Pular navegação

"Não dá pra mudar o mercado sem ações concretas para aumentar a diversidade racial"

Conheça a história do Nubanker Jurandir Pacheco.

Na imagem aparece um homem negro com uma camisa em tom roxo claro olhando na direção da câmera, e atrás dele um um céu azulado e fios de energia elétrica. Foto: Murillo Moura

Matemática, Fórmula 1 e Harry Potter. Essas são as três paixões de Jurandir Pacheco, economista de 28 anos, business architect do Nubank e parte do time que tem ajudado a abrir nosso novo escritório em Salvador, na Bahia.

Jurandir é uma das histórias que o Nubank traz no projeto "A gente muda o sistema". Confira o vídeo abaixo e leia mais sobre a sua trajetória. 

Nascido e criado na capital baiana, Jurandir é filho de uma cabeleireira e proprietária de um salão de beleza e de um técnico em eletrotécnica. "Como eu não morava em uma vizinhança muito segura, na minha infância minha mãe não me deixava brincar e ter amigos na rua. Tinha amigos no colégio e era do colégio pra casa direto", diz. 

Quando criança, Jurandir passava muito tempo na televisão e no computador. Foi nessa época que descobriu uma grande paixão: Harry Potter. Antes mesmo da popularização das redes sociais, ele cuidava de um projeto com outros cinco amigos que conheceu online. O site se tornou uma grande referência do país com foco nos fãs de Harry Potter.

"As redes sociais, como o Twitter, ainda estavam surgindo. Então os sites de fãs ainda eram muito importantes pras marcas encontrarem o público", diz. "Eu fazia de tudo relacionado a produção de conteúdo e tínhamos até podcast. Tivemos parceria com estúdios e editoras. Esse site me trouxe oportunidades e me permitiu aprimorar o meu inglês, o que foi fundamental depois".

Paixões em família

Jurandir sempre foi louco por matemática e esse foi o seu primeiro hobby compartilhado com o pai. "Antes de ter um dever de casa eu já fazia exercícios. Meu pai me estimulava, porque ele também gostava de matemática e queria ter feito engenharia, mas não pode. Então, ele se sentia representado por mim".

O segundo hobby que pai e filho dividem é a Fórmula 1. Tudo começou em 2006 com a chegada de Lewis Hamilton, o primeiro e único piloto negro da história da competição. "Eu fiquei louco e sabia absolutamente tudo dele. Ele é uma das minhas maiores inspirações. No último domingo (14 de novembro de 2021) vi o meu pai chorar e eu nunca tinha visto isso na minha vida".

A fala de Jurandir remete à vitória do piloto na corrida de Interlagos - SP, em 14 de novembro de 2021.

De trainee a Nubanker

Jurandir ingressou no curso de matemática na graduação, mas não foi o que ele esperava. Ele se encontrou de vez quando mudou para a economia. 

Na faculdade, fez muitos estágios e considerou emendar em um mestrado, porém precisou adiar os planos para ajudar a família a cuidar da avó. Enquanto se concentrava na família, resolveu se inscrever para programas de trainee. Passou em dois e um deles era o trainee dos sonhos: em um grande banco.

Jurandir se mudou para São Paulo - SP e, durante o período do programa, passou por diversas áreas e produtos, foi mentorado, fez parte de projetos importantes, mas o mais valoroso, segundo ele, foi se envolver ativamente com a pauta racial em uma corporação. 

"Em 2019 eu comecei a me envolver com o movimento negro do banco, porque percebi que havia pouca diversidade. Me ofereci para conversar com os estagiários negros sobre o programa trainee para conseguir mais candidatos. Aí a minha iniciativa se expandiu para fora também e logo comecei a cuidar da parte de carreira do grupo de afinidade negro", diz.

Um ano depois do fim do Trainee,  quando trabalhava com investimentos da mesma empresa, Jurandir queria mudar de área e atuar na função de Business Architect, ou arquiteto de negócios. Foi no Nubank que ele viu essa oportunidade se materializar. Em março de 2021 ele passou no processo seletivo e, em abril, começou a trabalhar na área de empréstimos.

"Eu acredito que não dá pra mudar esse cenário do mercado se não houver ações intencionais, objetivas e concretas para aumentar a diversidade racial e inclusão nas empresas", diz.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.