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Mais jovens se tornaram MEIs durante a pandemia, aponta Data Nubank

O estudo sugere que períodos de crise estimulam a "MEIzação". O mesmo fenômeno aconteceu entre 2014 e 2015.

Data Nubank MEI: esculturas em papel de objetos do universo do MEI, como uma máquina de cartão, um hambúrguer, uma sacola e um tijolo. Pequenas figuras humanas de plástico também estão espalhadas.

Em momentos de crise, o número de jovens tornando-se MEIs aumenta, aponta a 4º edição do Data Nubank, plataforma que analisa temas do universo financeiro e como eles impactam o cotidiano das pessoas.

Antes da pandemia, em fevereiro de 2020, o fluxo dos mais jovens era de 27%, mas chegou a 30% em agosto do mesmo ano.

Algo parecido aconteceu na crise econômica de 2015. Em dezembro de 2014, 22% dos novos microempreendedores individuais tinham menos de 25 anos. Já em dezembro de 2015, esse número saltou para 26%.

Uma hipótese para esse fenômeno é a necessidade, entre os jovens, de encontrar uma fonte alternativa de renda após perder um emprego formal ou não conseguir entrar para o mercado de trabalho – dado que, em tempos de incerteza, as vagas ficam mais escassas, a competição aumenta e pessoas com menos experiência têm menos chances.

Em geral, adultos entre 25 e 40 anos de idade são a faixa etária com maior representatividade entre os microempreendedores individuais clientes Nubank, com uma média de 54% dos entrantes ao longo do tempo.

O gráfico abaixo mostra, a cada mês, a proporção por faixa etária de clientes Nubank que começaram a empreender nessa modalidade.

Data Nubank MEI: gráfico mostra os novos MEIs por faixa etária

Outras descobertas da 4ª edição do Data Nubank

O estudo também mostra que, com o agravamento da crise e do desemprego em consequência da pandemia, muitos brasileiros recorreram ao empreendedorismo como uma forma de se manter.

Em julho de 2020, por exemplo, houve um pico de 20,5% no número de pessoas que se tornaram MEIs entre os clientes do Nubank, em comparação com o mês anterior.

Além disso, as categorias de comércio varejista e de alimentação cresceram durante a pandemia. Entre março e junho de 2020, o número de novos entrantes no comércio varejista cresceu 8 pontos percentuais.

Já os novos MEIs de alimentação representaram 17% do total em maio, em comparação com uma média histórica de 10% antes da Covid-19. Por outro lado, o número de novos MEIs nas atividades de serviços domésticos e de armazenamento e transporte caiu durante a pandemia.

Confira o estudo completo sobre MEIs

Este texto faz parte da missão do Nubank de lutar contra a complexidade do sistema financeiro para empoderar as pessoas – físicas e jurídicas. Com a conta PJ, queremos ajudar donos de pequenos negócios, empreendedores e autônomos a focarem no que realmente importa. Saiba mais.

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