Pular navegação

Pagamento de multa milionária do Nubank? É golpe

No golpe da multa milionária do Nubank, criminosos simulam uma página de portal de notícias com informações falsas sobre saques em dinheiro. Entenda e saiba como se proteger.

Golpe multa milionária Nubank: ilustração de um notebook com um cadeado na tela. O desenho é branco e tem aspecto pixelado. O fundo da imagem é roxo.

Se você tem uma conta do Nubank e recebeu alguma informação sobre saques em dinheiro de qualquer valor, tome cuidado: é golpe. Nesta tática, criminosos se passam por portais de notícia com informações falsas. Recentemente, temos visto o uso do nome do G1 para isso, com a criação de uma notícia falsa sobre um suposto pagamento "de multa milionária" do Nubank, que beneficiaria os clientes.

Caso você se depare com notícias ou mensagens promocionais sobre o Nubank, procure sempre pelo regulamento em um de nossos canais de comunicação oficiais. Além de ser uma importante forma de checar se a promoção é mesmo verdadeira, te ajuda a entender direitinho o seu funcionamento, como participar e quais são as regras.

E lembre-se: cuidado com mensagens que chegam por WhatsApp, e-mail e outros aplicativos de conversas. Você também pode denunciar tentativas de golpes no Canal de Denúncias do Nubank

Entenda mais sobre o crime a seguir.

O que é o golpe da multa milionária do Nubank?

Na notícia falsa, criminosos informam que o Nubank teria vencido uma suposta disputa judicial e, para presentear os clientes, disponibilizará o valor da multa em forma de saque – basta apenas que a pessoa faça o pagamento de uma taxa "irrisória" para receber o valor do depósito na conta bancária de sua preferência. 

Ao clicar no botão disponível na notícia falsa, as vítimas são redirecionadas para outra página, onde conversam com um falso atendente, que as orienta a informar seus dados pessoais e pagar a suposta taxa para receber os valores. 

https://www.youtube.com/watch?v=oWEyif6kwWM

A tática aplicada neste golpe é conhecida como "phishing" (que vem do termo "pescar", em inglês) e trata-se de uma tentativa de roubar dados e o dinheiro dos clientes em um ambiente virtual monitorado pelos golpistas. 

Para deixar o crime com uma cara ainda mais real, os fraudadores manipulam todo o ambiente de informações, recriando uma página muito semelhante ao portal de notícias em questão. No entanto, uma leitura atenta pode indicar os sinais do golpe: nos casos recentes, o domínio do link é cnnews.buzz, algo bem diferente de g1.globo.com, o endereço oficial da página de notícias G1.

Como denunciar uma tentativa de golpe para o Nubank?

Caso você encontre tentativas de golpe na internet que usam o nome e a marca do Nubank de forma indevida, basta abrir um registro no Canal de Denúncias do Nubank, um espaço em que clientes e não clientes podem reportar tentativas de golpes, fraudes, perfis falsos e outras condutas inadequadas com produtos e serviços Nubank. 

Para fazer uma denúncia usando o Canal de Denúncias do Nubank, basta clicar aqui e procurar pelo  botão "Fazer denúncia". Assim que o seu caso for registrado, nossa equipe atuará o mais rápido possível para tirar a ameaça do ar. 

https://www.youtube.com/watch?v=jPdzZJw9_SE

Caí no golpe da multa milionária do Nubank. E agora?

Se você foi vítima do golpe, entre em contato com o Nubank imediatamente. Você pode fazer isso por telefone, em um dos nossos telefones oficiais. Os contatos do Nubank são 4020 0185 (em capitais e regiões metropolitanas) e 0800 591 2117 (demais localidades).

Você também pode falar com o Nubank usando o chat no app ou escrevendo para e-mail meajuda@nubank.com.br. Clientes Nubank Ultravioleta têm o Suporte de Emergência 24h disponível na seção "Central de Proteção" do app. 

Além disso, você deve registrar um boletim de ocorrência informando em detalhes o que aconteceu e mantendo um arquivo com evidências do crime, como prints de tela e possíveis mensagens recebidas dos fraudadores. Toda informação é útil e pode ser usada como prova, além de ajudar a Polícia a rastrear os criminosos.

Para saber como se proteger de golpes e crimes digitais, você também pode consultar nossa página de segurança, no endereço nubank.com.br/seguranca

Leia também:

Aprovação imediata? Pedido da senha Nubank? Não caia em golpes

Canal de Denúncias do Nubank: saiba como denunciar tentativas de golpes, fraudes, perfis falsos e ações suspeitas

Parece o Nubank, mas não é o Nubank: conheça nossas iniciativas de prevenção a golpes

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossaPolítica de Privacidade.Ao continuar a navegar, você concorda com essa Política.