Pedir Conta e
Cartão de Crédito

em menos de 1 minuto
e grátis

Precisamos seu nome completo. Precisamos seu nome completo.
Precisamos do seu CPF Precisamos de um CPF válido
Precisamos do seu e-mail. Aqui precisamos de um email válido.
Ops. Está diferente do campo acima.
Para prosseguir, você deve concordar com as políticas de privacidade.

Início Seu Dinheiro Dicionário Financeiro Halving do bitcoin: como...

Halving do bitcoin: como funciona o corte na emissão da moeda

A cada quatro anos, o número de novos bitcoins criados é reduzido pela metade. Entenda por que e como isso impacta o valor da moeda virtual.

Bitcoin é um daqueles assuntos que, quando você acha que já entendeu tudo, surge algo novo para ser aprendido. No dia 11 de maio de 2020, por exemplo, a produção de novos bitcoins foi cortada pela metade – processo chamado de halving – e deixou algumas pessoas se perguntando, afinal, como isso funciona e impacta o preço da criptomoeda.

O que é halving?

Halving significa “reduzir pela metade”, em inglês. Quando se fala em halving de bitcoin, o significado é: a produção da criptomoeda é cortada pela metade – o que acontece de quatro em quatro anos. 

Pode parecer confuso limitar a produção de uma moeda digital descentralizada, que não é regulamentada por nenhuma instituição financeira ou banco central. Mas é justamente por isso que esse processo acontece.

Quando o bitcoin foi criado, o halving foi escrito em seu algoritmo como uma forma de controlar a inflação do ativo – o que o diferencia de moedas comuns, que podem ser emitidas infinitamente.

Dessa forma, a cada quatro anos a produção cai pela metade – até chegar a zero, o que deve acontecer em 2140, quando 21 milhões de moedas terão sido emitidas.

Desde 2008, quando o bitcoin foi criado, já ocorrem três halving: 

  • Em 28 de novembro de 2012, quando a produção de novos bitcoins caiu de 7.200 para 3.600 bitcoins por dia;
  • Em 9 de julho de 2016, em que o limite diário passou a ser 1.800;
  • Em 11 de maio de 2020, quando apenas 900 bitcoins passaram a ser emitidos por dia.

Como funciona o halving do bitcoin?

Novos bitcoins são criados pelo processo de mineração – e é nesta etapa que o halving atua, cortando pela metade a recompensa aos mineradores.

Minerar bitcoin não é uma tarefa simples. Para fazer isso, é necessário ter um computador com alta capacidade de processamento – muito mais do que os computadores pessoais comuns. Por isso, os mineradores compram máquinas específicas para isso.

Assim como um minerador de ouro precisa encontrar esse mineral em meio a tantos outros, o minerador de bitcoin usa o computador para realizar milhares de cálculos por segundo e encontrar, em um terreno de códigos, a sequência perfeita que torne um bloco de transações de bitcoin compatível com o bloco anterior.

Quando encontra, o minerador recebe uma recompensa em bitcoins para cada bloco minerado – e é esta recompensa que diminui pela metade a cada halving. Atualmente, a recompensa por cada bloco minerado é 6,25 bitcoins.

São essas moedas, enfim, que entram no mercado e passam a ser comercializadas. Por isso, a quantidade de bitcoins criados diminui a cada halving.

Como o halving impacta o preço do bitcoin?

Com a oferta de novos bitcoins diminuindo pela metade, era de se esperar que o preço da criptomoeda aumentasse. Mas, como o bitcoin é um ativo financeiro muito volátil, não é possível afirmar se um halving faz o valor da moeda virtual realmente subir – ou abaixar.

Diversas variáveis impactam a negociação de bitcoins, por isso o ideal é acompanhar de perto as variações do mercado – e não se deixar levar por eventos específicos.

Este conteúdo faz parte da missão do Nubank de devolver às pessoas o controle sobre a sua vida financeira. Ainda não conhece o Nubank? Saiba mais sobre nossos produtos e a nossa história aqui.

3.6

Esse artigo foi útil? Avalie

Obrigado pela avaliação

Você já votou neste post