O serviço de buscas do Google faz parte do cotidiano de bilhões de usuários no mundo todo, segundo dados da própria empresa. Aqui no Brasil, 9 em cada 10 pessoas pesquisam no Google antes de comprar, segundo a consultoria Offerwise, em pesquisa encomendada pelo Google. Nesse contexto, ferramentas como o Google Perfil da Empresa, antigo Google Meu Negócio, podem impulsionar as suas vendas.
A seguir, saiba o que é, como usar e de que forma o Google Perfil da Empresa pode potencializar as suas vendas.
O que é o Google Perfil da Empresa?
O Google Perfil da Empresa é uma plataforma do Google para que empreendedores divulguem o seu negócio de forma gratuita. Antes chamado de Google Meu Negócio, ele traz informações valiosas sobre os produtos ou serviços vendidos e sobre o próprio empreendimento, como localização, site oficial, telefone, fotos, avaliação dos clientes, horário de funcionamento, entre outras.
Com essa ferramenta, as informações sobre a sua empresa aparecem nos resultados orgânicos das buscas no Google. Em outras palavras, se a pessoa procurar pelo nome do seu negócio no buscador ou sobre o segmento em que a empresa atua, a sua empresa irá aparecer nos resultados da primeira página ou em destaque no canto direito, com informações como:
- Endereço;
- Localização no mapa;
- Telefone de contato;
- Link para o site oficial;
- Horário de funcionamento;
- Horário de pico;
- Avaliações sobre o produto ou serviço;
- Perguntas e respostas;
- Fotos;
- Futuros eventos, entre outras.
Por exemplo, ao pesquisar pelo Nubank no Google, além dos diversos textos e notícias, na primeira página, no canto direito, aparecem as seguintes informações do Google Perfil da Empresa:

Pesquisas por segmento
Sua página no Google Perfil da Empresa não aparece apenas quando a pessoa digita o nome da sua empresa no buscador, mas também quando ela procura pelo seu segmento.
Por exemplo, ao buscar por salão de festas em São Paulo, os resultados principais da ferramenta aparecem da seguinte maneira:

Quais são as vantagens do Google Perfil da Empresa?
Existem diversas vantagens de usar o Google Perfil da Empresa para divulgar o seu negócio, como:
Mais visibilidade
Quem é visto é lembrado – e considerado. Hoje em dia é fundamental que o seu negócio esteja no Google para ser considerado na tomada de decisão do seu cliente.
Mais segurança
Quando o seu possível cliente analisa as fotos da empresa, telefone, e as avaliações de quem já comprou com você ou utilizou dos seus serviços, há uma maior confiança e segurança em optar pela sua empresa. Afinal, outras pessoas já conhecem e indicam. Vale dizer que parte importante do trabalho de manutenção da sua página é responder os comentários de usuários, especialmente os negativos, resolvendo os problemas dos seus clientes e mostrando que sua empresa os valoriza.
Mais cliques
A ferramenta permite que o usuário clique na localização do negócio e dirija até ele pelo mapa. Se a empresa está próxima da localização do usuário quando ele precisa de um produto ou serviço exatamente como você oferece, a sua chance de capturar esse cliente é muito maior pelas facilidades da ferramenta. É o caso de uma borracharia, por exemplo, ou de um supermercado, posto de gasolina, etc.
Mais uma forma de extrair dados relevantes
A ferramenta oferece uma série de dados que podem auxiliar na sua estratégia de marketing e vendas, como:
- Número de cliques;
- Localização dos usuários;
- Número de ligações diretas pela ferramenta;
- Número de rotas traçadas até a localização do negócio;
- Cliques no site;
- Horário de pico de buscas, entre outras.
Ser encontrado com facilidade
Essa talvez seja a principal vantagem do Google Perfil da Empresa. Estar presente nele demarca a sua participação no principal buscador do mundo, que possui diversos filtros, como o de localização.
Então você vai aparecer para um possível cliente exatamente no momento em que ele precisa. Por exemplo: se o pneu dele furou e ele precisa trocar ou fazer o reparo.
Quem pode usar o Google Perfil da Empresa?
Qualquer tipo de negócio pode usar a ferramenta, tanto físicos quanto virtuais. Apesar de ser mais relevante para negócios físicos por haver informações de endereço, mapa e rota de deslocamento, os empreendimentos virtuais também podem usar do serviço, inserindo informações como site, redes sociais, avaliações e fotos dos produtos ou perguntas e respostas sobre os serviços prestados.
Quanto custa o Google Perfil da Empresa?
Outra boa notícia é que a ferramenta é gratuita. O pagamento só é necessário para empresas que desejam anunciar, assim como acontece em qualquer rede social. O cadastro pode ser feito de forma livre e sem custo, mas, para ampliar o alcance, atrair mais clientes e vender mais, é preciso investir em anúncios.
Como cadastrar a sua empresa no Google Perfil da Empresa?
Para cadastrar, basta seguir as instruções abaixo:
- Primeiro, entre na página do Google Perfil da Empresa aqui e clique em "Começar agora";
- Crie sua conta com login e senha;
- Insira o nome do seu negócio e localização;
- Depois, é só selecionar a categoria do negócio, adicionar o telefone e inserir informações complementares. Quanto mais completa a sua página, mais relevante ela se torna.
Como otimizar o Google Perfil da Empresa?
Muitas empresas conseguem vender mais usando estratégias de otimização da ferramenta. Existem várias formas de fazer isso, a mais simples é garantindo que o seu cadastro esteja completo e inserindo informações complementares, como horário de funcionamento atualizado, fotos e produtos da loja.
Outra forma de otimizar os resultados é patrocinar, ou seja, pagar por anúncios. A própria ferramenta te ensina como fazer e otimizar esses anúncios. Saiba mais sobre esse recurso clicando aqui.
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