naquele mês, você deve emitir e pagar o DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), e cabe a cada investidor fazer o pagamento mensal do imposto devido. 

Assim, quando chegar a época da declaração do IR, você pode pegar esse documento para checar todas as informações e acertar as contas com a Receita Federal. 

Clique aqui e saiba mais sobre como e quando emitir sua Darf para o Imposto de Renda. 

Em 2024, o período para declarar o Imposto de Renda vai de 15 de março a 31 de maio. 

Aproveite para assistir ao vídeo abaixo e entenda porquê é necessário pagar o Imposto de Renda:

https://www.youtube.com/watch?v=XszhCfj3lp4

Como encontrar minhas notas de corretagem? 

Os investidores devem solicitar as notas de corretagem de seus investimentos diretamente com a corretora por onde investem na Bolsa de Valores. Cada corretora de investimentos pode ter o seu próprio padrão de documento ou enviar a nota de corretagem no padrão oficial do Sistema Integrado de Administração de Corretoras (Sinacor).

Clientes que utilizam a calculadora do programa de declaração do Imposto de Renda para deduzir o imposto sobre suas operações de renda variável devem solicitar a nota de corretagem no padrão oficial do Sinacor, já que a leitura é aceita apenas nesse formato, ou emitir um extrato de negociação.

A solicitação da nota de corretagem no formato Sinacor deve ser feita diretamente em contato com a corretora, e o extrato de negociação deve ser pedido pelo portal da B3

Como encontrar a nota de corretagem no Nubank?

Quem investe em ações pelo Nubank consegue sua nota de corretagem diretamente pelo site da corretora de investimentos do Nubank, a NuInvest.

Como encontrar a nota de corretagem na NuInvest?

A consulta da nota de corretagem pode ser feita pelo site da NuInvest seguindo o passo a passo:

  1. Acesse o portal da NuInvest e faça o seu login; 
  2. No menu superior da tela, clique na opção "Mais";
  3. Acesse a página "Relatórios" no lado esquerdo da tela; 
  4. Clique em "Notas de Negociação".

Não há data limite para consulta do extrato, mas o período máximo de seleção deve ser de 12 em 12 meses. A emissão da nota de corretagem é gratuita, já que o Nubank não cobra taxa de corretagem. 

Como obter a nota de corretagem no padrão Sinacor pelo Nubank? 

Para solicitar a nota de corretagem no padrão Sinacor, o investidor deve:

  1. Enviar um e-mail para: nuinvest@nuinvest.com.br
  2. Informar o período e o tipo de investimento que negociou no período, por exemplo: ações, fundos imobiliários, contratos futuros ou, então, pedir de todos.

A solicitação deve ser realizada pelo endereço de e-mail cadastrado na corretora e o prazo para resposta é de até 2 dias úteis. 

Leia também:

Renda variável no Imposto de Renda 2024: saiba como declarar

Os principais erros e confusões na hora de declarar investimentos no IR

Como declarar investimentos de renda fixa no Imposto de Renda?

Importante: as informações acima são um guia para ajudar na busca por informações. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.