Pular navegação

Halving do bitcoin: como funciona o corte na emissão da moeda

Aproximadamente a cada quatro anos, o número de novos bitcoins criados é reduzido pela metade. Entenda por que e como isso impacta o valor da moeda virtual.

Halving bitcoin: uma mão segura um coador de café; sobre o coador, um triângulo roxo.

No mundo das criptomoedas, a lei da oferta e demanda tem impacto direto no preço dos criptoativos. Aproximadamente a cada quatro anos, existe um evento capaz de alterar essa dinâmica e influenciar no valor da primeira e mais importante moeda digital do mundo. Esse processo é chamado de halving do bitcoin, e sempre que ele acontece a produção de novas criptomoedas é cortada pela metade.

Em 2024, o halving do bitcoin deve acontecer pela quarta vez. Entenda, a seguir, como ele funciona e como impacta o preço da moeda virtual.

O que é halving do bitcoin?

Halving significa "reduzir pela metade", em inglês. No halving de bitcoin, a produção da criptomoeda é cortada pela metade sempre que 210 mil bitcoins são minerados. Isso acontece a cada quatro anos, aproximadamente.

Pode parecer confuso limitar a produção de uma moeda digital descentralizada, que não é regulamentada por nenhuma instituição financeira ou banco central. Mas é justamente por isso que esse processo acontece.

Quando o bitcoin foi criado, o halving foi escrito em seu algoritmo como uma forma de controlar a inflação do ativo – o que o diferencia de moedas comuns, que podem ser emitidas infinitamente.

Dessa forma, a cada quatro anos, aproximadamente, a produção cai pela metade – até chegar a zero, o que deve acontecer em 2140, quando 21 milhões de moedas terão sido emitidas.

Quando o halving do bitcoin vai acontecer em 2024?

Não existe uma data exata para o halving do bitcoin acontecer em 2024. A expectativa é que seja em meados do mês de abril. 

Desde 2008, quando o bitcoin foi criado, já ocorreram três cortes: 

  • Em 28 de novembro de 2012, quando a produção de novos bitcoins caiu de 7.200 para 3.600 bitcoins por dia;
  • Em 9 de julho de 2016, em que o limite diário passou a ser 1.800;
  • Em 11 de maio de 2020, quando apenas 900 bitcoins passaram a ser minerados por dia.

Como funciona o halving do bitcoin?

Novos bitcoins são criados pelo processo de mineração – e é nesta etapa que o halving atua, cortando pela metade a recompensa aos mineradores.

Minerar bitcoin não é uma tarefa simples. Para fazer isso, é necessário ter um computador com alta capacidade de processamento – muito mais do que os computadores pessoais comuns. Por isso, os mineradores compram máquinas específicas para isso.

Assim como um minerador de ouro precisa encontrar esse mineral em meio a tantos outros, o minerador de bitcoin usa o computador para realizar milhares de cálculos por segundo e encontrar, em um terreno de códigos, a sequência perfeita que torne um bloco de transações de bitcoin compatível com o bloco anterior.

Quando encontra, o minerador recebe uma recompensa em bitcoins para cada bloco minerado – e é esta recompensa que diminui pela metade a cada halving. Atualmente, a recompensa por cada bloco minerado é 6,25 bitcoins. E deve cair para em torno de 3,12 em 2024.

São essas moedas, enfim, que entram no mercado e passam a ser comercializadas. Por isso, a quantidade de bitcoins criados diminui a cada halving.

Como o halving impacta o preço do bitcoin?

Com a oferta de novos bitcoins diminuindo pela metade, é de se esperar que o preço da criptomoeda aumente. Isso acontece porque o preço das criptomoedas é definido basicamente pela oferta e demanda durante as negociações. Com uma oferta menor de bitcoins no mercado e com uma demanda igual ou até mesmo maior, a tendência é que os preços subam.

Mas, como o bitcoin é um ativo financeiro muito volátil, não é possível afirmar se um halving faz o valor da moeda virtual realmente subir – ou abaixar.

No halving de 2012, quando esse evento aconteceu pela primeira vez, o preço do bitcoin começou a subir após o corte nas recompensas para os mineradores. No halving de 2016, a dinâmica foi diferente. A criptomoeda desvalorizou 10% em um primeiro momento, mas depois o preço começou a subir e chegou a acumular alta de 284% em um ano. No ano seguinte ao halving de 2020, a valorização foi de 559%.

Diversas variáveis impactam a negociação de bitcoins, por isso o ideal é acompanhar de perto as variações do mercado – e não se deixar levar por eventos específicos.

Assista ao vídeo abaixo para entender mais sobre o funcionamento do bitcoin.

https://www.youtube.com/watch?v=wYiNWAo23K4

Leia também:

Aposta, tendência, euforia ou modismo? Entenda as criptomoedas, e como elas impactam o presente e o futuro 

Por que o mercado de criptomoedas é tão volátil? Entenda o sobe e desce dos preços

Regulamentação das criptomoedas: o que muda para quem compra e vende criptoativos?

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.