O prazo para declarar o Imposto de Renda está chegando ao fim. Os brasileiros que cumprem alguma regra da Receita Federal têm até o dia 30 de maio para prestar contas ao Leão. E faltam poucos dias para esse prazo chegar ao fim.
Na prática, ninguém é penalizado por declarar o IR nos últimos dias do prazo, mas de fato pode ser mais vantajoso fazê-lo o quanto antes. Contudo, se você está neste conteúdo é porque deixou para declarar na última hora.
Saiba, a seguir, os pontos que você precisa saber ao declarar o Imposto de Renda agora.
A atenção precisa ser redobrada
Qualquer dígito a mais ou a menos na sua declaração pode ser a diferença entre cair na malha fina ou não receber a restituição. Por isso, mesmo declarando nos últimos dias, garanta que você esteja em um lugar tranquilo e tenha um tempo dedicado para preencher o documento com calma.
Pode ser difícil, mas vale checar se não existe um profissional disponível para fazer a sua declaração sem erros.
Usar a declaração pré-preenchida pode ajudar
O modelo pré-preenchido pode facilitar a entrega da sua declaração. Com a pré-preenchida, várias informações sobre você – fornecidas por muitas empresas com as quais você teve alguma relação no ano anterior – já constam no documento.
Mas não se engane: é possível que existam dados inconsistentes na pré-preenchida. É por isso que a própria Receita Federal reforça que o próprio contribuinte precisa checar todas as informações desse modelo antes de enviar a declaração.
Você entra no fim da fila para a restituição...
No mundo do Imposto de Renda, quanto antes você entregar a declaração do IR, mais cedo você receberá o pagamento da restituição – caso tenha direito a ela. E, quanto mais tarde você declarar, mais tarde também receberá o pagamento.
Isso vale se você não estiver na lista de contribuintes prioritários (idosos com idade acima de 60 anos; portadores de doenças graves e de deficiências; contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério).
Mas você tem uma chance de pelo menos não ficar por último: além do grupo das prioridades legais, existem outras regras que colocam algumas pessoas mais a frente na fila da restituição.
Se você optar por receber a restituição via Pix, fura a fila. E se você optar pelo Pix e, também, usar a declaração pré-preenchida, fica ainda mais a frente. Vale tentar.
No Nubank, você cria ou traz uma chave Pix de forma simples e recebe, assim, a sua restituição do Imposto de Renda na Conta do Nu. Com ela, a sua restituição vale mais: você pode, por exemplo, aplicar em uma das opções de investimentos do app, guardar nas Caixinhas, aproveitar as promoções do Shopping ou usar como quiser, como em transferências Pix – e tudo isso sem burocracia e com a segurança e a simplicidade que você conhece.
...Mas também pode receber uma restituição maior
Deixar para última hora também tem sua vantagem. Isso porque os valores de restituição são corrigidos com base na taxa Selic. E quanto mais tempo você demorar para receber, maior será essa correção. Portanto, os contribuintes que entrarem nos últimos lotes de pagamento terão os valores de restituição atualizados pela taxa Selic acumulada até o período.
Você pode ter que pagar multa por atraso
Deixar para a última hora só aumenta o risco de você simplesmente não entregar a tempo. Quando isso acontece, você precisa pagar uma multa de, no mínimo, R$ 165,74 – caso não tenha imposto a pagar. Mas, se ainda precisar pagar algum tipo de imposto ao Fisco, o valor da multa começa em 1% ao mês do imposto devido (a partir do mês de maio) e pode chegar a até 20% do valor a pagar.
Além da multa, o CPF do contribuinte ficará suspenso enquanto a dívida não for quitada. Em outras palavras, todas as vezes que o CPF for consultado, aparecerá como “Pendente de regularização”.
Saiba o que acontece quando você declara atrasado
Na dúvida, envie a declaração e corrija depois
Se você deixou para os últimos minutos, não tem jeito: é melhor entregar como está para evitar a multa da Receita Federal. Depois, entre no sistema novamente e retifique a sua declaração – ou seja, envie novamente com as informações corretas e completas.
Saiba aqui como corrigir a sua declaração
Importante: as informações acima são um guia para te ajudar. Em caso de dúvidas, procure um contador ou profissional qualificado para auxiliar na sua declaração.
Leia também
Imposto de Renda 2025: tudo o que você precisa saber
Quem precisa declarar o Imposto de Renda 2025?
Restituição do Imposto de Renda: saiba quando você vai receber
Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história.