Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Complete os campos ao lado para pedir sua Conta e Cartão de crédito

Agora complete abaixo para pedir sua conta e cartão de crédito

Precisamos de um CPF válido
Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu e-mail. Precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Segurança Digital Infosec no Nubank: o que...

Infosec no Nubank: o que é essa área e como ela ajuda a proteger seus dados

Os profissionais de Infosec trabalham para tornar o Nubank ainda mais seguro - e garantir a proteção dos dados de nossos clientes é uma parte essencial disso.



Já parou para pensar em quantos dados existem na internet? Segundo o Fórum Econômico Mundial, são aproximadamente 44 zettabytes – ou 44 sextilhões de bytes. Para efeito de comparação, esse número é 40 vezes maior do que a quantidade de estrelas existentes no universo.

Não é exagero, portanto, dizer que praticamente todos os dados mais importantes de uma pessoa estão online.

Eles são registrados em buscas, compartilhados em redes sociais e coletados por empresas. E é dever das instituições que os armazenam garantir sua segurança e mantê-los protegidos e privados.

No Nubank, a gente leva esse dever muito a sério. A nossa missão é acabar com a complexidade dos serviços financeiros, devolvendo às pessoas o controle sobre seu dinheiro – e fazendo isso de forma segura e transparente.

Nosso time de Infosec é parte fundamental na proteção desses dados. A gente explica como funciona essa área e qual é o papel dela em tornar o Nubank seguro para todos os nossos clientes.

Antes de tudo… O que é Infosec?

Infosec (Information Security, ou Segurança da Informação) é uma área focada em criar e manejar processos e ferramentas que protegem informações sensíveis da empresa e de seus clientes.

“O papel de Infosec no Nubank é oferecer uma experiência de segurança que atende aos maiores padrões de exigência globais, mas que chega aos usuários de forma simples e eficiente”, explica David Currie, Chief Information Security Officer (CISO) do Nubank.

“Nós trabalhamos para que cada funcionário do Nubank consiga proteger o nosso negócio e os nossos clientes”, diz ele.

E como Infosec protege os dados?

Segundo David, que se juntou ao Nubank em 2020 após mais de 7 anos como CISO da Bolsa de Valores de Hong Kong, o objetivo de Infosec é fornecer uma entrega de segurança de ponta a ponta, projetada para incorporar essa segurança em todas as operações comerciais e tecnológicas.

Isso significa que em absolutamente todas as suas interações com o Nubank (seja mexendo no aplicativo, conversando com nosso atendimento ou até navegando em nosso blog, por exemplo) existem camadas de proteção que defendem os dados e informações transmitidos contra vazamentos, hackers ou fraudadores.

Camadas de segurança no Nubank

Há uma série de medidas e sistemas sofisticados que empregamos no Nubank para proteger informações e impedir acessos indevidos. Estes são alguns deles:

  • Criptografia: usamos técnicas avançadas que ocultam os dados quando são transmitidos ou armazenados.
  • Acesso limitado: se um Nubanker precisa de dados de um ou mais clientes por um motivo específico, esse acesso sempre será à menor quantidade de dados necessária.
  • Autenticação de dois fatores: todos os funcionários do Nubank usam a autenticação de dois fatores (também conhecida como 2FA) para se conectar aos nossos sistemas.
  • VPN: os Nubankers também usam a VPN, uma conexão segura entre o usuário e o servidor que torna a navegação mais protegida e privada.
  • Segurança ofensiva e defensiva: temos um time dentro de Infosec totalmente dedicado a encontrar vulnerabilidades no nosso sistema. Essas pessoas simulam ataques de hackers para testar nossas linhas de defesa e encontrar pontos que podem ser melhorados pelo time defensivo.
  • Inteligência contra ameaças: também fazemos um trabalho constante de rastrear grupos cibernéticos e ameaças potenciais, conectando sempre nossa inteligência interna com a de organizações nacionais e internacionais e agências de investigação.

Para quem quiser se aprofundar: nesta apresentação, o Engenheiro Chefe Jonas Abreu e o Tech Manager Francisco Barciella explicam como o Nubank automatiza a segurança usando serviços na nuvem.

Existem diversas outras camadas de proteção – e renovações constantes que garantem que a gente esteja sempre à frente dos cibercriminosos.

A proteção dos dados pessoais de nossos clientes é uma prioridade absoluta para nós. Os profissionais de Infosec (e de todo o Nubank) se dedicam a defender as pessoas que botaram sua confiança em nós. Se você tiver dúvidas, não hesite em entrar em contato com o nosso atendimento pelos canais oficiais.

Quer saber mais sobre segurança digital? Veja o que já publicamos sobre esse tema.

4.55

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post